Matrizes

Matriz é uma representação em tabela de um conjunto de elementos. Cada matriz é formada por m linhas e n colunas, cujos cruzamentos indicam as posições dos elementos.

Forma geral de uma matriz com m linhas e n colunas.
Forma geral de uma matriz com m linhas e n colunas.

A matriz é uma representação em tabela de um conjunto de elementos. De forma geral, dizemos que uma matriz é formada por m linhas e n colunas. Cada elemento da matriz — também chamado de entrada da matriz — se localiza no cruzamento entre uma linha e uma coluna. Para indicar essa posição, representamos o elemento por uma letra minúscula acompanhada de dois subíndices numéricos: o primeiro informando a linha, e o segundo, a coluna. Assim, por exemplo, o elemento que ocupa a posição na primeira linha e segunda coluna de uma matriz A é escrito como \(a_{12}\).

Leia também: Menor complementar — um número associado a cada um dos elementos da matriz

Tópicos deste artigo

Resumo sobre matriz

  • Matriz é uma representação em tabela em que as disposições horizontais são chamadas de linhas e as verticais, de colunas.

  • Uma matriz A com m linhas e n colunas é indicada por \(A_{mxn}\).

  • O elemento de uma matriz A que ocupa a posição no cruzamento entre a linha i e a coluna j é indicado por \(a_{ij}\).

  • Os tipos mais comuns de matrizes são a linha, coluna, nula, quadrada, identidade, transposta, simétrica e inversa.

  • As principais operações com matriz são a adição, a subtração, a multiplicação por um número e a multiplicação entre matrizes.

  • O determinante é um número associado a uma matriz quadrada por uma relação matemática.

Como é a representação de uma matriz?

Uma matriz é escrita por uma letra maiúscula com subíndices que indicam a quantidade de linhas e a quantidade de colunas, respectivamente. Assim, uma matriz A com m linhas e n colunas é escrita como \(A_{mxn}\), e mxn (lê-se “m por n”) é chamado de ordem da matriz A. Para representar uma matriz, exibimos seus elementos entre colchetes ou chaves. Veja o exemplo:

\(A =\begin{bmatrix} 3 & 9 & -7 \\ 0 & -12 & 1\end{bmatrix}\) ou \(A =\begin{pmatrix} 3 & 9 & -7 \\ 0 & -12 & 1\end{pmatrix}\)

Nesse exemplo, a matriz A possui duas linhas e três colunas. Escrevemos \(A_{2x3}\). A primeira linha é formada pelos elementos 3, 9 e -7, e a segunda, pelos elementos 0, -12 e 1. A primeira coluna é formada pelos elementos 3 e 0; a segunda coluna, pelos elementos 9 e -12; e a terceira, pelos elementos -7 e 1.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os elementos de uma matriz?

Os elementos de uma matriz, em geral, são números ou letras. Cada elemento possui uma posição específica no cruzamento de determinada linha e determinada coluna.

Para representar essa localização, indicamos o elemento por uma letra minúscula com dois subíndices numéricos, o primeiro informando a linha, e o segundo, a coluna. Veja o exemplo a seguir:

\(A =\begin{bmatrix} 3 & 9 & -7 \\ 0 & -12 & 1\end{bmatrix}\)

O elemento 3 ocupa a posição no cruzamento da primeira linha com a primeira coluna. Portanto, \(a_{11}=3\). O elemento 9 ocupa a posição no cruzamento da primeira linha com a segunda coluna. Portanto, \(a_{12}=9\). O elemento -7 ocupa a posição no cruzamento da primeira linha com a terceira coluna. Portanto, \(a_{13}=-7\).

Além disso, o elemento 0 ocupa a posição no cruzamento da segunda linha com a primeira coluna. Portanto, \(a_{21}=0\). O elemento -12 ocupa a posição no cruzamento da segunda linha com a segunda coluna. Portanto, \(a_{22}=-12\). O elemento 1 ocupa a posição no cruzamento da segunda linha com a terceira coluna. Portanto, \(a_{23}=1\).

De modo geral, podemos representar por \(a_{ij}\) o elemento que ocupa a posição do cruzamento da linha i com a coluna j. Assim, a representação da forma geral de uma matriz A com m linhas e n colunas é a seguinte:

\(\begin{bmatrix} a_{11} & a_{12} & a_{13} & \cdots & a_{1n} \\ a_{21} & a_{22} & a_{23} & \cdots & a_{2n} \\ a_{31} & a_{32} & a_{33} & \cdots & a_{3n} \\ \vdots & \vdots & \vdots & \ddots & \vdots \\ a_{m1} & a_{m2} & a_{m3} & \cdots &a_{mn} \\ \end{bmatrix}\)

Quais são os tipos de matrizes?

Os principais tipos de matrizes são a matriz linha, coluna, nula, quadrada, identidade, transposta e simétrica. Vejamos a seguir o que caracteriza cada um.

→ Matriz linha

Matriz linha é uma matriz que possui apenas uma linha. Veja o exemplo:

\(\begin{bmatrix} 4 & 6 & -10 & 3\end{bmatrix}\)

→ Matriz coluna

Matriz coluna é uma matriz que possui apenas uma coluna. Veja o exemplo:

\(\begin{bmatrix} -1 \\ 9 \\ 82\end{bmatrix}\)

→ Matriz nula

Matriz nula é uma matriz em que todos os elementos são zero. Veja o exemplo:

\(\begin{bmatrix} 0 & 0 & 0 \\ 0 & 0 & 0\end{bmatrix}\)

→ Matriz quadrada

Matriz quadrada é uma matriz em que o número de linhas é igual ao número de colunas. Dada uma matriz quadrada \(A_{nxn}\), dizemos que a ordem de A é n. Veja os exemplos:

\(\begin{bmatrix} 5 & 17 \\ -7 & 84\end{bmatrix}\)

\(\begin{bmatrix} -4 & 1 & 0 \\ 31 & 64 & 102 \\ 0 & -1 & 15\end{bmatrix}\)

Importante: Chamamos de diagonal principal os elementos \(a_{ij}\) de uma matriz quadrada que satisfazem \(i=j\) e de diagonal secundária os elementos \(a_{ij}\) que satisfazem \(i+j = n+1\), em que n é a ordem da matriz quadrada. Veja o exemplo:

\(B=\begin{bmatrix} -11 & 6 \\ 8 & 0\end{bmatrix}\)

B é uma matriz de ordem 2. A diagonal principal da matriz B é formada pelos elementos -11 e 0 (que são indicados, respectivamente, por \(a_{11}\) e \(a_{22}\)). A diagonal secundária da matriz B é formada pelos elementos 6 e 8 (que são indicados, respectivamente, por \(a_{12}\) e \(a_{21}\)).

→ Matriz identidade

Matriz identidade é uma matriz quadrada em que os elementos da diagonal principal são 1 e os demais elementos são 0. A matriz identidade de ordem n é representada por \(I_n\). Veja o exemplo:

\(I_3=\begin{bmatrix} 1 & 0 & 0 \\ 0 & 1 & 0 \\ 0 & 0 & 1\end{bmatrix}\)

→ Matriz transposta

Matriz transposta é uma matriz com as linhas trocadas por colunas (e vice-versa) em relação a outra matriz. Em outras palavras, se A é uma matriz com elementos \(a_{ij}\), sua transposta é uma matriz com os elementos \(a_{ij}\). A matriz transposta de A é representada por \(A^t\). Veja o exemplo:

Considere a seguinte matriz A.

\(A=\begin{bmatrix} 13 & 4 & 15 \\ -8 & 2 & 1 \\ 0 & -5 & 77\end{bmatrix}\)

A matriz transposta de A é

\(A^t=\begin{bmatrix} 13 & -8 & 0 \\ 4 & 2 & -5 \\ 15 & 1 & 77\end{bmatrix}\)

→ Matriz simétrica

Matriz simétrica é uma matriz em que \(a_{ij}=a_{ji}\) para todo i e j. Ou seja, é uma matriz que é igual à sua transposta. Veja o exemplo:

\(B=\begin{bmatrix} -1 & 5 \\ 5 & 0\end{bmatrix}\)

\(B^t=\begin{bmatrix} -1 & 5 \\ 5 & 0\end{bmatrix}\)

Veja também: Matriz triangular — a matriz quadrada em que os elementos acima ou abaixo da diagonal principal são nulos

Operações com matrizes

→ Adição e subtração de matrizes

Para adicionar ou subtrair duas matrizes, devemos operar os elementos nas posições correspondentes. Assim, as matrizes envolvidas devem possuir a mesma ordem, que também será a ordem da matriz resultante.

  • Exemplo 1:

Considerando as matrizes A e B abaixo, quanto é \(A + B\)?

\(A=\begin{bmatrix} 0 & 2 \\ 6 & -4\end{bmatrix}\)

\(B=\begin{bmatrix} -2 & 25 \\ 10 & 8\end{bmatrix}\)

Resolução:

\(A+B=\begin{bmatrix} 0+(-2) & 2+25 \\ 6+10 & -4+8\end{bmatrix} =\begin{bmatrix} -2 & 27\\ 16 & 4\end{bmatrix}\)

  • Exemplo 2:

Considerando as matrizes A e B abaixo, quanto é \(A - B\)?

\(A=\begin{bmatrix} 0 & 2 \\ 6 & -4\end{bmatrix}\)

\(B=\begin{bmatrix} -2 & 25 \\ 10 & 8\end{bmatrix}\)

Resolução:

\(A-B=\begin{bmatrix} 0-(-2) & 2-25 \\ 6-10 & -4-8\end{bmatrix} =\begin{bmatrix} 2 & -23\\ -4 & -12\end{bmatrix}\)

→ Multiplicação de matriz por um número

Para multiplicar uma matriz por um número, devemos multiplicar o número por cada elemento da matriz.

  • Exemplo:

Considere a matriz A abaixo.

\(A=\begin{bmatrix} 1 & 2 & 3 \\ -3 & 7 & 0 \\ 8& -5 & 4\end{bmatrix}\)

A matriz 2A é

\(2A=\begin{bmatrix} 2\cdot1 & 2\cdot 2 & 2\cdot 3 \\ 2\cdot (-3) & 2\cdot 7 & 2\cdot 0 \\ 2\cdot 8 & 2\cdot (-5) & 2\cdot 4\end{bmatrix} =\begin{bmatrix} 2 & 4 & 6\\ -6 & 14 & 0 \\ 16 & -10 & 8\end{bmatrix}\)

Observe que as matrizes A e 2A possuem ordem 3.

→ Multiplicação de duas matrizes

A multiplicação de duas matrizes pode parecer difícil à primeira vista, pois utiliza um procedimento um pouco diferente, como veremos adiante. Antes, é importante destacar dois aspectos: nem sempre é possível multiplicar duas matrizes, e a multiplicação de matrizes não é comutativa (ou seja, A·B é diferente de B·A).

Para que a multiplicação aconteça, a quantidade de colunas da primeira matriz deve ser igual à quantidade de linhas da segunda matriz. Além disso, a matriz resultante terá a quantidade de linhas igual à da primeira matriz e a quantidade de colunas igual à da segunda matriz.

Considere que vamos multiplicar uma matriz A por uma matriz B. Para obter cada elemento da matriz resultante, devemos multiplicar os elementos da linha correspondente da matriz A pelos elementos da coluna correspondente da matriz B e somar os valores obtidos.

  • Exemplo:

Considerando as matrizes A e B abaixo, quanto é \(A ⋅B\)?

\(A=\begin{bmatrix} 3 & 11 & -6 \\ 4 & -2 &10 \\ \end{bmatrix}\)

\(B=\begin{bmatrix} -3 & 2 \\ 1& -8 \\ 0& 5\end{bmatrix}\)

Resolução:

Perceba que a multiplicação \(A ⋅B\) é possível, pois A possui 3 colunas e B possui 3 linhas. Além disso, a ordem de \(A ⋅B\) será 2x2, pois A possui 2 linhas e B possui 2 colunas. Assim,

\(A\cdot B=\begin{bmatrix} c_{11} & c_{12} \\ c_{21}& c_{22} \\ \end{bmatrix}\)

Obtemos os elementos de \(A ⋅B\) da seguinte forma:

\(c_{11}=3⋅(-3)+11⋅1+(-6)⋅0 = 2\)

\(c_{12}=3⋅2+11⋅(-8)+(-6)⋅5 = -112\)

\(c_{21}=4⋅(-3)+(-2)⋅1+10⋅0 = -14\)

\(c_{22}=4⋅2+(-2)⋅(-8)+10⋅5 = 74\)

Logo,

\(A\cdot B=\begin{bmatrix} 2 & -112 \\ -14& 74 \\ \end{bmatrix}\)

Importante: Se A e B são matrizes quadradas de ordem n, e uma matriz B é tal que \(A⋅B=I_n\), então B é chamada de matriz inversa de A e é representada por \(A^{-1}\).

Diferenças entre matriz e determinante

  • Matriz: é a representação em tabela de um conjunto de elementos, formada por m linhas e n colunas.

  • Determinante: é um número real associado especificamente a uma matriz quadrada e que possui várias aplicações, como na resolução de sistemas lineares e para verificar se três pontos são colineares.

Saiba mais: Quais são as propriedades dos determinantes?

Exercícios resolvidos sobre matriz

Questão 1

Se \(A=\begin{bmatrix} 1 &3 \\ 0&2 \\ \end{bmatrix}\) e \(B=\begin{bmatrix} 0 &1 \\ 4&-1 \\ \end{bmatrix}\), qual alternativa representa a matriz A + B?

A) \(\begin{bmatrix} 3 &1 \\ 1&-1 \\ \end{bmatrix}\)

B) \(\begin{bmatrix} 2 &3 \\ 3&-2 \\ \end{bmatrix}\)

C) \(\begin{bmatrix} 1 &4 \\ 4&1 \\ \end{bmatrix}\)

D) \(\begin{bmatrix} 0 &2 \\ 1&-2 \\ \end{bmatrix}\)

E) \(\begin{bmatrix} 1 &3 \\ 4&-2 \\ \end{bmatrix}\)

Resolução:

Alternativa C.

\(A+B=\begin{bmatrix} 0+1 & 3+1 \\ 0+4 & 2+(-1)\end{bmatrix} =\begin{bmatrix} 1 & 4\\ 4 & 1\end{bmatrix}\)

Questão 2

Considere \(\begin{bmatrix} 1 &2 & y \\ x&-5 & z \\ -2 & -1 & 7 \end{bmatrix}\). Se A é uma matriz simétrica, então os valores de x, y e z são, respectivamente, iguais a

A) 2, 0 e 1.

B) 3, 5 e -1.

C) -2, 0 e 3.

D) 2, -2 e -1.

E) 3, -5 e -3.

Resolução:

Alternativa D.

Se A é uma matriz simétrica, então \(a_{ij}=a_{ji}\) para todo i e j. Ou seja,

\(a_{21}=a_{12}\Rightarrow x=2\)

\(a_{13}=a_{31}\Rightarrow y=-2\)

\(a_{23}=a_{32}\Rightarrow z=-1\)

Por: Maria Luiza Alves Rizzo

Artigos relacionados

Adição de Matrizes

Clique aqui e aprenda com exemplos a realizar adição de matrizes!

Cofator e Teorema de Laplace: quando usá-los?

Analisando o Teorema de Laplace e o cofator para compreender em quais situações esse teorema deve ou não ser utilizado para o cálculo do determinante.

Cálculo do cofator de uma matriz quadrada

Saiba como realizar o cálculo do cofator

Cálculo do determinante de uma matriz quadrada

Saiba como calcular o determinante de uma matriz de ordem 2 x 2 e 3 x 3

Igualdade de matrizes

Problemas envolvendo igualdade entre matrizes

Matriz Nula

O estudo das matrizes nulas contribuindo para o cálculo de operações matriciais.

Matriz Oposta

Definindo matrizes opostas de forma geral. Somando duas matrizes opostas teremos uma matriz nula.

Matriz diagonal

Compreendendo os conceitos de uma matriz diagonal através das matrizes triangulares.

Matriz identidade

Saiba o que é uma matriz identidade e quais são suas propriedades. Aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.

Matriz inversa

Descubra o que é a matriz inversa. Aprenda como calcular a matriz inversa e entenda o que é a matriz identidade. Conheça as propriedades da matriz inversa.

Matriz transposta

Clique aqui, saiba o que é matriz transposta, conheça suas propriedades e descubra como obtê-la.

Matriz triangular

Você conhece uma matriz triangular? Sabe como classificá-la? Aprenda tudo para trabalhar com esse tipo de matriz!

Menor complementar

Você sabe o que é menor complementar? Aprenda a fazer seu cálculo em referência a um termo da matriz e veja a relação entre ele e o cofator de um termo da matriz.

Multiplicação de Matrizes

Definição e propriedades da multiplicação de matrizes.

O Teorema de Laplace

Método para calcular o determinante de matrizes quadradas

Propriedades dos determinantes

Métodos que facilitam o cálculo do determinante

Regra de Sarrus

Aplicação da Regra de Sarrus no cálculo do determinante de uma matriz quadrada.