Os moais são construções megalíticas que estão presentes na Ilha de Páscoa, uma remota ilha localizada no oceano Pacífico. Os responsáveis por essas construções foram os rapa nui, uma civilização polinésia que habitava aquela ilha. Estima-se que existem cerca de 1000 moais espalhados pela ilha.
Os historiadores sabem que os moais eram talhados em tufo vulcânico, mas não há certeza sobre o propósito desses megálitos. Acredita-se que os moais eram uma forma dos rapa nui de homenagear os seus antepassados deificados. Os megálitos deixaram de ser construídos com o declínio dos rapa nui.
Leia também: Incas — o gigantesco império que se estendeu pela Colômbia, Chile e Argentina
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre moais
- 2 - O que são moais?
- 3 - Qual a função dos moais?
- 4 - Como os moais foram construídos?
- 5 - Civilização rapa nui
Resumo sobre moais
-
Os moais são megálitos que foram construídos pelos rapa nui na Ilha de Páscoa.
-
Estima-se que existam cerca de 1000 moais na ilha.
-
Acredita-se que os moais foram construídos como homenagem a antepassados deificados.
-
Alguns moais possuem um adorno chamado pukao.
-
Com a decadência dos rapa nui, os moais deixaram de ser construídos.
O que são moais?
Os moais são construções megalíticas que são encontradas na Ilha de Páscoa, uma ilha localizada no oceano Pacífico e considerada um dos locais mais remotos do planeta. Esses megálitos foram construídos pelos rapa nui, civilização polinésia que se desenvolveu nessa ilha. Os moais são megálitos com forma humanoide.
Muitos dos moais foram instalados em estruturas retangulares conhecidas como ahu, e atualmente existem aproximadamente 1000 moais espalhados pela Ilha de Páscoa. Esses megálitos foram construídos com tufo vulcânico e foram retirados de uma pedreira localizada em um vulcão da ilha, o Rano Raraku.
As dimensões desses moais variam de um para o outro, sendo que o moai mais alto possui cerca de 10 metros de altura e o mais pesado possui cerca de 75 toneladas. As estimativas realizadas pelos historiadores apontam que esses megálitos foram construídos pelos rapa nui por volta do período de 1400 a 1650.
Qual a função dos moais?
Essa é uma das questões sobre as quais os historiadores mais se debruçaram quando o assunto é os moais. Não temos conhecimento pleno sobre os motivos que levaram os rapa nui a construir esses megálitos. Atualmente, existem algumas hipóteses, e uma delas tem maior aceitação entre os estudiosos.
A hipótese mais aceita atualmente é de que os moais foram construídos pelos rapa nui como forma de prestar culto aos antepassados. Acredita-se que os rapa nui haviam deificado seus antepassados, sendo os megálitos uma forma de homenagem, portanto. Os antepassados mais relevantes recebiam um adorno conhecido como pukao.
O pukao pode ser entendido como uma espécie de chapéu que foi colocado na cabeça de alguns moais. O pukao era construído de uma rocha vulcânica avermelhada e, portanto, diferente da rocha vulcânica com a qual se construía o moai em si. A rocha do pukao era extraída de um outro vulcão, conhecido como Puna Pau.
Outra hipótese afirma que os moais serviam como forma de os rapa nui garantirem maior fertilidade ao solo. Já outra fala que eles eram considerados guardiões da ilha e por isso eram posicionados em locais estratégicos — as regiões litorâneas.
Como os moais foram construídos?
Os moais eram talhados diretamente na rocha vulcânica, e a maioria deles era talhada na posição horizontal, mas alguns moais foram construídos já na posição vertical. Esses que eram feitos na horizontal só eram erguidos quando todos os seus detalhes estivessem prontos.
O objeto que era usado para talhar os moais era uma ferramenta parecida como um formão. Esse objeto era de uma rocha mais resistente, o havaíto, encontrada em uma pedreira do vulcão Rua Toki-Toki.
Depois de erguidos os moais, os rapa nui os transportavam pela ilha, instalando-os em diferentes locais, alguns muito distantes de onde foram construídos. Os historiadores não sabem ao certo como esses megálitos extremamente pesados eram transportados pela ilha, mas existem algumas hipóteses que apontam como isso poderia ter acontecido.
Sabemos, no entanto, que existia uma rede de estradas na ilha para garantir a locomoção dos moais.
Saiba mais: Quem eram os povos que habitavam a América antes da chegada de Colombo?
Civilização rapa nui
Como já vimos, os moais são um feito da civilização rapa nui, civilização de origem polinésia que se desenvolveu na Ilha de Páscoa. A data que marca o início da presença dos rapa nui nessa ilha é alvo de muito debate entre os historiadores, mas acredita-se que essa civilização tenha se desenvolvido a partir de 1200.
A hipótese mais aceita é de que os rapa nui foram originários de um grupo de polinésios que migrou das Ilhas Marquesas até a Ilha de Páscoa. Eles eram liderados por um chefe chamado Hotu Matu’a, e acredita-se que uma crise de intoxicação alimentar que atingiu as Ilhas Marquesas teria sido o motivo da migração.
Os rapa nui ficaram marcados por conseguirem desenvolver sua civilização nessa ilha remota e conhecida pela pouca disponibilidade de recursos para a sobrevivência humana, como água potável. Ao longo da história, foram se desenvolvendo e construindo os moais, que são o grande símbolo dessa civilização.
Os historiadores acreditam que o esgotamento dos recursos naturais da Ilha de Páscoa tenha levado os rapa nui à ruína. Isso teria causado ciclos de fome e guerras civis que resultaram em uma redução populacional significativa. Os primeiros europeus a chegarem na ilha foram os holandeses, no século XVIII. Nessa altura, a população rapa nui já estava bastante reduzida.