Vênus é um planeta do sistema solar, sua posição corresponde ao segundo lugar em relação ao sol.
O nome do planeta advém da deusa romana do amor, Vénus. Há muito tempo Vênus foi comparado com a Terra, classificando-os como planetas gêmeos, essa idéia foi concebida a partir de semelhanças comuns em relação à massa e ao tamanho.
O planeta Vênus contém uma longa ligação com os habitantes terrestres, desde as civilizações antigas. Uma das particularidades desse planeta é em relação à sua emissão de luz, esse fato o torna um dos astros mais cintilantes, superado somente pela Lua. Essa característica possibilita sua visualização a partir da Terra em período diurno e noturno, devido sua capacidade de brilhar recebe diversos nomes, como Estrela Dalva ou Estrela do Pastor.
A atmosfera que envolve o planeta Vênus é muito densa, além de ser constituída predominantemente por dióxido de carbono e uma restrita porção de nitrogênio. Ocorre uma enorme pressão da atmosfera em relação à superfície de Vênus, superado em 92 vezes a pressão da atmosfera terrestre.
A predominância do dióxido de carbono na atmosfera de Vênus desenvolve um elevado efeito estufa, o que favorece o aumento das temperaturas, que podem atingir até 460ºC, e o torna mais quente que Mercúrio e todos os outros planetas.
A órbita de Vênus não é elíptica como a dos outros planetas, é basicamente circular. Os movimentos de translação e rotação são intrigantes. O tempo gasto para concluir o primeiro é de 224 dias (em relação aos dias terrestres) e o segundo 243 dias, ou seja, um dia em Vênus é maior que um ano.