O Ministério da Educação (MEC) já abriu as inscrições para a segunda edição de 2021 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo encerra na próxima sexta-feira, 16 de julho.
O candidato precisa informar duas opções de cursos de graduação, o turno e a instituição de ensino.Também é necessário sinalizar o tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios.
Nesta edição, o ProUni oferece bolsas de estudo distribuídas 10.821 cursos de graduação ministrados em 952 instituições de ensino.
Divisão bolsas de estudo ProUni 2021/2
- Total de bolsas de estudo: 134.329
- Bolsas de estudo integrais: 69.482
- Bolsas de estudo parciais: 64.847
As bolsas de estudo serão integrais para quem comprovar ter renda de até um salário mínimo e meio. Também haverá bolsas parciais (metade de mensalidade) para quem tiver renda entre salário mínimo e meio e três salários mínimos.
De acordo com o MEC, os cinco estados para os quais são destinadas mais vagas são: São Paulo (31.025), Minas Gerais (12.564), Goiás (11.638) e Paraná (10.504).
Veja também: inscrições para Enem 2021 estão abertas
Quem pode se inscrever no ProUni?
Somente podem fazer a inscrição no ProUni 2021/2 estudantes que se encaixam nestes requisitos:
=>Participantes do Enem 2020, desde que tenham notas acima de 450 pontos em todas as provas. Não é permitido ter nota zero na redação.
=>Candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino e como bolsistas integrais na rede particular
=>Pessoas com deficiência
=>Professores da educação básica da rede pública de ensino
Tópicos deste artigo
Cronograma ProUni 2021/2
Segundo o cronograma divulgado pelo MEC, a lista de aprovados será divulgada no dia 20 de julho. Quem for pré-selecionado precisará comprovar os dados informados no momento da inscrição até o dia 28 de julho na instituição de ensino que oferece a bolsa de estudo.
A segunda chamada do ProUni 2021/2 sairá no dia 3 de agosto. Os pré-convocados também devem apresentar as informações na instituição de ensino até o dia 11 de agosto.
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
Os inscritos quem não forem aprovados na segunda chamada poderão ainda participar da lista de espera nos dias 17 a 18 de agosto. O resultado será liberado no dia 20 de agosto.
Para mais informações, veja o Edital ou o site do ProUni.