Idade Moderna

A Idade Moderna é um dos períodos históricos estabelecidos pela periodização tradicional. Iniciou-se em 1453 e se estendeu até o ano de 1789.

Representação da conquista de Constantinopla, em 1453, o marco que delimita o início da Idade Moderna.
A conquista de Constantinopla, em 1453, é o marco que delimita o início da Idade Moderna na periodização clássica.[1]

A Idade Moderna é um dos períodos no qual a história foi dividida. Essa periodização clássica foi estabelecida pelos historiadores, fragmentando a história em cinco períodos. A Idade Moderna se iniciou em 1453, com a conquista de Constantinopla pelos otomanos, e se encerrou em 1789, com a queda da Bastilha e o início da Revolução Francesa.

Esse período ficou marcado por profundas transformações na Europa e em outras partes do planeta. Um dos seus marcos foi a transição para o catolicismo, além de ter sido marcado pelo absolutismo e a concentração de poder real, a expansão oceânica dos europeus, o colonialismo, as reformas religiosas, entre outros acontecimentos.

Leia também: Idade Média — detalhes sobre o período da história que antecedeu a Idade Moderna

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Idade Moderna

  • A Idade Moderna é um dos períodos da história de acordo com a periodização clássica.
  • Esse período se estendeu do ano de 1453 até o ano de 1789.
  • Os marcos para o início e o fim da Idade Moderna foram a conquista de Constantinopla e a queda da Bastilha respectivamente.
  • Muitos historiadores criticam a periodização clássica, assim como alguns de seus marcos, como no caso da Idade Moderna.
  • Entre acontecimentos significantes do período, estão: grandes navegações, reformas religiosas, Revolução Inglesa, entre outros.

O que foi a Idade Moderna?

A Idade Moderna é um dos cinco períodos da história de acordo com a periodização clássica da historiografia. Esse período se estendeu de 1453 a 1789, e ficou marcado por várias transformações na Europa e no mundo por meio da expansão da presença europeia no globo, do surgimento embrionário do capitalismo, e do iluminismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que marcou o início da Idade Moderna?

A Idade Moderna é um dos períodos da história, tendo uma data que marca o seu início e o seu término. Na historiografia clássica, foi estabelecido que o marco que deu início à Idade Moderna foi a conquista da cidade de Constantinopla, em 1453, pelos otomanos. Acredita-se que esse marco teria sido estabelecido por um historiador alemão do século XVII chamado Christopher Keller.

Alguns historiadores modernos rejeitam o estabelecimento desse marco e afirmam que outros acontecimentos, como o renascimento, a crise do século XIV, as navegações oceânicas ou mesmo a chegada dos portugueses à América seriam marcos mais precisos para o início da Idade Moderna.

De toda forma, esse é um debate que segue em andamento entre os historiadores. Por fim, o marco de encerramento da Idade Moderna é a queda da Bastilha, em 1789. Esse evento marcou o início da Revolução Francesa e, consequentemente, da Idade Contemporânea.

Características da Idade Moderna

Entre as principais características da Idade Moderna, destacam-se:

  • expansão oceânica;
  • colonialismo;
  • comércio marítimo;
  • concentração de poder nos monarcas;
  • disputas religiosas;
  • urbanização da Europa

Fatos importantes da Idade Moderna

A Idade Moderna ficou marcada por uma série de acontecimentos marcantes que resultaram em mudanças significativas para toda a humanidade. Primeiramente, podemos destacar o enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio por toda a Europa, com ligas de comerciantes sendo formadas, rotas comerciais se multiplicando etc.

Essa expansão comercial foi uma das causas que levaram os europeus a explorarem o oceano Atlântico, resultando na exploração de novas rotas para a Ásia bem como na ampliação do conhecimento europeu sobre o litoral africano. Isso permitiu que os europeus chegassem à América, dando início à colonização.

A colonização resultou na exploração dos recursos e dos seres humanos que residiam na América, sendo uma relação que se estabeleceu pelos europeus visando unicamente ao seu enriquecimento. Os europeus exploraram de maneira intensa os recursos do continente americano, e, no processo, exterminaram diversos povos indígenas e escravizaram milhões de pessoas.

Na Europa, o poder se consolidou de maneira centralizada em algumas nações, dando origem a uma forma de governo conhecida como absolutismo. Nela o monarca detém poderes absolutos, mantendo uma estrutura administrativa (burocracia) que o auxilia na administração do seu reino.

A Idade Moderna também ficou marcada pelo acontecimento das reformas religiosas. Esse acontecimento foi iniciado por Martinho Lutero, monge alemão que tinha algumas críticas à Igreja Católica no começo do século XVI. Lutero, inicialmente, não desejava romper com a Igreja Católica, mas rompeu, dando origem à Igreja Luterana.

Outras grandes igrejas que surgiram nesse período, foram as Anglicana, criada por Henrique VIII, e a Calvinista, criada por João Calvino. As reformas protestantes dividiram a Europa entre católicos e os diversos grupos de protestantes, dando origem a conflitos, como a Guerra dos Trinta Anos.

A Idade Moderna ainda foi marcada pelo surgimento do iluminismo, ideologia que contribuiu para o enfraquecimento do absolutismo e que faz uma forte defesa da racionalidade, do desenvolvimento científico e de ideais como a liberdade e a igualdade. Séculos antes do iluminismo, a cultura e a mentalidade europeias foram fortemente impactadas pelo renascimento.

Por fim, vale destacar que a Idade Moderna também presenciou o surgimento da indústria, com a criação das primeiras máquinas na Inglaterra. Essas máquinas contribuíram para o surgimento da industrialização, cenário de origem do capitalismo. As práticas econômicas da Idade Moderna foram caracterizadas como parte do mercantilismo.

Outros acontecimentos importantes que se deram na Idade Moderna são:

  • Guerra das Rosas;
  • Guerra dos Sete Anos;
  • conquista do Império Asteca;
  • conquista do Império Inca;
  • independência dos Estados Unidos;
  • surgimento do humanismo;
  • contrarreforma;
  • Inquisição etc.

Linha do tempo da Idade Moderna

Linha do tempo da Idade Moderna.
A Idade Moderna contempla importantes acontecimentos. (Créditos: Gabriel Franco | PrePara Enem)

Uma linha do tempo que organiza os principais acontecimentos da Idade Moderna de maneira cronológica é a seguinte:

  • 1453 – Início da Idade Moderna: tomada de Constantinopla
  • 1492 – Chegada dos espanhóis à América
  • Meados do século XV – Difusão do Renascimento
  • 1517 – Início da Reforma Protestante
  • 1572 – Noite de São Bartolomeu
  • 1588 – Derrota da Armada Espanhola
  • 1618 – Início da Guerra dos Trinta Anos
  • 1643 – Início do reinado de Luís XIV
  • 1688 – Revolução Gloriosa
  • Segunda metade do século XVIII – Início da Revolução Industrial
  • 1776 – Revolução Americana
  • 1789 – Fim da Idade Moderna: queda da Bastilha e início da Revolução Francesa

Veja também: Idade Contemporânea — detalhes sobre o período da história que sucedeu a Idade Moderna

Divisão da história

Na historiografia clássica foi estabelecida uma divisão da história que é bastante utilizada no Brasil, sobretudo com finalidade didática. Essa periodização estabeleceu cinco períodos, que são:

  1. Pré-História (se encerrou por volta de 3500 a.C.);
  2. Idade Antiga (3500 a.C.-476)
  3. Idade Média (476-1453)
  4. Idade Moderna (1453-1789)
  5. Idade Contemporânea (1789-)

Essa divisão foi a maneira encontrada pelos historiadores de facilitar o estudo e a assimilação dos conteúdos em história. Assim, agrupa-se determinadas características para os diferentes períodos e contabiliza-se eventos marcantes dentro de cada fase.

Essa divisão, no entanto, é bastante criticada por ser eurocentrista, concentrando e centralizando os principais fatos e eventos que se passaram no continente europeu. Para saber mais detalhes sobre essa divisão da história, clique aqui.

Exercícios resolvidos sobre Idade Moderna

Questão 1

O acontecimento que marcou o encerramento da Idade Moderna foi:

A) Revolução Americana

B) Revolução Inglesa

C) Revolução Francesa

D) Reforma Religiosa

E) Guerra dos Trinta Anos

Resolução:

Alternativa C

Na historiografia clássica, o que marcou o encerramento da Idade Moderna foi a queda da Bastilha, responsável por iniciar a Revolução Francesa.

Questão 2

Um dos acontecimentos abaixo não se passou durante a Idade Moderna. Levando em consideração o critério cronológico, qual foi ele?

A) Reforma protestante

B) Revolução de Avis

C) Guerra dos Trinta Anos

D) Reinado de Luís XIV

E) Revolução Americana

Resolução:

Alternativa B

A Revolução de Avis, cronologicamente, aconteceu durante a Idade Média, pois ocorreu entre 1383 e 1385. Nesse evento, uma guerra dinástica aconteceu em Portugal, dando início à dinastia de Avis no país.

Crédito de imagem

[1] Lestertair / Shutterstock

Fontes

LE GOFF, Jacques. A História deve ser dividida em pedaços? São Paulo: Unesp, 2015.

LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MICELI, Paulo. História Moderna. São Paulo: Contexto, 2020.

Por: Daniel Neves Silva

Seções de Idade Moderna

Expansão Europeia

Nos séculos XV e XVI Portual e Espanha tomaram frente na expansão marítima e comercial europeia. Veremos, como se deu esse pioneirismo ibérico.

Iluminismo

Clique aqui e conheça as principais características do iluminismo!

Reforma Protestante

Confira as origens da Reforma Protestante. Veja o que pensavam as novas religiões sobre o cristianismo. Acompanhe o impacto da reforma na política e na economia.

Renascimento

Processo de renovação da cultura europeia nos séculos XV e XVI.

Artigos de Idade Moderna

A colonização inglesa

Pouco depois dos espanhóis e portugueses, os ingleses começaram também a explorar a costa do território norte-americano, dando início ao processo de colonização inglesa na América.

A função da Casa de Contratação de Sevilla

Entenda a importância da função da Casa de Contratação de Sevilla para a administração e desenvolvimento da Coroa Espanhola no início da era moderna.

Absolutismo

Acesse o texto para conhecer mais detalhes sobre o absolutismo. Entenda o que era, como surgiu e veja algumas características desse sistema político.

Apogeu do Império Otomano

Fique sabendo quando ocorreu o apogeu do Império Otomano e quais foram as principais personagens históricas que se destacaram nesse período.

Bartolomeu Dias

Clique aqui e saiba quem foi Bartolomeu Dias. Descubra detalhes sobre a sua vida e saiba como foi a expedição que gravou o seu nome na história.

Burguesia

Clique aqui e descubra o que é burguesia. Conheça sua origem e saiba quais são suas características.

Catarina, a Grande

Conheça a história de Frederica Sofia - conhecida como Catarina, a Grande.

Companhia de Jesus

Clique aqui para descobrir o que é a Companhia de Jesus e conhecer os seus objetivos. Saiba qual foi o papel da Companhia de Jesus no Brasil Colônia.

Comuna de Paris

Clique para entender o que foi a Comuna de Paris, o primeiro governo proletário da história. Entenda seu contexto, causas e consequências!

Concílio de Trento

Acesse o site e conheça mais sobre a história do Concílio de Trento. Entenda quais foram os objetivos desse concílio e quais foram as suas decisões para o catolicismo.

Escravidão na África

Saiba como foi e o contexto em que ocorreu a escravidão na África. Veja as características e desdobramentos dessa prática no continente africano.

Formação da Monarquia Inglesa

Saiba como ocorreu a formação da Monarquia Inglesa e quais foram os principais acontecimentos desse processo.

Formação da Monarquia Nacional Espanhola

Entenda o processo de Formação da Monarquia Nacional Espanhola entre os séculos XII e XV.

Formação da Monarquia Nacional Francesa

Saiba como ocorreu o processo de Formação da Monarquia Nacional Francesa no século XVII.

Grandes Navegações

Entenda o que foram as Grandes Navegações. Saiba quais países participaram dessas expedições. Entenda seus objetivos e suas consequências.

Guerra da Restauração

Saiba o que foi a Guerra da Restauração, que se estendeu de 1640 a 1668, e pôs a dinastia de Bragança à frente do reino de Portugal.

Guerra dos Sete Anos

Acompanhe o desenrolar da Guerra dos Sete Anos. Conheça mais sobre os conflitos que se iniciaram na Europa e atingiram a América e outras colônias europeias.

Guerra dos Trinta Anos

Acesse o site e conheça os motivos que levaram à Guerra dos Trinta Anos. Acompanhe as fases do conflito e a assinatura da Paz de Vestfália.

Invenção da Imprensa

Saiba como ocorreu a invenção da imprensa, no século XV, e que impacto ela teve na sociedade moderna.

Joana D’Arc

Acesse o site e conheça mais sobre a vida de Joana D’Arc. Acompanhe a sua atuação à frente do exército francês na Guerra dos Cem Anos e como foi reabilitada pela Igreja.

Maria Antonieta

Acesse e saiba detalhes a respeito da vida de Maria Antonieta, rainha francesa quando se iniciou a Revolução Francesa, em 1789.

Michelangelo

Acesse o texto e conheça a vida e as principais obras de Michelangelo, artista italiano considerado um dos maiores nomes do período renascentista.

Nicolau Maquiavel e sua principal obra: O Príncipe

Nicolau Maquiavel relatou, em sua principal obra, O Príncipe, a arte de governar e conquistar.

O despotismo esclarecido

O despotismo esclarecido foi um sistema político que procurou governar conforme a razão e os interesses do povo, mas sem a perda do controle centralizador da monarquia.

O Processo de Dominação dos Ameríndios

O processo de dominação dos Ameríndios contou com a violência física e psicológica.

Revolução de Avis

Clique aqui, saiba o que foi a Revolução de Avis, conheça suas causas e suas consequências e entenda qual foi a sua importância.

Revolução Gloriosa

Clique no link e saiba mais sobre a Revolução Gloriosa, que consolidou a monarquia constitucional, atendendo, assim, os interesses da burguesia inglesa.

Revolução Puritana

Saiba o que foi a Revolução Puritana. Confira as fases, as causas e os fatos marcantes desse conflito. Entenda a relação entre a Revolução Puritana e a Gloriosa.

Revoluções Burguesas

As mais famosas revoluções burguesas foram: Revolução Inglesa e Revolução Francesa. Saiba mais!

Socialismo utópico

Clique no link e veja mais detalhes sobre o socialismo utópico. Entenda o que era, conheça seus pensadores e veja sua diferença com o socialismo científico.

Tratado de Utrecht

Entenda o Tratado de Utrecht (1713) e por que ele alterou a relação entre as metrópoles europeias e as colônias americanas.

União Ibérica

Saiba o que foi a União Ibérica e que importância esse fato histórico teve para o Brasil na época da colonização.

Wahhabismo

Conheça a origem do wahhabismo e sua conexão com a formação da Arábia Saudita e o fundamentalismo islâmico.