Os estudantes que fizeram as provas do Enem 2020 já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2021 foram abertas nesta terça-feira, 6 de abril.
Podem se inscrever no SiSU 2021/1 as pessoas que concluíram o ensino médio, fizeram o Enem 2020 e não zeraram a redação. O prazo de inscrição encerra na sexta-feira, dia 9.
Faça aqui sua inscrição no SiSU 2021/1
Acesse também o resultado do Enem 2020
O SiSU 2021 do primeiro semestre oferece 209.190 vagas, distribuídas em 5.685 cursos de graduação de 110 instituições públicas de educação superior. Todos os cursos do SiSU são gratuitos.
Os interessados devem se inscrever no site oficial do SiSU, por meio do login no portal gov.br. O cadastro no portal gov.br já foi feito durante a inscrição no Enem 2020.
No sistema de inscrição, o candidato pode escolher até dois cursos, indicando a preferência. Ele também deve indicar a modalidade de concorrência (universal, cotas, ações afirmativas). As instituições federais reservam metade das vagas para estudantes de escolas públicas.
É possível alterar as opções de cursos ou instituições, assim como a modalidade de concorrência durante o período de inscrições. O candidato pode acompanhar diariamente, a partir do segundo dia do SiSU, o balanço com a sua posição na disputa pelas vagas e as notas de corte cada curso, podendo mudar de opção se achar necessário.
Tire suas dúvidas sobre o SiSU
Tópicos deste artigo
Resultado
O resultado do SiSU 2021/1 será divulgado no dia 13 de abril. O candidato aprovado na chamada regular deverá efetuar matrícula entre os dias 14 e 19 de abril, presencialmente na faculdade ou pela internet.
Quem não for selecionado em nenhuma das opções de curso poderá participar da lista do SiSU, manifestando interesse entre os dias 13 e 19 de abril. O MEC faz a relação dos candidatos com interesse pela lista de espera e repassa para as instituições de ensino participantes do SiSU.
As chamadas posteriores são de responsabilidade das universidades e institutos, em datas definidas por elas próprias e dentro do número de vagas disponíveis para ocupação. Essas convocações poderão ser divulgadas a partir de 23 de abril.