Ao olharmos para o asfalto, para a pavimentação de uma calçada, para o revestimento da parede de uma casa podemos observar a superfície de uma área. Quando tratamos desse assunto, trabalhamos inicialmente com o retângulo e o quadrado, que são as duas formas mais usuais na construção de civil. Mas além dessas duas estruturas geométricas, temos também o paralelogramo, o triângulo, o trapézio e o losango, todos polígonos que representam superfícies.
Quando realizamos o cálculo de área obtemos um valor numérico que representa a medida da superfície, acompanhado desse valor temos uma unidade de medida que sempre estará elevada ao quadrado.
Veja a fórmula geral para o cálculo da área do quadrado e do retângulo:
Área do quadrado
Todos os lados, segmentos de reta ou arestas da superfície de um quadrado possuem a mesma medida. Por esse motivo a área de um quadrado é dada por:
Área do quadrado = Medida do lado x Medida do lado
Área do quadrado = (Medida do lado)2
A = a2
Área do retângulo
A área da superfície de um retângulo é obtida por meio do produto da base pela altura. Em um retângulo, os segmentos paralelos possuem a mesma medida.
Calculamos a área do retângulo com a seguinte fórmula:
Área do retângulo = Medida da base x medida da altura
A = b x h
Para entender melhor o que é o cálculo de área de uma superfície, veja o exemplo:
Exemplo 1
Pedro irá trocar o piso da sala de sua casa, utilizando uma fita métrica fez a medição da sala e encontrou a medida 3 m x 4 m (lê-se 3 metros por 4). Ajude Pedro a calcular a metragem total de piso que precisará utilizar.
Resposta
Nesse exemplo temos que calcular a superfície de uma sala retangular, sabemos disso porque as medidas referentes a comprimento/base (b) e largura/altura (h) foram: 3 m x 4 m. Para saber a metragem total de piso que precisará ser comprada devemos realizar o cálculo de área:
Área do retângulo = Medida da base x medida da altura
A = b x h
A = 3 m x 4 m
A = 12 m2
A quantidade que deverá ser comprada equivale a 12 metros quadrados (m2).