Muitas pessoas desejam aprender um novo idioma sem muito trabalho, esperando que a proficiência ocorra instantaneamente. Porém, aprender uma língua estrangeira não acontece em um passo de mágica, pois, assim como quase tudo em nossa vida, é necessário esforço e dedicação para a aquisição de uma segunda língua.
A primeira coisa que se deve ter em mente é que, assim como somos seres humanos diferentes uns dos outros, também possuímos diferentes modos de aquisição de um conteúdo. Por esse motivo, é necessário que cada pessoa conheça seu ponto forte no aprendizado da nova língua para que possa usá-lo a seu favor nos estudos.
A seguir listamos algumas dicas de como aprender e estudar inglês, de modo que você consiga ver resultados satisfatórios. É importante que você encontre sua melhor forma de aprendizagem porque nem sempre o que funciona para um vai funcionar para outro. Bons estudos!!!
Dicas para aprender inglês
1. Motivação!
Estabeleça sua motivação, isto é, o que o motiva a aprender um novo idioma? Por que é tão importante para você? A motivação é importante para que você tenha ânimo e forças para todos os dias separar um horário para estudar e aprender mais sobre esse idioma. Não desanime NUNCA!
2. Depende de você!
Só depende de você! O que muitos alunos não sabem é que o aprendizado depende 90% deles mesmos! O professor é o guia, ele o orienta, mas é você quem deve andar. O seu desempenho depende da sua vontade e esforço, e ninguém pode aprender por você, pois essa tarefa é sua! Seja seu maior torcedor, empenhe-se nas atividades propostas e vá além do que lhe pedem!
3. Tenha objetivos!
Para tudo você precisa estabelecer objetivos e, com os estudos, não é diferente! É muito importante para o aluno de qualquer nível estabelecer suas metas. De outro modo, para que estudar? Qual é o propósito de estudar para chegar a lugar nenhum? Em função de que você estuda? Buscando o quê? Para chegar aonde? Objetivos devem, obrigatoriamente, fazer parte dos seus estudos, pois eles são os responsáveis pela sua caminhada rumo à fluência em uma língua estrangeira. Sem metas a serem estabelecidas e cumpridas, seu estudo ficará sem função e obsoleto!
4. Tenha horários para o estudo!
Assim como os objetivos, o horário também é de suma importância! Seu cérebro precisa saber que todos os dias você tem um horário estabelecido para aprender inglês. Quando estamos praticando um exercício físico periodicamente, somos orientados a executá-los sempre no mesmo horário. Com os estudos, não é diferente, pois precisamos, sim, estabelecer horários para dar maior seriedade ao processo de aprendizagem. Quando você tem um compromisso com hora marcada, você não chega atrasado. Assim deve ser com o estudo de inglês, estabeleça um horário e siga-o!
5. Viva a língua inglesa!
Estudar pode ser algo prazeroso se seu método assim também o for. No estudo da língua inglesa, não basta somente se sentar duas ou três vezes na semana, ler, fazer as atividades, falar um pouco com os professores e alunos e pronto. Se o seu estudo resume-se a isso, pode ter certeza de que sua fluência está bem longe! Você precisa viver a língua inglesa, mergulhar nela como se ela fosse sua própria língua! Isso mesmo! Leia, ouça, fale! Faça tudo em inglês! Leia em voz alta, escute nativos e converse sem parar! Converse com seu gato, com seu cachorro, com seu espelho, com seu guarda-roupa, enfim, não tenha vergonha de falar, apenas fale! O melhor jeito de aprender uma segunda língua ainda é praticando!
6. Varie o método de estudo!
Até encontrar o método que seja melhor para o seu aprendizado, use todos! Existem vários modos de aprendizagem de inglês, e um deles é o melhor para você. Se você já tiver familiaridade com os métodos e já saber qual deles é o melhor para a sua forma de aprender, ótimo! Caso você ainda não saiba, faça o teste e abuse de todos os recursos disponíveis para tal! Observe como você se sente mais à vontade ao estudar, se é sentado, deitado, ouvindo música, em silêncio etc. Seguindo as características que mais combinam com você, um ambiente agradável e propício para o estudo será formado e você terá muito mais liberdade para explorar a língua inglesa.
Vale ressaltar que essas dicas são apenas uma direção para auxiliá-lo(a) em seus estudos. O mais importante é saber que ninguém começa a falar outra língua da noite para o dia e que um esforço sempre será necessário para alcançar o tão sonhado inglês fluente!
Videoaula relacionada: