A colonização inglesa

Em 1620, desembarcaram na América do Norte os peregrinos do navio Mayflower, que fugiam da perseguição religiosa na Inglaterra.*
Em 1620, desembarcaram na América do Norte os peregrinos do navio Mayflower, que fugiam da perseguição religiosa na Inglaterra.*

A colonização inglesa iniciou-se quando Sir Walter Raleigh recebeu ordens da Rainha da Inglaterra para colonizar a América do Norte. Em 1585, na Ilha de Roanoke, Sir Raleigh fundou uma colônia que, no entanto, não vingou. Uma nova tentativa foi feita, no século XVII, com sucesso, através da fundação de companhias idênticas às companhias de comércio, para explorarem o comércio nas terras americanas, como as Companhias de Londres e a de Plymouth. A companhia de Londres enviou uma centena de colonos com destino à já conhecida Ilha de Roanoke. Desviados de sua rota, os navios foram parar na baía de Chesapeake, onde foi fundado um povoado denominado Virginia em homenagem a Elizabeth, a rainha virgem. Essa colônia foi o berço dos Estados Unidos.

Grande parte dos colonos que chegaram à América do Norte fugia de perseguições religiosas e de dificuldades econômicas. Comunidades inteiras de protestantes emigraram para o Novo Mundo, não só ingleses, mas suíços, escoceses, alemães e irlandeses. Esses povos se estabeleceram na costa leste do litoral. Com isso, várias colônias foram constituídas e formaram unidades independentes. As grandes distâncias que as separavam não permitiram a existência de um governo centralizado ou de uma unidade política. Assim, as colônias inglesas foram divididas em colônias do norte, do centro e do sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Colônias do Norte:

Massachusetts foi colonizada por protestantes puritanos que vieram da Inglaterra, transportados para a América em um navio chamado Mayflower. Esses imigrantes denominados pais peregrinos tornaram-se famosos pelo compromisso firmado de conviverem juntos, ou seja, em união na América. Os pais peregrinos acreditavam serem eleitos por Deus. Nova Hampshire, Rhode Island e Connecticut.

Colônias do centro:

Nova Iorque, Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware.

Colônias do Sul:

Maryland, Virginia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. As colônias da América do Norte desenvolveram características econômicas, religiosas e sociais diferentes entre si.
 

*Créditos da imagem: Chrisdorney e Shutterstock
 

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Lilian Maria Martins de Aguiar

Artigos relacionados

Caio Prado Júnior

Saiba um pouco mais sobre Caio Prado Júnior, político e historiador que deixou grande contribuição intelectual sobre a formação social e política do Brasil.

Capitanias hereditárias

Saiba o que foram as capitanias hereditárias, implantadas no Brasil pelo rei de Portugal a partir da década de 1530.

Colonização espanhola

Veja como foi a colonização espanhola. Saiba como eram divididas as colônias espanholas e saiba quais países da América foram colonizados pela Espanha.

Descobrimento da América

Clique no link e acesse para saber mais detalhes sobre o descobrimento da América. Saiba como os historiadores entendem esse acontecimento marcante.

Dia de Ação de Graças

Clique aqui, saiba qual é a origem do Dia de Ação de Graças, conheça os pratos típicos e quando e como essa data é comemorada.

Estados Unidos

Clique aqui e descubra quais são os 50 estados dos Estados Unidos. Conheça sua bandeira, história e economia.

Pioneirismo inglês

Entenda o que foi o pioneirismo inglês na Primeira Revolução Industrial. Conheça as causas do pioneirismo inglês e as consequências da industrialização.

Povos originários

Clique aqui para saber quem são os povos originários. Veja exemplos de povos originários do Brasil e do mundo e conheça as suas principais características.

Segunda Revolução Industrial

Confira o que foi a Segunda Revolução Industrial. Veja quais foram as principais características do período e saiba quando teve fim.

Tratado de Utrecht

Entenda o Tratado de Utrecht (1713) e por que ele alterou a relação entre as metrópoles europeias e as colônias americanas.