Este artigo tem o objetivo de ajudar o candidato ao ensino superior a ganhar tempo nos estudos, voltando seu foco para os conteúdos que têm aparecido com maior frequência nas provas do Enem dos últimos anos.
Dessa maneira, separamos cinco conteúdos matemáticos que o aluno precisa saber na hora da prova. Além disso, reunimos também indicações de como aprofundar os estudos em cada um deles e, assim, sair de casa preparado no dia da prova!
Tópicos deste artigo
- 1 - 1. Áreas e Volumes
- 2 - 2. Análise combinatória
- 3 - 3. Probabilidade
- 4 - 4. Geometria analítica
- 5 - 5. Trigonometria
- 6 - 6. Bônus
1. Áreas e Volumes
Áreas e volumes costumam aparecer sempre e em grande número nas edições do Enem. Aconselhamos o estudo da área do:
• Paralelogramo, que é igual à área do retângulo e do quadrado (lembre-se de que quadrados têm altura igual à base)
• Triângulo, que tem a área igual à do paralelogramo dividida por 2
• Círculo
• Trapézio
Com relação a volumes, encontramos os seguintes pontos com maior frequência:
• Prisma
• Pirâmide
• Cone
Os volumes do prisma, pirâmide e cone podem ser encontrados no texto Volume de sólidos Geométricos.
2. Análise combinatória
Os temas mais recorrentes de análise combinatória são combinação, arranjo e permutação. Eles podem ser encontrados nos seguintes textos:
Dentro de permutações, são estudados os anagramas, que sempre marcam presença no exame.
Para compreender bem todos esses assuntos, sugerimos que o aluno já tenha estudado o Princípio Fundamental da Contagem.
3. Probabilidade
As questões de probabilidade não aparecem em grande volume nas provas do Enem como as de áreas e volumes. Contudo, estão presentes em todas as avaliações analisadas. Por isso, é importante saber como calcular tanto as probabilidades mais simples quanto alguns casos um pouco mais avançados.
Para compreender o que é probabilidade e aprender a fórmula utilizada para seus exemplos mais simples, consulte o texto Probabilidade. Já os casos de probabilidade condicional podem ser encontrados no texto Probabilidade Condicional. Os casos de cálculos envolvendo probabilidades da intersecção entre dois eventos estão expostos no texto Probabilidade da intersecção de dois eventos. Esses são os casos mais frequentes.
4. Geometria analítica
Geralmente as questões de geometria analítica no Enem envolvem distância entre dois pontos. Esse é um ponto que o aluno não pode ignorar em seus estudos. Além disso, também é importante conhecer algumas equações e resultados que são mais recorrentes de Geometria Analítica no exame. Isso poderá ser feito por meio dos textos a seguir:
• Equação reduzida da circunferência
5. Trigonometria
Ângulos e lados de um triângulo retângulo – e posteriormente de um triângulo qualquer – são frequentes no exame. É importante que o aluno tenha em mente as definições de seno, cosseno e tangente, bem como a tabela para os respectivos valores dos ângulos notáveis.
As definições podem ser encontradas no texto Relações trigonométricas no triângulo retângulo. Já a tabela com os ângulos notáveis pode ser encontrada no texto Trigonometria no triângulo retângulo.
Além disso, é de extrema importância conhecer bem o Teorema de pitágoras e todas as suas possibilidades.
6. Bônus
São recorrentes as questões envolvendo juros simples e compostos, equações, funções e interpretação de gráficos e tabelas para Matemática financeira. Sugerimos que o aluno estude os textos:
• Funções
Aproveite para assistir nossas videoaulas sobre o assunto: