Os sumérios eram povos anteriormente nômades que se sedentarizaram nas terras férteis da região da Mesopotâmia, sendo os primeiros a ocuparem a região que passou, ao longo da história, por diversos conflitos e tomadas de poder. Sua organização era difusa, em cidades-Estado autônomas, o que favoreceu a dominância dos acádios, já unificados pelo rei Sargão. Os sumérios foram responsáveis por diversos avanços até hoje lembrados. O principal deles foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme.
Leia também: Assírios — outro povo que ocupou a região da Mesopotâmia
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os sumérios
- 2 - Quais são as características dos sumérios?
- 3 - Sumérios e a escrita cuneiforme
- 4 - História dos sumérios
- 5 - Sumérios e acádios
- 6 - Curiosidades sobre os sumérios
Resumo sobre os sumérios
-
A sociedade dos sumérios é caracterizada principalmente pela organização política de cidades-Estado autônomas entre si, com seus próprios reis e sacerdotes, administração e economia.
-
A economia suméria era inicialmente baseada na agricultura, motivo pelo qual esses antigos povos nômades se sedentarizaram na região do Crescente Fértil (entre os rios Tigre e Eufrates). Depois, as cidades se desenvolveram, principalmente no artesanato e no comércio, que foi favorecido pela organização advinda da escrita.
-
A cultura suméria era profundamente ligada à religião politeísta, com arte ligada aos deuses que cultuavam. Sua arquitetura era majestosa quanto à construção de templos, chamados zigurates.
-
A língua dos sumérios é a mais antiga do mundo. Foi descoberta apenas no século XIX.
-
Sumérios foram responsáveis pelo desenvolvimento e pela difusão da escrita cuneiforme.
-
Foram dominados pelos acádios.
Quais são as características dos sumérios?
Abaixo, saberemos as principais características dos sumérios quanto à organização social, política e governo, bem como sua economia, cultura e língua.
→ Sociedade, política e governo dos sumérios
A sociedade suméria era organizada com a figura central do sacerdote, já que existiam cidades-Estado autônomas, cuja unificação se dava através da língua, e cada uma delas tinha dentro de suas muralhas (para proteção, devido aos conflitos por terras mais férteis) um zigurate, um grande templo. Também havia um rei para cada uma das cidades-Estado.
Politicamente, por viverem em cidades-Estado, cada uma das cidades-Estado possuía a sua autonomia, ou seja, governo próprio, bem como leis, administração e economia.
Os governantes, reis e sacerdotes, possuíam luxo em palácios. Já a população em geral, casas de palha. No campo, nem todos tinham terra, o que configura uma sociedade com desigualdades sociais.
→ Economia dos sumérios
Os sumérios viviam das plantações de tâmaras, trigo e cevada, e essas, por sua vez, para darem certo, dependiam dos rios próximos, Tigre e Eufrates. Através do desenvolvimento de técnicas agrícolas como a irrigação e a drenagem, conseguiram se manter pela agricultura. A maior parte da população era rural.
Além das terras férteis para plantio, alguns animais eram criados para transporte e alimentação, como ovelha, gado e cabra. Na cidade, os indivíduos sobreviviam de artesanato, que era comercializado.
→ Cultura dos sumérios
A cultura suméria está intrinsicamente ligada à religião politeísta, que determinava que existiam vários deuses. Assim, seus artefatos e sua arte eram todos com essa temática. Destacaram-se, também, na arquitetura, devido às construções dos zigurates, templos de adoração aos deuses.
◦ Língua dos sumérios
A língua mais antiga do mundo é a suméria e, curiosamente, não teve continuidade, isto é, não fez conexão com nenhuma outra língua posterior. Por esse motivo, sua descoberta foi tardia — somente no século XIX, quando as escritas cuneiformes foram encontradas.
Veja também: Epopeia de Gilgamesh — a obra de literatura mais antiga da humanidade, desenvolvida pelos sumérios
Sumérios e a escrita cuneiforme
Por volta de 3500 a.C., os sumérios criaram a escrita cuneiforme, uma escrita em formato de cunha (colher). A escrita cuneiforme era feita em argila ou em tábuas. Tal técnica foi fundamental para o desenvolvimento econômico, comércio e contas e possuía mais de 2000 simbologias. Após a dominação dos acádios, eles também adotaram a escrita.
História dos sumérios
Os sumérios chegaram à Mesopotâmia por volta do ano 3500 a.C. e, assim, tornaram-se os primeiros habitantes da região, tão disputada ao longo do tempo por suas terras férteis (Crescente Fértil) entre os rios Tigre e Eufrates.
Não se sabe ao certo a origem dessa população, mas alguns indícios sugerem que os sumérios passavam fome em regiões mais áridas (como a que é hoje o Irã), migraram e se sedentarizaram na Mesopotâmia, região que oferecia proteções naturais, como montanhas, deserto e mar (Golfo Pérsico), preservando-os contra possíveis ataques.
Além da proteção natural da região, os sumérios cercaram suas cidades-Estado com muralhas, onde ficavam os luxuosos templos chamados zigurates (típicos da sua religião politeísta), palácios para os reis, casas de palha para a população pobre e um pujante comércio, desenvolvido, principalmente, pela invenção da escrita, o grande avanço sumério.
O auge do desenvolvimento de suas cidades — Ur e Uruk, principalmente — se deu entre os anos de 3100 a.C. a 3000 a.C., porém, mesmo assim, os sumérios acabaram por ser dominados pelos acádios.
A dominação dos sumérios pelos acádios se deu aproximadamente entre os anos 2550 a.C. e 2300 a.C. A grande vantagem dos acádios, que estavam sob a liderança do rei Sargão I (2334-2279 a.C.), sobre os sumérios era, justamente, o fato de terem um poder unificado, em vez das cidades-Estado, o que facilitou que esse grupo seminômade se sedentarizasse na Mesopotâmia, antes dominada pelos sumérios.
Sumérios e acádios
-
Sumérios: primeiro povo a ocupar a Mesopotâmia, os sumérios eram um povo nômade que se sedentarizou no Crescente Fértil da Mesopotâmia, onde desenvolveram técnicas agrícolas. Eram organizados em cidades-Estado, sem unificação, e cada uma tinha sua autonomia. Foram os responsáveis pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme.
-
Acádios: segundo povo a ocupar a Mesopotâmia, os acádios dominaram os sumérios pelo fato de a civilização suméria não ter reino unificado. Assim como os povos anteriores, também eram nômades, mas passaram pelo processo de sedentarização no Crescente Fértil da Mesopotâmia. Os acádios possuíam a vantagem bélica de já estarem unificados, sob o comando do rei Sargão, e, assim, constituíram o primeiro império da história. Os acádios herdaram os avanços dos sumérios, sobretudo no que diz respeito à escrita cuneiforme e às técnicas agrícolas.
Curiosidades sobre os sumérios
-
Os sumérios inventaram os primeiros livros. Entre esses, vários de Química, explicando questões complexas do universo.
-
Eram ótimos em Matemática.
-
Alguns historiadores acreditam que os sumérios podem ter inventado o primeiro veículo (animais puxando estrutura com roda).
-
Trechos da Bíblia que mencionam tábuas com mandamentos foram inspirados pelas cuneiformes sumérias.