O Zimbábue, cujo nome significa “casa de pedra” no dialeto local, situa-se na porção sul do continente africano. Seu território, sem saída para o mar, limita-se ao norte e a leste com Moçambique, ao norte e noroeste com a Zâmbia, a oeste com Botsuana e ao sul com a África do Sul.
Ex-colônia britânica, o país era conhecido como Rodésia do Sul. A independência nacional foi conquistada e reconhecida em 1980. Desde então, a instabilidade política no Zimbábue intensificou os problemas socioeconômicos, provocando sanções de várias nações e organismos internacionais. O Banco Mundial, por exemplo, suspendeu a ajuda financeira envida ao país.
Considerado uma das nações mais pobres do planeta, o Zimbábue apresenta economia pouco desenvolvida. O solo fértil e o clima tropical são propícios para a prática da agricultura. No entanto, uma “reforma agrária” promovida pelo governo nacional disponibilizou terras para pessoas que não possuíam experiência com as atividades rurais, culminando numa queda de produção agrícola. Outra atividade de grande importância para a captação de recursos financeiros é a mineração, com destaque para a exploração das reservas de ouro, prata e níquel.
De acordo com relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Zimbábue possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,140, ocupando a última posição do ranking mundial, que é formado por 169 países. Entre os problemas sociais do país estão a baixa expectativa de vida (apenas 37 anos, a menor do mundo); alta taxa de mortalidade infantil: 54 óbitos a cada mil nascidos vivos; 40% dos habitantes são subnutridos; a maioria da população vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia.
Brasão de Armas
Dados do Zimbábue:
Extensão territorial: 390.759 km².
Localização: África.
Capital: Harare.
Clima: Tropical.
Governo: República presidencialista.
Atual presidente: Robert Gabriel Mugabe.
Divisão administrativa: 10 províncias.
Idiomas: Inglês (oficial), chona e sindebele.
Religiões: Cristianismo 68,3% (independentes 44,9%, protestantes 16,4%, outros 7%), crenças tradicionais 29,2%, outras 1,3%, sem religião e ateísmo 1,2%.
População: 12.522.784 habitantes. (Homens: 6.054.613; Mulheres: 6.468.171).
Densidade demográfica: 32 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 0,3%.
População residente em área urbana: 37,7%.
População residente em área rural: 62,3%.
Analfabetismo: 9%
População subnutrida: 40%.
Taxa de mortalidade infantil: 54 para cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 37 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 81%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 46%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,140 (muito baixo).
Moeda: Dólar zimbabuano.
Produto Interno Bruto (PIB): 3,4 bilhões de dólares.
PIB per capita: 159 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, SADC, UA.