Anglicanismo

O anglicanismo é uma doutrina cristã que surgiu na Inglaterra no século XVI, dando origem à Igreja Anglicana. Mescla elementos do catolicismo e do protestantismo.

Ilustração de Henrique VIII e de Ana Bolena, motivo pelo qual surgiu o anglicanismo.
A Igreja Anglicana surgiu na Inglaterra no século XVI devido aos interesses do rei Henrique VIII, especialmente em relação a Ana Bolena.

O anglicanismo é uma doutrina cristã que surgiu na Inglaterra no século XVI no contexto da Reforma Protestante. Essa doutrina se estabeleceu por causa da disputa política travada entre o rei da Inglaterra, Henrique VIII, e a Igreja Católica. A briga estava relacionada ao pedido do rei inglês de anular o seu casamento e a negativa que o papa deu ao rei.

A Igreja Anglicana segue um caminho intermediário entre as doutrinas católica e protestante, adotando elementos dos dois lados. Essa igreja é bastante forte em alguns países da América do Norte, Oceania e África, além de, claro, ser uma das religiões mais importantes da Inglaterra.

Leia também: Reforma Protestante — acontecimento que promoveu grandes transformações religiosas na Europa

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o anglicanismo

  • O anglicanismo é uma doutrina cristã que surgiu na Inglaterra no século XVI.
  • A Igreja Anglicana surgiu por causa dos desentendimentos de Henrique VIII, rei da Inglaterra, com a Igreja Católica.
  • O marco oficial de surgimento da Igreja Anglicana foi o Ato de Supremacia, de 1534.
  • Essa religião tem sua doutrina formada a partir de elementos presentes no catolicismo e no protestantismo.
  • É bastante popular no Reino Unido e em alguns países da América do Norte, Oceania e África.

O que é anglicanismo?

O anglicanismo é uma vertente do cristianismo que deu origem à Igreja Anglicana. O anglicanismo deu origem a uma nova igreja e uma nova tradição cristã, no século XVI, no contexto da Reforma Protestante. É conhecido por mesclar elementos oriundos do catolicismo e elementos oriundos do protestantismo.

A posição mais importante na Igreja Anglicana é ocupada pelo Arcebispo da Cantuária, e essa igreja possui mais de 90 milhões de membros espalhados por todo o planeta, possuindo números expressivos de fiéis em países como Reino Unido, Austrália, África do Sul, Canadá, Uganda, Nova Zelândia, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem fundou o anglicanismo?

A Igreja Anglicana surgiu no século XVI, na Inglaterra, no contexto da Reforma Protestante. Esse movimento, iniciado por Lutero em 1517, na Alemanha, deu origem às igrejas protestantes que se baseavam em doutrinas distintas da Igreja Católica. A Reforma Protestante foi fruto da insatisfação com o poder e corrupção da Igreja Católica, dando origem a novas interpretações da fé cristã.

A fundação da Igreja Anglicana se deu nesse contexto do reformismo religioso, mas suas origens têm relação com os interesses do rei inglês Henrique VIII. Em 1509, ele se casou com Catarina de Aragão, filha dos reis católicos da Espanha. O casal teve uma filha chamada Maria, mas não chegaram a ter um filho (o filho do casal que nasceu morreu com poucos dias de vida).

Em 1527, o rei inglês solicitou a anulação do seu casamento porque sua esposa não havia gerado um filho para ele (o rei queria um filho do sexo masculino). O papa Clemente VII não aceitou os pedidos de anulação do casamento do rei inglês, principalmente porque não queria se indispor com a Espanha, um dos países mais fiéis à Santa Sé.

A não aceitação da anulação do casamento irritou Henrique VIII, pois ele esperava o cancelamento para se casar com Ana Bolena. Isso gerou uma série de atritos entre a Inglaterra e a Igreja Católica, que se estenderam por anos. Esses atritos resultaram em uma série de medidas que foram reduzindo a influência da Igreja Católica na Inglaterra.

A medida mais importante se deu em 1534, quando foi aprovado pelo Parlamento inglês o Ato de Supremacia, lei que declarava que Henrique VIII e os reis ingleses seriam os supremos-chefes da Igreja da Inglaterra. Os historiadores entendem que esse ato oficializou a ruptura da Inglaterra com a Igreja Católica.

Características do anglicanismo

Entre as principais características do anglicanismo podem ser destacadas:

  • a mistura de elementos oriundos do catolicismo e do protestantismo;
  • estrutura episcopal semelhante à da Igreja Católica, embora não possua uma autoridade tão importante como o papa;
  • possui uma liturgia muito bem definida;
  • considera o batismo e a eucaristia como os dois sacramentos mais importantes.

O que o anglicanismo defende?

Entre os principais pontos que são defendidos pela doutrina anglicana, podem ser mencionados:

  • A Bíblia é considerada um livro sagrado e a principal fonte de inspiração religiosa dos anglicanos. A doutrina anglicana se centra no texto bíblico. Além disso, abre espaço para que o texto possa ser interpretado pelos fiéis, não estabelecendo uma leitura engessada do texto.
  • Estabelece a existência de diversos sacramentos, mas define que o batismo e a eucaristia são os mais importantes deles.
  • Permite que haja a possibilidade de distintas interpretações teológicas dentro da sua fé, mas desde que eles respeitem valores fundamentais dentro da fé cristã.
  • A Igreja Anglicana é conhecida por ser tolerante quanto à diversidade, dando espaço para que mulheres conduzam ministérios religiosos e garantindo a inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIAP+ dentro da igreja.
  • Mescla valores da fé católica e da fé protestante.
  • Acredita que as pessoas são justificadas pela fé.

Diferenças entre anglicanismo e catolicismo

Entre as diferenças existentes entre anglicanismo e catolicismo podem ser destacadas:

  • Autoridade do papa: os anglicanos não consideram o papa como autoridade religiosa e não possuem uma autoridade do tipo. Além disso, os anglicanos discordam da ideia da infalibilidade do papa.
  • Celibato: discordam sobre a obrigatoriedade do celibato que é imposta na Igreja Católica aos sacerdotes.
  • Transubstanciação: os anglicanos divergem dos católicos na questão do milagre que ocorre no momento da Eucaristia, pois não acreditam que os elementos se transformam literalmente na carne e sangue de Jesus.
  • Purgatório: os anglicanos não acreditam na existência do purgatório enquanto local de purificação dos pecados.

Para saber mais sobre o catolicismo, clique aqui.

Anglicanismo x protestantismo

O anglicanismo é uma tradição cristã que nasceu no interior do protestantismo, mas é entendido como uma doutrina que adotou a via média, isto é, o caminho intermediário entre o catolicismo e o protestantismo. Importante entender, no entanto, que o surgimento do anglicanismo foi motivado por questões políticas, enquanto o protestantismo também surgiu por questões políticas, mas teve motivações teológicas.

Uma influência evidente do protestantismo na Igreja Anglicana é a crença de que os fiéis são justificados, isto é, salvos, pela sua fé. Além disso, ambos rejeitam o celibato dos sacerdotes, entendem que o batismo e a eucaristia são sacramentos mais importantes, valorizam a interpretação do texto bíblico, etc.

Anglicanismo, calvinismo e luteranismo

Anglicanismo, calvinismo e luteranismo são três doutrinas que surgiram no contexto da Reforma Protestante. Vejamos as diferenças entre elas:

  • Anglicanismo: surgiu na Inglaterra em 1534 por influência de Henrique VIII e da disputa política dele com a Igreja Católica. Abraçou um caminho intermediário, mesclando elementos da fé católica e da fé protestante.
  • Luteranismo: surgiu na Alemanha em 1517 por intermédio de Lutero. Rompeu com alguns dogmas da Igreja Católica, defendendo que a justificação se dá pela fé.
  • Calvinismo: surgiu na Suíça por influência de João Calvino. Tem como base doutrinária a crença da predestinação dos eleitos, defendendo que os salvos são escolhidos por Deus.

Anglicanismo no mundo

O anglicanismo é uma tradição cristã que se difundiu consideravelmente nos locais que foram colonizados pelos britânicos ao longo da história. Há registro de grandes comunidades anglicanas na América do Norte, Oceania e África. O conjunto das igrejas anglicanas espalhadas pelo mundo é conhecido como Comunhão Anglicana. Estima-se que existam cerca de 90 milhões de anglicanos.

Anglicanismo no Brasil

O anglicanismo no Brasil é representado pela Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Ieab), tendo se estabelecido aqui no começo do século XIX durante o período da transferência da Corte portuguesa para o Brasil. O anglicanismo foi trazido por ingleses que vinham ao Brasil, realizando seus cultos em suas casas. O primeiro templo anglicano no Brasil foi construído em São Paulo, em 1873.

Exercícios resolvidos sobre anglicanismo

Questão 1

O anglicanismo surgiu a partir da ação de qual monarca inglês?

A) Elizabeth I

B) Vitória I

C) Henrique VIII

D) Ricardo Coração de Leão

E) Jaime II

Resolução:

Alternativa C.

A Igreja Anglicana surgiu a partir da briga política que envolveu o rei inglês Henrique VIII e a Igreja Católica pela questão da anulação do seu casamento.

Questão 2

Qual dos elementos da doutrina católica está presente na doutrina anglicana?

A) crença nos santos como intercessores

B) defesa do celibato dos sacerdotes

C) crença no purgatório

D) crença idêntica da transubstanciação

E) nenhuma das alternativas acima

Resolução:

Alternativa E.

Das alternativas apresentadas, os anglicanos possuem divergências com todas em relação à crença estabelecida na doutrina católica. Não acreditam nos santos como intercessores, discordam do celibato dos sacerdotes, não acreditam no purgatório e discordam da ideia da transubstanciação nos termos católicos.

Fontes

ANDRADE, Alberto. Quais as diferenças e semelhanças entre católicos e anglicanos? Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/duvidas-religiosas/quais-diferencas-e-semelhancas-entre-catolicos-e-anglicanos.

ROSA, João Luíz. O que é Igreja Anglicana e por que Charles III virou o chefe dela? Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/09/19/o-que-e-a-igreja-anglicana-e-por-que-o-rei-charles-virou-o-chefe-dela.ghtml.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

A doutrina da predestinação

Uma teoria religiosa formulada nos tempos da Reforma.

Calvinismo

Clique aqui e entenda o que é o calvinismo. Conheça suas principais ideias e características e saiba quais são seus cinco pontos.

Concílio de Trento

Acesse o site e conheça mais sobre a história do Concílio de Trento. Entenda quais foram os objetivos desse concílio e quais foram as suas decisões para o catolicismo.

Contrarreforma Católica

A Contrarreforma pretendeu combater o protestantismo, que questionava o poder secular da Igreja Católica.

Era Vitoriana

Acesse o texto e saiba o que marcou a Era Vitoriana. Veja como era a moda, a sociedade, a cultura, as tecnologias e algumas invenções da época.

Guerra Civil e Reforma na Suíça

Conheça o processo da Reforma na Suíça e como as divergências doutrinárias resultaram em uma violenta Guerra Civil.

John Wyclif, precursor da Reforma Protestante

Saiba quem foi John Wyclif e qual sua influência sobre a Reforma Protestante.

Martinho Lutero

Conheça os principais aspectos da vida de Martinho Lutero, um dos grandes nomes da Reforma Protestante.

Reforma Luterana

Movimento no século XVI em que as práticas da Igreja foram questionadas.

Religião e Guerras Camponesas na Alemanha

Saiba como a religião serviu de motivo para as Guerras Camponesas na Alemanha, no século XVI.

Religião e política na Idade Moderna

Além do questionamento da doutrina religiosa, o protestantismo provocou uma ruptura política em vários Estados europeus durante a Idade Moderna.

Revolução Puritana

Saiba o que foi a Revolução Puritana. Confira as fases, as causas e os fatos marcantes desse conflito. Entenda a relação entre a Revolução Puritana e a Gloriosa.