No estudo da Geometria Analítica, deparamo-nos com três seções cônicas que são oriundas de cortes efetuados em um cone: a hipérbole, a elipse e a parábola. O estudo da parábola, em específico, foi fortemente divulgado pelo matemático Pierre de Fermat (1601-1655) que estabeleceu que a equação do 2° grau representa uma parábola quando seus pontos são aplicados em um plano cartesiano.
Em um plano, considere uma reta d e um ponto F que não pertence à reta d, de forma que a distância entre F e d seja dada por p. Dizemos que todos os pontos que estão a uma mesma distância tanto de F quanto de d compõem a parábola de foco F e diretriz d.
Para que fique mais clara a definição, considere P, Q, R e S como pontos pertencentes à parábola; P', Q', R' e S' como pontos pertencentes à diretriz d; e F como o foco da parábola. Em relação às distâncias, podemos afirmar que:
Na imagem estão destacados todos os principais pontos da parábola
Na imagem anterior, vimos o exemplo de uma parábola com seus principais elementos destacados. Vejamos agora quais são esses elementos principais na hipérbole:
-
Foco: F
-
Diretriz: d
-
Parâmetro: p (distância entre o foco e a diretriz)
-
Vértice: V
-
Eixo de Simetria: reta
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qualquer que seja a parábola com que se esteja trabalhando, podemos sempre estabelecer a seguinte relação notável:
A depender do eixo do sistema cartesiano coincidente com o eixo de simetria da parábola, podemos estabelecer duas equações reduzidas. Vejamos cada uma delas:
1ª Equação Reduzida da Parábola:
Se o eixo de simetria da parábola estiver sobre o eixo x, em um sistema cartesiano ortogonal, teremos o foco F (p/2, 0) e a diretriz d será uma reta cuja equação é x = – p/2. Veja a figura a seguir:
Para parábolas semelhantes a essa, utilizamos a 1ª equação reduzida
Se P(x, y) é um ponto qualquer contido na parábola, teremos a seguinte equação reduzida:
y² = 2px
2ª Equação reduzida da parábola:
Mas se, em contrapartida, o eixo de simetria da parábola estiver sobre o eixo y em um sistema cartesiano ortogonal, a parábola será semelhante à da figura a seguir:
Para parábolas semelhantes a essa, utilizaremos a 2ª equação reduzida
Novamente considere P(x, y) como um ponto qualquer contido na parábola, teremos a seguinte equação reduzida:
x² = 2py