Grandezas direta e inversamente proporcionais

As grandezas podem ser classificadas como direta ou inversamente proporcionais, dependendo da relação das medidas de uma grandeza com a variação das medidas de outra.

Algumas medidas do rosto são diretamente proporcionais a outras partes do corpo
Algumas medidas do rosto são diretamente proporcionais a outras partes do corpo

Uma grandeza é um ente que está relacionado às medidas dos objetos. Não aos objetos em si, mas aos tipos de medidas que podem ser observadas neles. Em uma barra de metal, por exemplo, é possível perceber diversas grandezas: comprimento, massa (peso), volume etc. Assim, as grandezas não são as medidas, os objetos que podem ser medidos ou os objetos usados para medir, mas aquilo que dá nome à medida que está sendo observada.

Duas grandezas proporcionais podem apresentar essa proporcionalidade de forma direta ou inversa. Antes de discutir esse tema, é importante lembrar o que são proporções.

Tópicos deste artigo

Grandezas diretamente proporcionais

É pelo fato de duas grandezas serem proporcionais que, quando há variação dos valores de uma delas, os valores da outra também variam na mesma proporção.

Então, dadas as grandezas A e B, dizemos que elas são diretamente proporcionais quando o aumento na medida da grandeza A implica em um aumento na medida da grandeza B, na mesma proporção. Também existe a possibilidade em que, considerando as grandezas A e B diretamente proporcionais, diminuir a medida da grandeza A implica em diminuir a medida da grandeza B, na mesma proporção.

Exemplo: uma empresa produz 500 peças por dia com seus 14 funcionários. Se aumentarmos o número de funcionários, o número de peças produzidas por dia deverá aumentar também, por consequência e na mesma proporção. Suponha que a empresa contrate outras 14 pessoas, dobrando, assim, o número de funcionários. O número de peças produzidas também dobrará e passará a ser 1000 por dia.

Grandezas inversamente proporcionais

Dadas as grandezas A e B, dizemos que elas são inversamente proporcionais quando um aumento na medida da grandeza A faz com que a medida da grandeza B diminua na mesma proporção, ou vice-versa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo: suponha que uma fábrica de sapatos produza uma determinada quantidade de pares, a cada 12 horas, com 24 funcionários. Se aumentarmos o número de funcionários, o número de horas gastas para produzir essa mesma quantidade de pares diminuirá. Agora, considere que a fábrica tenha contratado outros 24 funcionários. Como o número de funcionários dobrou, o tempo para a produção da mesma quantidade de sapatos cairá pela metade, passando a ser igual a 6 horas.

Regra de três

A regra de três é o método usado para descobrir uma das quatro medidas de uma proporção (entre grandezas ou não) quando as outras três são conhecidas.

Digamos que uma empresa possua 14 funcionários e produza 500 peças de um produto em determinado período de tempo. Se a diretoria dessa empresa contratar mais sete funcionários, quantas peças passam a ser produzidas no mesmo período de tempo?

Observe que o número de funcionários e o número de peças produzidas são grandezas diretamente proporcionais. Para resolver esse tipo de problema, basta montar a proporção entre as medidas apresentadas, representando aquela que queremos descobrir com alguma letra, e aplicar a propriedade fundamental das proporções.

Para que nada dê errado, prefira colocar informações relativas a uma grandeza em uma única fração e cuide para que a ordem das medidas não fique errada na proporção. Nesse exemplo, note que no segundo momento a empresa terá 14 + 7 = 21 funcionários.

14 = 500
21     x  

14x = 21·500

14x = 10500

x = 10500
     14

x = 750 peças.

Se as grandezas forem inversamente proporcionais, deveremos inverter uma das frações da proporção antes de aplicar a propriedade fundamental das proporções.

Por: Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos relacionados

Grandezas angulares

Clique aqui e conheça as grandezas angulares, bem como suas correspondentes lineares.

Grandezas diretamente proporcionais

Aprenda o que são grandezas diretamente proporcionais e a utilizar a proporção entre essas grandezas para encontrar valores desconhecidos.

Grandezas escalares

Você sabe o que são grandezas escalares? Clique aqui e veja a definição e suas características!

Grandezas inversamente proporcionais

Aprenda o que são grandezas inversamente proporcionais e a reconhecer as grandezas que se relacionam de forma inversamente proporcional.

Probabilidade e estatística

Entenda o conceito de probabilidade e estatística. Veja a importância dessas duas áreas. Aprenda como se calcula a estatística e a probabilidade de um evento.

Razão e proporção

Você sabe o que é razão? E proporção? Já ouviu falar da famosa razão áurea? Clique aqui e conheça!

Razão entre grandezas diferentes

Clique para aprender a resolver razões entre grandezas diferentes, isto é, divisões em que divisor e dividendo representam grandezas distintas.

Regra de três simples

Aprenda a resolver problemas utilizando regra de três simples e entenda a relação dela com as grandezas direta e inversamente proporcionais.

Regra de três simples com grandezas diretamente proporcionais

Estudo da regra de três simples utilizando grandezas diretamente proporcionais. A regra de três simples um conceito que relaciona três valores com a finalidade de determinar o valor desconhecido de uma grandeza.

Simplificação de frações

Clique para aprender o que é simplificação de frações, como simplificá-las e como encontrar as chamadas frações irredutíveis.

Temas de matemática que mais caem no Enem

Clique aqui e conheça quais são os temas que mais caem na prova de matemática do Enem. Veja também quais são os conteúdos que merecem uma maior dedicação!

Três erros comuns na regra de três

Clique para ver os três erros mais comuns cometidos na regra de três e a maneira de resolver exercícios sem cometer esses deslizes.