As inscrições para o ProUni 2025 encerram hoje, dia 28 de janeiro. Estão disponíveis 338 mil bolsas de estudo, entre parciais e integrais, para estudantes de baixa renda.
O encerramento das inscrições do ProUni 2025 ocorre após a divulgação do resultado do Sisu 2025, o que ajuda os candidatos dos dois programas a tomarem suas decisões. Para participar do ProUni é preciso ter realizado alguma das duas últimas edições do Enem.
Tópicos deste artigo
- 1 - Quem pode participar do ProUni 2025?
- 2 - Quem tem direito às cotas no ProUni 2025?
- 3 - Datas do ProUni 2025
Quem pode participar do ProUni 2025?
Para participar do ProUni 2025 é preciso atender os seguintes requisitos:
-
Ter concluído o ensino médio;
-
Ter feito o Enem 2023 ou de 2024;
-
Não ter zerado a redação do Enem;
-
Ter tirado uma média geral das cinco provas de 450 pontos.
É permitida a participação de estudantes que concluíram os estudos na rede pública, bolsistas de escolas particulares, como também candidatos não-bolsistas. Entretanto, este último grupo terá prioridade menor do que os demais.
Além disso, há os critérios de renda, para concorrer à bolsa de 100%, o participante deve comprovar renda de até 1,5 salário mínimo; já para a bolsa parcial (50%), a renda exigida é de três salários mínimos.
Classificação do ProUni 2025
A classificação do ProUni 2025 é feita conforme as opções de cursos e notas obtidas no Enem, como também pela modalidade de concorrência. Veja a ordem de prioridade de classificação:
-
professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
-
estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Quem tem direito às cotas no ProUni 2025?
O ProUni 2025 reserva bolsas para estudantes dos seguintes grupos:
-
Pessoas com deficiência (PcD);
-
Pretos;
-
Pardos;
-
Indígenas.
Datas do ProUni 2025
Veja, abaixo, as datas do ProUni 2025/1:
-
Inscrições: 24 a 28 de janeiro
-
1ª chamada: 4 de fevereiro
-
Comprovação das informações da 1ª chamada: 4 a 17 de fevereiro
-
2ª chamada: 28 de fevereiro
-
Comprovação das informações da 2ª chamada: 28 de fevereiro a 17 de março
-
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março
Saiba mais orientações no edital do ProUni 2025.