Maioridade penal

A maioridade penal é entendida como a idade na qual a pessoa é considerada adulta pela lei e passa a ser integralmente responsabilizada por seus atos, caso infrinja a lei.

Mãos de detento algemado em referência à maioridade penal.
A maioridade penal define a idade para que uma pessoa seja integralmente responsabilizada por infrações da lei.

maioridade penal é a idade mínima, estabelecida em lei, que define o momento que uma pessoa passa a ser adulta, sendo integralmente responsável pelos seus atos do ponto de vista legal. Atualmente, a Constituição Federal estabelece que a maioridade penal no Brasil se inicia com 18 anos de idade.

A legislação brasileira também estabelece que a responsabilidade penal se inicia com 12 anos de idade, quando a pessoa pode ser parcialmente responsabilizada por seus atos. Existe um debate no Brasil para a redução da maioridade penal para 16 anos, mas não avançou no Senado. A maioria dos países adota os 18 anos como a idade para estabelecer a maioridade.

Leia mais: Direitos Humanos — categoria de direitos básicos e inalienáveis

Tópicos deste artigo

Resumo sobre maioridade penal

  • A maioridade penal é a idade em que uma pessoa é considerada adulta pela lei.

  • Também determina a idade mínima em que uma pessoa pode ser integralmente responsabilizada por infrações da lei.

  • No Brasil, a maioridade penal se inicia aos 18 anos de idade.

  • A responsabilidade penal, quando a pessoa pode ser punida parcialmente por suas infrações, se inicia aos 12 anos de idade.

  • Existe um projeto de emenda constitucional que defende a redução da maioridade penal para 16 anos.

O que é a maioridade penal?

A maioridade penal é um entendimento legal que estabelece a idade mínima para que uma pessoa seja considerada adulta. No contexto legal, essa maioridade penal estabelece a idade mínima para que uma pessoa seja integralmente responsabilizada por crimes e delitos cometidos nos termos do nosso Código Penal.

Diferenças entre maioridade penal e responsabilidade penal

Nos termos legais, existe uma diferenciação entre maioridade penal e responsabilidade penal. No caso brasileiro, uma pessoa é maior do ponto de vista penal a partir dos 18 anos. Já a responsabilidade penal fala de uma idade inferior em relação à maioridade penal em que uma pessoa passa a ser minimamente responsabilizada por suas ações.

Nesse sentido, a maioridade penal estabelece a idade em que uma pessoa se torna adulta aos olhos da lei, podendo ser integralmente responsabilizada pelo Código Penal. A responsabilidade penal, por sua vez, estabelece uma idade mínima para que a pessoa seja responsabilizada de maneira mais branda por seus delitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante pontuar que, no Brasil, os menores de 18 anos são inimputáveis pela Constituição Federal, mas o texto também sugere que os menores de idade estão sujeitos à legislação especial. No caso brasileiro, essa legislação é o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. Por meio dele, pessoas com 12 a 17 anos de idade estão sujeitas a punições leves pelas infrações cometidas. Sendo assim, entende-se que a responsabilidade penal no Brasil se inicia com 12 anos de idade.

Maioridade penal no Brasil

A maioridade penal no Brasil é definida pelos termos da Constituição Federal de 1988, do Código Penal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os três documentos estabelecem que a maioridade penal se inicia aos 18 anos de idade. Sendo assim, imediatamente após completar 18 anos de idade, uma pessoa já é maior de idade no Brasil.

Essa definição no Brasil segue o que conhecemos como doutrina de proteção integral à criança, estabelecida na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e da Organização das Nações Unidas realizada em 1989.

Com base nessa doutrina, convencionou-se internacionalmente a ideia de que crianças e adolescentes de até os 18 anos de idade devem ser integralmente protegidos pelas famílias e pelo Estado. Dessa forma, estabeleceu-se que os 18 anos são o momento em que uma pessoa alcança a maioridade penal, sendo considerada adulta e responsável por seus atos aos olhos da lei.

Leia mais: Racismo no Brasil — estruturalmente, resulta no encarceramento em massa de jovens negros

Argumentos a favor ou contra a redução da maioridade penal no Brasil

A questão da maioridade penal é um assunto que sempre gera polêmicas, sobretudo por haver aqueles que questionam seus termos no Brasil. O debate sobre a redução da maioridade penal, para que seja reduzida para 16 anos, é frequente em nosso país.

Esse debate esteve presente no Congresso Nacional, uma vez que, em 1993, foi protocolado o projeto de Emenda Constitucional nº 171. A PEC 171/1993 propunha a redução da maioridade penal no Brasil para 16 anos, fazendo com que os jovens de 16 e 17 anos já pudessem responder integralmente pelas infrações cometidas, assim, deixariam de ser inimputáveis.

O projeto foi debatido por uma comissão da Câmara dos Deputados, sendo aprovado e enviado para o Senado Federal em 2015. Desde então, a proposta aguarda para ser debatida e votada em plenário. Sem a votação e aprovação, a emenda não entra em vigor e, assim, permanece engavetada. Esse é um debate complexo que tem pessoas a favor e contra. Vejamos os principais argumentos a favor e contra a maioridade penal.

Aqueles contra a emenda afirmam que:

  • A ressocialização dos adolescentes será prejudicada, pois as cadeias brasileiras dificultam demais o processo de ressocialização do indivíduo.

  • O menor de idade já pode ser responsabilizado por suas infrações, não sendo necessária a redução da maioridade penal.

  • A superlotação do sistema penitenciário brasileiro.

  • A falta de evidências que comprovem que a redução reduzirá a criminalidade.

  • São necessárias outras medidas, como maior investimento em educação, para garantir a redução da criminalidade etc.

Aqueles a favor afirmam que:

  • Menores de 18 anos de idade, sobretudo os com 16 e 17 anos, já têm consciência de seus atos, podendo ser integralmente responsabilizados por suas infrações.

  • As punições estabelecidas pelo ECA são muito brandas.

  • A redução pode contribuir para a redução da criminalidade.

  • Videoaula sobre redução da maioridade penal no Brasil

Possíveis consequências da redução da maioridade penal no Brasil

A maioridade penal pode trazer mudanças significativas para o Brasil e para a segurança pública. Os argumentos pontuados acima podem ser utilizados como potenciais consequências da redução da maioridade:

  • redução na possibilidade de ressocialização de adolescentes;

  • superlotação maior ainda do sistema prisional;

  • abandono das políticas de proteção de crianças e adolescentes;

  • potencial aumento dos crimes sexuais nas cadeias;

  • possível redução da criminalidade.

ECA e a maioridade penal

Atualmente, os menores de 18 anos são responsabilizados criminalmente por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com esse documento, um menor de idade pode permanecer detido por até 45 dias para que aconteça o seu julgamento. O juiz responsável pode aplicar medidas socioeducativas para advertir e ressocializar o jovem infrator.

As medidas contra um jovem infrator podem ser:

  • privação de liberdade;

  • semiliberdade;

  • liberdade assistida;

  • prestação de serviços à comunidade;

  • advertência;

  • obrigação de reparação do dano.

Leia mais: Violência no Brasil — algumas causas são as desigualdades sociais, a falta de oportunidades aos pobres e a ausência estatal

Maioridade penal no mundo

Atualmente, grande parte dos países adota os 18 anos como o momento de definição da maioridade penal. Entretanto, existem aqueles que adotam outras idades:

  • Albânia: 16 anos;

  • Canadá: 14 anos;

  • Chile: 16 anos;

  • Argentina: 18 anos;

  • França: 18 anos.

Fontes

ANDI. Quais são os tipos de punições previstas para os adolescentes que cometem ato infracional? Disponível em: https://andi.org.br/dicasparacobertura/quais-sao-os-tipos-de-punicoes-previstas-para-os-adolescentes-que-cometem-ato-infracional/

CÂMARA DOS DEPUTADOS. PEC 171/1993. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=14493

CRM-RR. A doutrina de proteção integral à criança. Disponível em: https://crmrr.org.br/artigos/a-doutrina-de-protecao-integral-a-crianca/#:~:text=A%20teoria%20de%20prote%C3%A7%C3%A3o%20integral,desenvolvimento%20f%C3%ADsico%2C%20psicol%C3%B3gico%20e%20moral.

GOMES, Gustavo. Entenda o que diz a lei sobre infratores menores de 18 anos. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/cidadania/2015/03/entenda-como-sao-punidos-os-infratores-menores-de-18-anos

OAB NACIONAL. OAB é contra a redução da maioridade penal. Disponível em: https://www.oab.org.br/noticia/28231/oab-e-contra-a-reducao-da-maioridade-penal

TJDFT. Menoridade. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/jurisprudencia-em-temas/a-doutrina-na-pratica/imputabilidade/menoridade

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

12 de Outubro – Dia das Crianças

Entenda como foi criado o Dia das Crianças no Brasil e como essa data disseminou-se no país todo.

25 de março: Dia da Constituição

Acesse o site e saiba mais sobre o Dia da Constituição. Conheça mais sobre as características da primeira Constituição brasileira e sua importância para o país.

Constituição de 1988

Encontre aqui tudo o que você precisa saber sobre a Constituição de 1988, conhecida também como Constituição Cidadã. Entenda o contexto histórico do Brasil durante a elaboração dessa Constituição, saiba como foi o processo para elaborá-la e, por fim, veja um breve resumo das conquistas da nova Carta Constitucional.

Desigualdade social

Entenda o que é, como funciona e o que causa a desigualdade social por meio desta análise.

Educação

A educação é a ferramenta que possuímos para moldar nossa realidade. Entenda mais aqui!