Os sólidos geométricos estão constantemente presentes em nossas vidas, sendo bastante comum se deparar com essas formas, que são estudadas na geometria espacial. Existem dois tipos de sólidos geométricos: os poliedros, que são formados por faces poligonais (como prismas, pirâmides e sólidos de Platão), e os corpos redondos, que são a esfera, o cilindro e o cone.
Leia também: Quais são as principais diferenças entre figuras planas e figuras espaciais?
Tópicos deste artigo
- 1 - Sólidos geométricos
- 2 - Planificação dos sólidos geométricos
- 3 - Exercícios resolvidos sobre sólidos geométricos
Sólidos geométricos
Existem dois tipos de sólidos geométricos, os poliedros e os não poliedros (corpos redondos). Os poliedros são as pirâmides, os prismas e os sólidos de Platão. Os não poliedros são conhecidos como corpos redondos ou sólidos de revolução. São eles o cone, o cilindro e a esfera. Tanto os poliedros quanto os não poliedros são de grande importância em nosso cotidiano.
-
Poliedros
Os poliedros são sólidos que possuem três elementos importantes:
-
vértices;
-
arestas;
-
faces.
Na geometria espacial, para que um sólido geométrico seja considerado um poliedro, as faces precisam possuir o formato de polígonos. Existem três casos mais importantes de poliedros: os prismas, as pirâmides e os sólidos de Platão.
-
Prismas: são sólidos geométricos que possuem duas faces paralelas iguais, conhecidas como bases. Essa base pode ser qualquer polígono, havendo prismas de bases quadradas, pentagonais, triangulares, entre outras.
-
Pirâmides: possuem um formato bastante conhecido em razão das gigantes pirâmides do Egito. O ponto na parte superior é conhecido como vértice da pirâmide, e a parte inferior, como base. Assim como nos prismas, a base da pirâmide pode possuir diferentes formas.
Veja também: Volume da pirâmide: como calcular?
- Sólidos de Platão: grupo composto por cinco poliedros regulares (todas as faces formadas pelo mesmo polígono e todas as arestas congruentes), a saber: tetraedro, hexaedro ou cubo, octaedro, icosaedro e dodecaedro.
-
Não poliedros ou corpos redondos
Conhecemos como não poliedros os sólidos geométricos que não possuem faces formadas por polígonos. Eles possuem formas arredondadas e, por isso, recebem o nome de corpos redondos ou sólidos de revolução. São eles: o cilindro, a esfera e o cone.
-
Cilindro: é um corpo redondo que possui duas bases formadas por círculos. Por ser um corpo redondo, não possui vértices nem arestas. Esse sólido é bastante comum para armazenagem de gases, entre outras substâncias.
-
Cone: corpo redondo que, diferentemente do cilindro, possui somente uma base formada por um círculo. A parte superior do cone é conhecida como vértice. Ainda que ele tenha vértice, ele não possui arestas, e a sua face não é formada por um polígono, o que faz com que ele seja considerado um corpo redondo. É possível perceber que, se fizermos uma rotação de um triângulo, encontramos um cone.
-
Esfera: nada mais é do que a rotação de uma circunferência. Ela possui todas as faces redondas.
Acesse também: Quais são as dimensões do espaço?
Planificação dos sólidos geométricos
Conhecemos como planificação de um sólido geométrico a representação desse objeto tridimensional em um plano que possui duas dimensões. Quando vamos confeccionar alguns desses objetos, é importante pensar em sua planificação. Cada sólido geométrico possui sua planificação e, em alguns casos, existe mais de uma maneira de representar esse sólido planificado. É bastante comum em exames de vestibulares questões que cobram a correspondência entre a planificação e o sólido correspondente.
Exercícios resolvidos sobre sólidos geométricos
Questão 1 – (Enem 2012) Maria quer inovar em sua loja de embalagens e decidiu vender caixas com diferentes formatos. Nas imagens apresentadas estão as planificações dessas caixas.
Quais serão os sólidos geométricos que Maria obterá a partir dessas planificações?
A) Cilindro, prisma de base pentagonal e pirâmide.
B) Cone, prisma de base pentagonal e pirâmide
C) Cone, prisma de base pentagonal e pirâmide.
D) Cilindro, tronco de pirâmide e prisma.
E) Cilindro, prisma e tronco de cone.
Resolução
Alternativa A.
A questão exige que você consiga perceber qual sólido será formado quando dobrarmos as divisórias da figura. Podemos notar que a primeira delas possui duas bases circulares, característica do cilindro. A segunda figura possui duas faces pentagonais e as demais retangulares, ou seja, é um prisma de base pentagonal. Por fim, temos uma pirâmide.
Questão 2 – Uma rede hoteleira dispõe de cabanas simples na ilha de Gotland, na Suécia, conforme Figura 1. A estrutura de sustentação de cada uma dessas cabanas está representada na Figura 2. A ideia é permitir ao hóspede uma estada livre de tecnologia, mas conectada com a natureza.
A forma geométrica da superfície cujas arestas estão representadas na Figura 2 é
A) tetraedro.
B) pirâmide retangular.
C) tronco de pirâmide retangular.
D) prisma quadrangular reto.
E) prisma triangular reto.
Resolução
Alternativa E.
Analisando a figura, é possível perceber que ela possui duas faces triangulares, e as demais são retângulos, característica essa do prisma triangular. Note também que os ângulos internos são todos de 90º, logo se trata de um prisma triangular reto.