Os deuses olímpicos eram 12 divindades gregas que receberam esse atributo por residirem no Monte Olimpo, local conhecido na cosmogonia dos gregos antigos como a morada dos deuses. Os 12 deuses olímpicos eram: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso.
Na mitologia grega, esses deuses se estabeleceram como os seres mais fortes do Universo depois de vencerem uma guerra de 10 anos contra os titãs. Zeus era o deus mais poderoso entre todos eles, e todos esses deuses olímpicos eram filhos ou irmãos desse deus. São figuras recorrentes nos mitos gregos.
Leia também: Deuses do Egito — divindades que influenciaram outros povos, como gregos e romanos
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre deuses do Olimpo
- 2 - Deuses do Olimpo na mitologia grega
- 3 - Quais são os 12 deuses do Olimpo?
Resumo sobre deuses do Olimpo
-
Os deuses olímpicos são as principais divindades que existiam no panteão grego.
-
Recebiam esse nome porque residiam no Monte Olimpo.
-
O deus olímpico mais poderoso era Zeus, senhor do Olimpo e deus dos céus.
-
O total de deuses olímpicos era de 12 deuses.
-
Eles eram: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso.
Deuses do Olimpo na mitologia grega
Quando falamos de deuses do Olimpo, estamos nos referindo às divindades presentes nos mitos e na religiosidade dos gregos na Antiguidade. Os deuses considerados olímpicos eram os que moravam no Monte Olimpo, que ficava no território da Grécia.
Os gregos acreditavam que a morada dos deuses ficava no topo do Monte Olimpo, lá os deuses viviam com outros seres e se alimentavam de néctar e ambrosia. Os deuses residentes do Olimpo eram considerados pelos gregos como os seres mais poderosos do Universo.
A história dos deuses olímpicos se iniciou com o próprio Zeus. Os mitos gregos narravam que Zeus era o senhor do Olimpo, quem comandava o Universo e o senhor de todos os deuses gregos.
Zeus era filho de Cronos e Reia, dois titãs. Acontece que Cronos devorava todos os seus filhos por temer que um deles, um dia, pudesse destroná-lo de sua posição. Zeus foi salvo do mesmo destino de seus irmãos — Poseidon, Hades, Hera e Deméter — por sua mãe, sendo resgatado e crescendo em segurança.
Com o tempo, Zeus tornou-se adulto e retornou para resgatar os seus irmãos. Depois de fazer com que Cronos vomitasse aqueles que havia devorado, uma guerra dos deuses gregos se iniciou contra os titãs e estendeu-se por 10 anos. Essa guerra ficou conhecida como Titanomaquia e foi vencida pelos deuses gregos.
Nos mitos gregos, todos os deuses eram filhos ou irmãos de Zeus, havendo uma exceção para Afrodite. Isso porque existem duas versões acerca do nascimento dessa deusa nos mitos. Uma dessas versões aponta-a como filha de Zeus e outra, que ela seria filha de Urano.
Veja também: Héstia — deusa virgem que foi salva da morte pelo seu irmão Zeus
Quais são os 12 deuses do Olimpo?
Na mitologia grega, considerava-se que 12 deuses tinham o status de olímpicos. Esses deuses eram os seguintes: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Afrodite, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Hermes e Dioniso.
Uma observação muito importante é que um dos deuses mais conhecidos do panteão grego — Hades — não era olímpico. Isso porque Hades não residia no Olimpo, mas em seu reino, o submundo.
Veja os poderes e atributos de cada um dos deuses do Olimpo:
-
Zeus
Principal deus do panteão grego e senhor do Olimpo. Era o deus dos céus e considerado o mais poderoso entre seus pares. Era casado com Hera, a quem traía constantemente, o que a enfurecia. Foi ele quem liderou a luta dos deuses gregos contra o seu pai, Cronos, e os titãs. É presença constante nos mitos gregos.
-
Hera
Era deusa das mulheres e considerada protetora das mulheres grávidas, além de ser uma das deusas mais poderosas do panteão grego. Rivalizava apenas com Afrodite e Atena. Os mitos gregos demonstram que essa deusa era vingativa e perseguia implacavelmente todos e todas que a desagradassem. Ela dedicava uma porção especial de sua fúria àquelas que se envolviam amorosamente com seu marido, Zeus.
-
Poseidon
Era o deus dos mares e rios, e os gregos o temiam bastante por conta de sua fúria. Os mitos gregos demonstram também que ele era implacável com os seus desafetos. Tinha uma forte relação com os cavalos, sendo quem ensinou a humanidade a dominar esse animal e a cavalgá-lo. Rivalizava com Poseidon e Zeus.
-
Atena
Era uma deusa sábia e, portanto, a deusa da sabedoria, além de ser habilidosa em ofícios manuais, como a tecelagem. Tinha uma forte associação com a guerra, embora fosse mais relacionada com o lado estratégico e não com a violência. Era frequentemente retratada com roupas militares.
-
Deméter
Deusa da agricultura e quem garantia o crescimento dos grãos que eram plantados pela humanidade. O grande destaque para essa deusa vai para a sua profunda tristeza no episódio do sequestro de sua filha, Perséfone, por Hades, o deus do submundo. No entanto, conseguiu chegar a um acordo com Hades, que permitiu com que Perséfone a visitasse durante uma parte do ano.
-
Ares
Os gregos o consideravam como deus da guerra e o associavam com a parte mais violenta do conflito, a mortandade de pessoas e o derramamento de sangue. Acredita-se que os gregos não tinham uma boa imagem desse deus porque os mitos o apresentam em muitas situações humilhantes.
-
Ártemis
Era irmã gêmea de Apolo, mantendo-se virgem por toda a sua vida. Era conhecida como a deusa da caça e da vida selvagem e exímia no manejo do arco e flecha. Os gregos relatavam a sua fúria contra aqueles que atentavam contra a sua inocência. Era alvo de veneração em Éfeso, havendo lá um grandioso templo em sua homenagem.
-
Apolo
Deus do Sol é um deus muito ligado com a música e as artes, além de ser um grande manejador do arco e flecha, arma que usou para matar a serpente gigante Píton. Os gregos consideravam Apolo belo, jovem e com grande vigor físico. Era irmão gêmeo de Ártemis, sendo perseguido por Hera por ser filho nascido de um relacionamento extraconjugal de Zeus.
-
Afrodite
Era a mais bela entre todas as deusas gregas e poderia fazer qualquer um apaixonar-se por ela. Era a deusa da beleza e do amor e tinha uma ligação muito forte com a sexualidade humana na mitologia e religiosidade gregas. Casou-se com Hefesto, mas traiu seu marido e acabou sendo humilhada por isso.
-
Hefesto
Deus da metalurgia, do fogo e dos vulcões, conhecido por possuir uma grande habilidade na confecção de armas e outros utensílios. Os mitos ressaltam que era um deus tão feio que havia sido rejeitado pela própria mãe, Hera, sendo lançado de cima do Olimpo.
-
Dioniso
Deus do vinho, das festas e da alegria, tinha uma ligação muito forte com a alegria humana que se manifesta nas festas e é relacionada com o consumo desenfreado de vinho. Teve uma participação direta em um dos mitos mais conhecidos, o mito do Rei Midas. O culto a esse deus envolvia festas, consumo de vinho, danças e prática de relações sexuais.
-
Hermes
Era o mensageiro dos deuses do Olimpo e quem levava as mensagens de Zeus para diversos locais do cosmos grego. Era o deus do comércio, mas também da diplomacia e dos ladrões. Seu envolvimento com a diplomacia fazia dele um deus com boa capacidade de comunicação, e a sua relação com os ladrões fazia dele um deus furtivo. Era também aquele que guiava a alma dos mortos até o rio que levava ao submundo.