O transporte público é uma forma de locomoção existente em cidades de médio e grande porte, utilizado pela população e que deve ser oferecido pelo Estado, mas que pode ser terceirado ou até privatizado.
Na maioria das cidades, o principal tipo de veículo utilizado é o ônibus, mas existem também os metrôs, os trens e, em algumas cidades, balsas, barcos, lanchas, entre outros. Se bem utilizado, o transporte coletivo pode ser a principal solução para problemas de mobilidade urbana, como os congestionamentos.
A cidade no mundo onde o transporte público é mais bem avaliado é Tóquio. Apesar de ser uma das maiores metrópoles do planeta, ela consegue apresentar um meio de condução complexo e eficiente. Sua frota é composta por metrô, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), trens urbanos, ônibus e balsas, que atuam durante 24 horas por dia.
Em segundo lugar, aparece a cidade de Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, que investe em diversos tipos de veículos – que também funcionam durante todo o dia – e na construção de ciclofaixas.
Em terceiro lugar, completando o pódio, aparece a cidade de Londres, na Inglaterra. Comumente, essa cidade é colocada como referência mundial em transporte público em todo o mundo. A capital da Inglaterra possui o mais antigo metrô do mundo, o Metropolitano de Londres.
Esse ranking contribui para desmistificar a ideia de que o problema do transporte público não é o transporte em si, mas o excesso populacional e as grandes distâncias das cidades. É claro que esses indicativos também interferem, mas todas as cidades acima listadas estão entre as maiores e mais populosas do mundo.
No Brasil, os recentes protestos com relação ao aumento do preço da passagem colocaram em evidência as precárias condições do transporte público do país, que está longe de figurar entre os melhores do mundo. Não obstante, entre as cidades do mundo com o maior valor da tarifa em função do salário mínimo, a liderança é da cidade de São Paulo, segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico). Em termos absolutos, o transporte público mais caro do mundo é o da cidade de Oslo, na Noruega.