Zonas polares

Zona polar
Zona polar

O mundo possui uma imensa variedade de paisagens, que se apresentam de acordo com a localização geográfica, além de outros fatores, tais como clima, relevo e luminosidade. As zonas polares revelam paisagens diferentes das que conhecemos, que são praticamente inabitadas.

As zonas polares estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, nelas as condições climáticas são adversas, tendo em vista que apresentam as mais baixas temperaturas da Terra, em razão da influência do clima polar e a incidência de raios solares sobre a superfície terrestre de forma bastante inclinada. Nas duas zonas polares são identificadas duas estações bem definidas: verão e inverno.
No verão as temperaturas médias não passam dos 10°C e a luz solar não é muito intensa. Já no inverno, o frio é rigoroso, com temperaturas negativas que oscilam entre
-30°C e -50°C.

Na região da Antártica (polo sul) a superfície é constituída por uma grossa camada de gelo, em geral não há solo e vegetação. Já na região da Antártida (polo norte), nas áreas onde se encontram o Alasca e a Groenlândia não há perda de gelo na superfície. No entanto, no norte do Canadá e da Rússia, e em áreas do sul da Groenlândia e do Alasca ocorre o degelo na estação do verão. Nesse período o solo fica descoberto e, mesmo não sendo rico em fertilidade, surge uma vegetação rasteira composta por musgos e liquens, denominada de tundra.

Tanto na Antártica como na Antártida, o povoamento é praticamente inviável, isso é explicado pelo fato de que as temperaturas são muito baixas, além da insuficiente quantidade de luz solar e pobreza de nutrientes dos solos - que os tornam inférteis. Entretanto, diversos estudos geológicos recentes revelaram a existência de importantes jazidas minerais no subsolo das duas zonas polares, entre elas o petróleo. Tais descobertas têm motivado a instalação de infraestrutura, o que significa que poderá haver povoamento dessas regiões de condições tão adversas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A biosfera

A biosfera, A biosfera é a esfera da vida, A biosfera oferece condições para o desenvolvimento da vida, O que é biosfera, A constituição da biosfera, Os elementos que compõe a biosfera.

Amplitude térmica

Você sabe o que é amplitude térmica? Clique aqui e entenda esse conceito frequentemente utilizado nas previsões do tempo.

Domínios Morfoclimáticos

Domínios Morfoclimáticos, O que são os Domínios Morfoclimáticos, a importância dos domínios morfoclimáticos.

Movimento de translação

Movimento de translação, O que é o movimento de translação, Como ocorre o movimento de translação, O movimento de translação e a sucessão dos anos, O movimento de translação e as estações do ano.

Pangéia

Pangéia, O primeiro continente do planeta, O que é a Pangéia, As divisões da Pangéia, Quem criou a teoria da deriva continental, Como foi alcançada a teoria da deriva continental.

Permafrost

A composição do permafrost, as características e a relação desse tipo de solo com as novas fontes de energia e até com o aquecimento global.

Vegetação

Vegetação, elemento da paisagem, higrófilas, hidrófilas, xerófilas, plantas, vegetais, luz, calor, umidade, solo, hidrografia, ambientes aquáticos, Linha do Equador, florestas Tropicais, equatoriais, florestas Temperadas, coníferas, caducifólias, Estepe, Tundra, Pradarias.

Zonas térmicas da Terra

Zonas térmicas da Terra, zonas climáticas, climas do mundo, localização, geográfica, luz solar, ano, planeta, Linha do Equador, Círculo Polar Ártico, superfície, Zona intertropical, Zonas temperadas, Zonas polares.