Apollo 11 é o nome da nave espacial que levou os primeiros astronautas que pisaram na Lua até lá, em 20 de julho de 1969. A nave foi lançada ao espaço pelo foguete Saturno V, iniciando a injeção translunar até entrar na órbita lunar na véspera do pouso. Neil Armstrong, astronauta veterano da Nasa, tornou-se o primeiro ser humano a pisar na Lua, seguido por Buzz Aldrin. A missão contou ainda com Michael Collins, o comandante da missão que ficou na órbita da Lua no módulo Columbia.
Após o pouso, Armstrong proferiu a frase: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”. Os astronautas da Apollo 11 também fixaram uma bandeira dos Estados Unidos em solo lunar, tiraram diversas fotografias do satélite terrestre e coletaram solo e rochas da Lua.
Os astronautas utilizaram o módulo de subida da Eagle, acoplaram-no ao módulo de comando, pilotado por Collins, e retornaram à Terra no dia 24 de julho. A missão Apollo 11 ocorreu durante a Corrida Espacial e, para muitos historiadores, marcou a vitória dos norte-americanos sobre os soviéticos nessa corrida.
Leia também: Quem foi a primeira mulher a ser enviada em uma missão espacial?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Apollo 11
- 2 - O que é Apollo 11?
- 3 - Antecedentes históricos da Apollo 11
- 4 - Os americanos levaram o homem à Lua por quê?
- 5 - Programa Apollo
- 6 - Equipe da Missão da Apollo 11
- 7 - Principais acontecimentos da Missão da Apollo 11
- 8 - Importância da Apollo 11
- 9 - Legado da Apollo 11
- 10 - Curiosidades sobre a Apollo 11
Resumo sobre Apollo 11
-
Apollo 11 foi uma missão espacial que fazia parte do Projeto Apollo, que foi criado em 1961 com o objetivo de levar norte-americanos até a Lua.
-
As naves Apollo foram construídas para abrigar três astronautas e os suprimentos necessários para a viagem de ida e volta até a Lua.
-
A missão Apollo 1 foi marcada por uma grande tragédia. Um incêndio matou os três astronautas que faziam testes no módulo de comando em Terra.
-
A missão Apollo 11 se iniciou em 16 de julho de 1969, com o lançamento da nave Apollo 11, e se encerrou em 24 de julho, quando os astronautas retornaram à Terra.
-
Os astronautas permaneceram na Lua por 21 horas.
-
A chegada da Apollo 11 à Lua foi transmitida para diversos países. No Brasil, a Rede Globo transmitiu ao vivo o evento.
-
Ao todo seis missões Apollo levaram 12 astronautas até a superfície da Lua.
-
Em 1972 foi realizada a missão Apollo 17, a última a levar seres humanos até o satélite natural da Terra.
O que é Apollo 11?
Apollo 11 é o nome da missão da agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa (National Aeronautics and Space Administration), realizada em 1969, e que foi responsável por levar o primeiro ser humano a pisar na Lua, Neil Armstrong. A missão foi iniciada em 16 de julho de 1969, quando a espaçonave Apollo 11 foi lançada pelo foguete Saturno V, levando os três tripulantes da missão para a órbita da Terra, onde foi iniciada a injeção translunar.
No dia 20 de julho de 1969 o módulo lunar Eagle pousou no Mar da Tranquilidade, região da Lua escolhida pela Nasa para o pouso. Neil Armstrong foi o primeiro astronauta a pisar na Lua e proferiu sua célebre frase: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”.
Buzz Aldrin se tornou o segundo ser humano a pisar na Lua, minutos depois de Armstrong. Os dois astronautas permaneceram na Lua por 21 horas, a maior parte do tempo dentro da Eagle. Após cumprirem todos os objetivos da missão, os astronautas utilizaram o estágio de subida do módulo Eagle e o acoplaram ao módulo Columbia, que orbitava a Lua e era comandado por Michaell Collins.
Os três astronautas voltaram para a Terra em 24 de julho, com a cápsula de reentrada pousando no Oceano Pacífico e sendo resgatada pela marinha dos Estados Unidos.
Veja também: Mundo bipolar — como foi a disputa entre o bloco capitalista e o bloco socialista no cenário pós-guerra
Antecedentes históricos da Apollo 11
→ Início da Guerra Fria
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os até então aliados Estados Unidos e União Soviética se tornaram as duas superpotências globais. Os dois países possuíam modos de produção diferentes, capitalista e socialista, e possuíam políticas expansionistas, objetivando espalhar pelo mundo seu modo de produção e modo de vida. Essas foram as principais causas que levaram ao atrito entre Estados Unidos e União Soviética e ao início da Guerra Fria, contexto no qual a missão Apollo 11 foi realizada.
→ Corrida armamentista
Os Estados Unidos testaram sua primeira bomba atômica em 1945, e apenas quatro anos depois a União Soviética testou sua primeira bomba com sucesso. Em 1952 os norte-americanos testaram a primeira bomba de hidrogênio, centenas de vezes mais destrutiva do que as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Três anos depois, os soviéticos também testaram sua primeira bomba de hidrogênio.
A chamada “teoria da destruição mútua assegurada” foi responsável por a guerra ser “fria”, uma vez que EUA e URSS não poderiam entrar em conflito direto. Uma vez que não podiam entrar em conflito aberto, as duas superpotências passaram a competir em diversas áreas, como no esporte, economia, poderio bélico e, também, na conquista do espaço. Para saber mais sobre a corrida armamentista, clique aqui.
→ Corrida espacial
A chamada Corrida Espacial começou oficialmente em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram na órbita da Terra o primeiro satélite artificial, o Sputnik I. O satélite emitia ondas de rádio que foram captadas por diversos aparelhos na Terra, onde se podia ouvir seus famosos “bips”.
No mês seguinte os soviéticos colocaram o primeiro ser vivo no espaço, a cadela Laica, provando que a vida na órbita terrestre para mamíferos era possível. Em 12 de abril de 1961 os soviéticos também colocaram o primeiro ser humano no espaço, o cosmonauta Iuri Gagarin.
Os Estados Unidos, no início da Corrida Espacial, esteve sempre um passo atrás dos soviéticos, mas no início da década de 1960 isso começou a mudar. Em 25 de maio de 1961 o presidente John F. Kennedy, em um discurso ao Congresso, lançou o desafio de que os Estados Unidos, até o final da década, levariam um ser humano até a superfície lunar e trariam ele de volta à Terra com vida.
No mesmo ano foi criado o Programa Apollo, que tinha por principal objetivo levar o ser humano à Lua. Para alcançar tal feito o Estado norte-americano realizou pesados investimentos na Nasa e no Programa Apollo durante toda a década de 1960. Foi nesse contexto de Guerra Fria e Corrida Espacial que a missão Apollo 11 foi realizada.
Os americanos levaram o homem à Lua por quê?
Na década de 1960, momento no qual o Programa Apollo foi criado, Estados Unidos e União Soviética competiam na Corrida Espacial. A Lua, o satélite natural da Terra, era considerada pelas duas nações como a linha de chegada da Corrida Espacial. Foi esse o principal motivo que levou o Estado norte-americano a realizar pesados investimentos no Programa Apollo.
Além do fator político, a conquista do espaço também envolvia fatores econômicos e militares. Os foguetes utilizados nas missões espaciais eram quase os mesmos que eram utilizados para transportar ogivas nucleares, os famosos mísseis balísticos intercontinentais. Os satélites também passaram a ter uso militar, na comunicação, localização e na espionagem do inimigo. Dominar essas tecnologias espaciais significava uma vantagem na Guerra Fria.
Programa Apollo
O Programa Apollo foi criado em 1961 e substituiu o Projeto Gemini. A grande diferença do Programa Apollo foi sua espaçonave com capacidade para três astronautas; no Projeto Gemini a espaçonave tinha capacidade para dois. A nave espacial Apollo possuía um módulo de comando e serviço, chamado de Columbia, e o módulo lunar, chamado Eagle.
Foram escolhidos para o Programa Apollo, inicialmente, 32 astronautas, quase todos eles membros dos projetos anteriores da Nasa, o Gemini e o Mercury, sendo a maioria deles militares.
→ Missões do Programa Apollo
A seguir, um resumo de cada uma das 17 missões do Programa Apollo, também chamado de Projeto Apollo.
-
Apollo 1: designada a ser a primeira missão tripulada do Projeto Apollo, com lançamento previsto para 21 de fevereiro de 1967, mas em um teste em solo dentro da cabine da nave um incêndio provocou a morte dos três astronautas. Um curto-circuito e a alta quantidade de oxigênio na cabine foram responsáveis pelo incêndio.
- Apollo 2 e 3: após o acidente da Apollo 1 as duas missões seguintes foram canceladas.
-
Apollo 4: missão não tripulada para testar o foguete Saturno V, utilizado nas missões Apollo.
-
Apollo 5 e 6: foram missões que testaram o módulo lunar da Apollo no espaço. Nessas missões foram testados os motores do módulo, estágios e o sistema operacional. As duas missões não foram tripuladas.
-
Apollo 7: primeira missão tripulada após o desastre da Apollo 1. A espaçonave orbitou a Terra por aproximadamente 15 horas, e durante a missão os astronautas testaram os mecanismos de suporte à vida.
-
Apollo 8: foi lançada em um foguete Saturno V no dia 21 de dezembro de 1968. Na missão, três astronautas orbitaram a Lua e, na véspera de Natal, fizeram uma transmissão ao vivo para a Terra que foi assistida por milhões de pessoas. A missão coletou dados sobre a Lua e identificou possíveis locais para futuros pousos.
-
Apollo 9: foi a primeira missão em que o módulo de comando e serviço foi testado em conjunto com o módulo lunar. Em dez dias no espaço os três astronautas da missão desacoplaram e acoplaram os dois módulos.
-
Apollo 10: missão na qual o módulo lunar foi testado, chegando a uma distância de apenas 15 quilômetros da superfície da Lua. Foi a primeira missão transmitida em cores para a Terra.
-
Apollo 11: missão que levou o primeiro ser humano a pisar na Lua, Neil Armstrong. Dela também participaram o comandante Michael Collins e Buzz Aldrin, o segundo ser humano a pisar no satélite. A missão coletou solo e rochas lunares e realizou diversos experimentos na superfície lunar.
-
Apollo 12: outra missão tripulada para a Lua. O principal objetivo da missão era o de recolher restos da sonda Surveyor, que caiu na Lua anos antes. O objetivo foi alcançado, e partes da Surveyor foram trazidas para a Terra para estudo dos impactos nos materiais a um longo período de exposição à atmosfera lunar.
-
Apollo 13: missão que tinha por objetivo levar novamente dois astronautas à Lua, mas após uma explosão no módulo de comando e serviço a missão foi abortada. Após diversas dificuldades, os três astronautas da missão voltaram à Terra.
-
Apollo 14: nova missão que levou dois astronautas à Lua. Eles pousaram em uma cratera lunar e fizeram pesquisas geológicas, além de recolher amostras de rochas e solo.
-
Apollo 15: levou dois astronautas à Lua e foi a primeira missão na qual foi utilizado um veículo elétrico, o que permitiu que eles explorassem uma área maior do satélite terrestre. Nessa missão foram realizados diversos experimentos científicos, inclusive uma experiência com uma pena e um martelo, realizada pelo astronauta David Scott, para comprovar os estudos de Galileu Galilei sobre a queda livre.
-
Apollo 16: novamente dois astronautas pisaram em solo lunar, dessa vez numa região montanhosa da Lua conhecida como Terras Altas de Descartes, coletando rochas, solo e fotografando a região.
-
Apollo 17: foi a última missão da história a levar seres humanos até a Lua. Ela foi realizada em dezembro de 1972, e nela os astronautas recolheram rochas magmáticas de uma cratera lunar. O fim da missão Apollo 17 marcou o fim do Projeto Apollo.
Ao todo seis missões Apollo levaram o ser humano até a Lua: Apollo 11, 12, 14, 15, 16 e 17. Em todas essas missões dois astronautas pisaram na superfície lunar, enquanto um permanecia na órbita lunar no módulo de comando; dessa forma apenas 12 homens pisaram na Lua até hoje.
Equipe da Missão da Apollo 11
-
Michael Collins: foi o comandante da missão. Nascido em Roma, migrou com a família para os Estados Unidos ainda criança. Foi piloto da força aérea dos Estados Unidos e selecionado para ser astronauta do Projeto Apollo. Na missão Apollo 11 ele permaneceu no módulo de comando, na órbita da Lua.
-
Neil Armstrong: foi piloto da marinha dos Estados Unidos e escolhido como astronauta da Nasa em 1962. Em 1966 realizou a primeira acoplagem de duas naves espaciais na órbita da Terra, junto com o astronauta David Scott. Graças a sua experiência ele foi escolhido como membro da missão Apollo 11.
-
Buzz Aldrin: foi o segundo ser humano a pisar na Lua. Foi piloto de caça durante a Guerra da Coreia. Em 1963 ele recebeu o título de doutor pelo MIT e, no mesmo ano, foi escolhido para participar do Projeto Apollo, tornando-se o primeiro astronauta com doutorado. Ele pisou na Lua alguns minutos depois de Armstrong.
Principais acontecimentos da Missão da Apollo 11
→ Lançamento da Apollo 11
A missão Apollo 11 foi lançada ao espaço pelo foguete Saturno V no dia 16 de julho de 1969, no Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida. O lançamento da missão foi transmitido ao vivo para diversos países e foi assistido por milhões de pessoas. O lançamento foi bem-sucedido, e em 12 minutos os três astronautas já estavam na órbita da Terra iniciando os procedimentos para a injeção translunar.
→ Injeção translunar
A injeção translunar é um procedimento no qual uma espaçonave utiliza a gravidade da Terra para propulsionar a nave até a Lua. Na órbita terrestre os três astronautas da Apollo 11 iniciaram a injeção translunar orbitando a Terra a uma distância cada vez maior, até a espaçonave ser atraída pela gravidade da Lua e passar a orbitar o satélite. A missão Apollo 11 encerrou a injeção translunar em 19 de julho, quando passou a orbitar a Lua.
→ Pouso da Apollo 11
O módulo lunar se desacoplou do módulo Columbia, o módulo de comando, às 17h44 (UTC). Ao iniciarem a descida, Neil Armstrong e Buzz Aldrin perceberam que a Eagle estava mais rápida do que deveria e, por isso, inferiram que ela iria pousar em um local diferente do planejado.
Ao observarem que a Eagle se movimentava em direção a uma região cheia de rochas na borda de uma cratera, Neil Armstrong assumiu o controle da Eagle, que estava no automático, e conseguiu pousar a nave em segurança, a alguns quilômetros de distância do local inicialmente escolhido. A Eagle alunissou às 20h17 (UTC).
→ Exploração e operações na Lua
Neil Armstrong desceu do módulo Eagle, tornando-se o primeiro ser humano a pisar na Lua. Após descer da escada da Eagle, Armstrong colocou seu pé esquerdo no solo lunar, deixando sua pegada e proferindo a famosa frase: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”.
Buzz Aldrin desceu da Eagle alguns minutos depois e foi fotografado por Neil Armstrong assim que pisou na Lua. Os dois astronautas fincaram a bandeira dos Estados Unidos e deixaram no local uma placa com duas imagens da Terra e o texto em inglês: “Aqui homens do planeta Terra pela primeira vez colocaram os pés na Lua em julho de 1969. Viemos em paz por toda humanidade”.
Os astronautas passaram cerca de duas horas na superfície da Lua, instalando equipamentos, como sismógrafos, tirando fotografias e coletando cerca de 20 quilos de rochas e amostras de solo lunar, que foram trazidos para estudos na Terra.
Os dois astronautas voltaram para a Eagle e utilizaram seu módulo de subida para encontrar o módulo de comando Columbia, que estava na órbita do satélite sob comando de Michael Collins. A viagem de volta para a Terra foi tranquila, e eles reentraram em nosso planeta no dia 24 de julho, pousando no oceano, no local planejado, e sendo resgatados pela marinha dos Estados Unidos.
Importância da Apollo 11
A missão Apollo 11 é considerada uma das mais importantes da história por conseguir levar o ser humano até a Lua. A chegada dos norte-americanos à Lua, em 1969, encerrou as disputas espaciais entre os Estados Unidos e União Soviética, que passaram a trabalhar de forma cooperativa a partir desse momento.
Em 1975 as duas superpotências realizaram a missão Apollo-Soyuz. Nela, astronautas dos Estados Unidos e da União Soviética acoplaram suas naves no espaço, cumprimentaram-se e confraternizaram na órbita terrestre. A missão marcou o fim da Corrida Espacial.
Legado da Apollo 11
A missão Apollo 11 é considerada um dos maiores feitos da história humana. Além disso, para chegar até a Lua, diversas tecnologias foram desenvolvidas, e muitas delas passaram a ser utilizadas por nós ainda hoje. Os trajes dos astronautas que pisaram na Lua deveriam resistir à grande variação térmica do astro, o que levou ao desenvolvimento de tecidos especiais. Esses tecidos são atualmente utilizados por bombeiros, pilotos e diversos outros profissionais.
Durante o Projeto Apollo foi desenvolvido o “cook and chill”, processo de conservação de alimentos que consiste no rápido congelamento deles. O método é largamente utilizado na atualidade pela indústria alimentícia. Na Lua, pela ausência de oxigênio no ar, não era possível o uso de um veículo movido por motores à combustão, por isso a Nasa desenvolveu um veículo elétrico, outro legado para a atualidade.
Saiba mais: Construção do Muro de Berlim — outro episódio que marcou a Guerra Fria
Curiosidades sobre a Apollo 11
→ Primeira palavra dita na Lua
A primeira palavra falada por Armstrong na Lua foi “okay”, assim que ele pisou no solo lunar. Foi somente depois do “okay” que ele proferiu sua histórica frase.
→ Como foram tiradas as fotos na Lua
As primeiras fotografias tiradas na Lua foram feitas por câmeras desenvolvidas pela empresa norte-americana Hasselblad. As câmeras eram adaptadas para suportar a baixa gravidade, grandes trepidações no lançamento do foguete e as temperaturas extremas enfrentadas na viagem à Lua.
Na missão Apollo 11 duas câmeras foram utilizadas, e, após retirar os rolos de filmes delas, os astronautas as deixaram na Lua para reduzir o peso do módulo Eagle, que carregava peso extra por causa das rochas e amostras de solo coletadas. Em todo o Projeto Apollo um total de 14 câmeras foram deixadas no nosso satélite natural.
→ A programadora que salvou o Projeto Apollo
Margaret Hamilton é considerada uma das pessoas mais importantes do Projeto Apollo. Ela foi diretora da Divisão de Software do Laboratório de Instrumentação do MIT, divisão que fez toda a programação das espaçonaves do Projeto Apollo. Na descida do módulo Eagle, Armstrong cometeu o erro de não ligar o radar do módulo, fazendo com que o computador da Eagle ficasse repetindo os cálculos incessantemente.
Em um computador comum isso travaria o sistema, fazendo com que a nave se despedaçasse na Lua, mas graças à programação de Margaret Hamilton o computador conseguiu resolver o problema. Para muitos especialistas ela salvou a missão Apollo 11 com a sua programação. Em 2016 o presidente Barack Obama premiou Margaret Hamilton com a Medalha Presidencial da Liberdade por causa de sua importância para o Projeto Apollo.
→ Riscos da missão Apollo 11
Os riscos da missão Apollo 11 eram tão altos que o presidente Nixon preparou dois discursos, um para o sucesso da missão e outro para o seu fracasso.
→ A caneta que salvou a Apollo 11
Uma caneta salvou a missão Apollo 11. Ao retornar para o módulo de subida do Eagle, os astronautas verificaram que um botão necessário para acionar o motor estava quebrado. Os astronautas utilizaram a ponta metálica da caneta para solucionar o problema.
→ Missão Luna x missão Apollo
Os soviéticos lançaram três dias antes da missão Apollo 11 a missão Luna 15, uma missão não tripulada que tinha por objetivo o pouso na Lua, a coleta de solo lunar e o retorno para a Terra. O objetivo político da missão era ofuscar os feitos da Apollo 11. No dia 21 de julho de 1969, quando os astronautas norte-americanos ainda estavam na Lua, a sonda Luna 15 se espatifou no solo lunar após uma falha.
→ Homenagem do cinema
O nome do personagem Buzz Lightyear, do Toy Story, foi escolhido em homenagem a Buzz Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua.
→ Cidade brasileira na missão Apollo 11?
Em Lindoia, cidade do interior de São Paulo, a tradição oral afirma que a Nasa utilizou a água das minas da cidade na missão Apollo 11. A Lyndoia Verão, empresa que teria comercializado a água, possui uma nota fiscal de 1969 a qual registrou que 100 garrafas com água da empresa deixaram o porto de Santo, mas não é possível estabelecer para onde a água foi enviada.
Créditos das imagens
[2] Aisyaqilumaranas/ Shutterstock
Fontes
BAKER, D. missão Apollo. Editora Mbooks, São Paulo, 2019.
BARÃO, M. Introdução à astronáutica. Editora Mundo, São Paulo, 2020.
MUNHOZ, S. J. Guerra Fria: história e historiografia. Appris Editora, Curitiba, 2020.