Governos Militares

Castelo Branco - início do governo militar
Castelo Branco - início do governo militar

Em 1961, João Goulart assumiu a presidência do Brasil. Uma de suas primeiras medidas adotadas foi a criação das Reformas de Base, com o objetivo de reduzir a inflação e estimular o crescimento econômico.

No dia 13 de março de 1964, João Goulart convocou um comício na Central do Brasil, Rio de Janeiro. Nesse evento, anunciou a nacionalização das empresas de petróleo e o primeiro decreto de reforma agrária. Goulart, que não tinha o perfil de comunista, passou a ser considerado perigoso pelos militares. Revoltada com a posição do presidente, a classe média paulista protestou realizando a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que exigia que o exército derrubasse o presidente.

No dia 31 de março de 1964, os militares, apoiados pelos Estados Unidos, depuseram João Goulart, instaurando uma ditadura no Brasil que só terminaria em 1985. Este período foi marcado por muita violência e repreensão. Jornais, revistas e periódicos foram censurados. Artistas, intelectuais, professores e membros de todas as classes que protestavam contra o regime, eram intimados a depor nos departamentos criados para coibir a crescente socialista.

Muitos brasileiros foram obrigados a se exilar para não sofrerem represálias militares. O Brasil viveu um período negro em sua história, em que a liberdade de expressão foi cassada, e o terror alimentado, sepultando a democracia. De 1964 a 1985, governaram o país: Humberto Castelo Branco, Artur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Batista de Oliveira Figueiredo.

Em 1984, a população saiu às ruas para protestar contra esse regime que já combalia, em um ato conhecido como Diretas Já. Em 1985, o Brasil vivenciou a queda da ditadura e o Colégio Eleitoral elegeu Tancredo Neves. A primeira eleição direta foi em 1989, com a vitória de Fernando Collor de Melo.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Demercino José Silva Júnior

Artigos de Governos Militares

A Igreja e a Ditadura

O envolvimento da Igreja, na figura de D. Evaristo Arns, na ditadura militar brasileira.

Ação Libertadora Nacional (ALN)

Saiba mais sobre a Ação Libertadora Nacional, organização revolucionária comunista criada por Carlos Marighella em 1968.

AI-1 - Ato Institucional Nº 1

Clique aqui e saiba o que foi o AI-1 - Ato Institucional Nº 1. Conheça suas principais características e descubra quais foram seus objetivos.

AI-2 e o fortalecimento da linha dura

Extinção dos partidos políticos e submissão do Judiciário ao Executivo foram algumas das medidas do AI-2. Clique aqui e saiba mais!

AI-3 — Ato Institucional nº 3

Com o AI-3, a eleição indireta era estendida a governadores e prefeitos de capitais. Clique e saiba mais!

AI-4

Conheça o objetivo do AI-4, quarto Ato Institucional publicado pelos ditadores do regime de 1964.

Comunismo

Acesse este texto para saber mais detalhes sobre o comunismo. Entenda o que é, o que propõe, como surgiu e se já existiram nações comunistas na história.

Diretas Já

Saiba como o movimento das Diretas Já lutou pelo retorno das eleições diretas e do voto popular. Compreenda o contexto do movimento, suas causas e consequências.

Ditadura Militar no Brasil

Clique no link para saber mais detalhes sobre a Ditadura Militar no Brasil. Entenda como se iniciou, detalhes da repressão e como se encerrou.

Golpe civil-militar de 1964

Acesse este texto para saber mais detalhes do golpe civil-militar que aconteceu no Brasil em 1964. Entenda o contexto que levou a esse acontecimento.

Governo Castello Branco e o início da ditadura

Conheça as ações de Castello Branco à frente do primeiro governo da ditadura militar.

Governo Costa e Silva e a ascensão da linha-dura

Costa e Silva, um dos principais expoentes da chamada linha-dura, teve sua passagem pelo poder marcada por manifestações e pelo aumento da repressão.

Governo Figueiredo e o fim da ditadura

Conheça as características do Governo Figueiredo, o último da ditadura civil-militar.

Governo Geisel: a abertura lenta, gradual e segura

Conheça o governo Geisel e saiba por que ele é conhecido pelos adjetivos “lenta, gradual e segura”.

Governo Médici: repressão e crescimento econômico

O governo Médici caracterizou-se pela intensificação da repressão aos opositores, bem como pelos incentivos que levaram ao crescimento da economia.

Guerrilha do Araguaia

Saiba o que foi a guerrilha do Araguaia e entenda como uma organização comunista revolucionária instalou-se no Norte do Brasil.

Inquéritos Policiais Militares (IPMs)

Com os Inquéritos Policiais Militares (IPMs), a linha-dura dos militares pôde perseguir e punir os opositores da ditadura civil-militar brasileira.

João Figueiredo

Conheça as características do governo João Figueiredo, último presidente da ditadura militar brasileira. Saiba sobre sua carreira militar e aspectos da vida pessoal.

Luta armada contra a ditadura militar

Conheça as características da luta armada durante a ditadura civil-militar no Brasil.

Milagre econômico brasileiro

Saiba o que foi o milagre econômico brasileiro e a utilização dele pela ditadura civil-militar.

O AI-5 e intensificação da repressão no Brasil

Conheça o AI-5 e suas principais características na repressão à oposição à ditadura civil-militar.

Os jornais e a censura do regime militar

As tensões e dilemas que marcaram a perseguição a esses veículos de comunicação.