O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começará neste domingo, 17 de novembro, e suas provas continuarão no dia 24 seguinte. São esperados mais de 5,7 milhões de participantes.
Confira seu local de prova do Enem 2020
Depois de um ano atípico e conturbado na preparação para o Enem, os momentos restantes antes das provas são bons para revisar o conteúdo e destinar um tempo para descansar, tentar relaxar e separar o que for preciso para o exame.
Tópicos deste artigo
O que levar para o Enem 2020
Separe os itens obrigatórios para o Enem com antecedência. Veja o que é necessário levar:
- Documento de identificação original com foto
- Caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente)
- Máscaras que cubram nariz e boca
O cartão do Enem não é obrigatório, mas o Inep recomenda que o participante esteja com ele para facilitar sua localização e evitar atrasos.
Será permitido levar seu próprio álcool gel. Bebedouros não estarão funcionando, por isso, é importante que os estudantes tenham suas próprias garrafas de água.
Alimentos serão permitidos, mas os participantes devem autorizar que sejam revistados (caso necessário). A revista seguirá os protocolos de higiene.
-
Posso levar celular?
O participante pode levar o celular, mas seu uso nos locais de prova é proibido. O aparelho deve ficar desligado e ser colocado dentro da embalagem fornecida pelo fiscal de sala. O saquinho será lacrado e guardado embaixo da cadeira do estudante.
A organização não se responsabiliza por perda ou dano do celular. Se o aparelho fizer qualquer barulho, o estudante será desclassificado do Enem.
Confira o trajeto para o local de prova
Os locais de prova do Enem 2020 foram divulgados em 5 de janeiro. Aproveite que está com o endereço e veja quais as opções de trajetos para o lugar onde fará o exame, crie rotas alternativas para possíveis bloqueios de trânsito ou congestionamentos.
Vai de transporte público? Verifique quais as linhas passam no local ou nas proximidades, a frequência de horários e se funcionam aos domingos. Algumas cidades disponibilizam linhas adicionais de ônibus nos dias do Enem para atender ao grande fluxo de estudantes.
Preste atenção ao horário
O Enem segue o horário oficial de Brasília. Caso você more em um estado com fuso-horário diferente fique atento para não chegar na hora errada!
Para evitar aglomerações, os portões serão abertos 30 minutos antes, às 11h30. O fechamento permanece às 13h e o início das provas às 13h30.
Como serão as provas?
O primeiro dia do Enem (17/01) terá 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas de Ciências Humanas.
O segundo domingo de provas (24/01) contará com 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática.
Veja também: Como são as provas do Enem?
Os participantes receberão cadernos de provas de cores diferentes. Quando autorizado, o estudante terá que conferir seus dados pessoais, ver se a prova está com todas as páginas, assinalar a cor do caderno e transcrever a frase da capa.
O caderno de questões pode ser utilizado para rascunho, já que ele não é utilizado na correção. As respostas devem ser assinaladas no cartão de respostas de leitura óptica. Já a redação tem uma folha própria em que o participante não poderá se identificar.
O gabarito oficial do Enem 2020 deve sair em 27 de janeiro. As respostas serão usadas somente para que os participantes possam conferir seu acertos, já que não são aceitos recursos.
O resultado do Enem 2020 é esperado para o mês de março.
Correção Comentada
O PrePara Enem fará a Correção Comentada do Enem 2020 junto com o sistema Poliedro de Educação.
A Correção Comentada começará após o término oficial das provas e será realizada em tempo real.
- 1º dia: a partir das 19h (Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas)
- 2º dia: a partir das 18h30 (Ciências da Natureza e Matemática)
A Correção Comentada trará o gabarito extraoficial do Enem 2020, a resolução das questões por professores especialistas no exame e o comentário sobre a redação.