Siglas da Geopolítica

As relações geopolíticas e econômicas internacionais estão repletas de conceitos e siglas. Conhecer algumas dessas denominações pode ser importante para facilitar os estudos.

Bandeira da ONU, uma das principais organizações internacionais
Bandeira da ONU, uma das principais organizações internacionais

Ao estudar os eventos da geografia política e econômica internacional, muitas vezes nos deparamos com um emaranhado de siglas que, nem sempre, conseguimos ter tempo ou paciência para tentar conhecer e identificar. Por isso, reunimos neste texto os principais termos e suas definições para facilitar os seus estudos.

Para conhecer mais detalhadamente cada um dos conceitos, clique em seus respectivos nomes.

ONU: Organização das Nações Unidas. É uma organização internacional composta por praticamente todos os países. Seu principal objetivo é encontrar soluções viáveis para combater os problemas sociais em escala internacional.

OMC: Organização Mundial do Comércio. É uma entidade criada para promover a liberalização do comércio, isto é, a facilitação das trocas comerciais internacionais. É também a instância máxima de avaliação e julgamento de conflitos e processos envolvendo as relações comerciais entre os países.

FMI: Fundo Monetário Internacional. É uma organização financeira criada para promover empréstimos e cooperações econômicas a fim de controlar grandes crises e problemas econômicos de todos os tipos. Conta atualmente com 187 países-membros.

Banco Mundial: Assim como o FMI, o Banco Mundial é um centro financeiro de cooperação internacional. No entanto, o seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de países ou regiões do mundo que mais necessitem de investimentos.

BIRD: Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento. É um banco ligado à ONU criado para promover o desenvolvimento de áreas que carecem de investimentos. Assim como o FMI e o Banco Mundial, também opera através da concessão de empréstimos.

OTAN: Organização do Tratado do Atlântico Norte. É um mecanismo internacional criado para a cooperação militar entre os países-membros. Criada durante a Guerra Fria, a OTAN foi a principal frente de combate à linha de organização dos países soviéticos socialistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

OPEP: Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Trata-se de um cartel internacional formado por países que exportam uma grande quantidade de petróleo. Essa associação é utilizada para negociar o preço desse produto, elevando os valores em tempos de instabilidade política, sobretudo quando ocorre no Oriente Médio.

G-8: É um grupo formado pelos sete países mais ricos do mundo somados à Rússia. Apesar de não estarem entre as maiores economias do mundo, os russos integram o G-8 em virtude de seu poderio bélico e de sua importância geopolítica. Esses países reúnem-se periodicamente para resolver dilemas internacionais de ordem econômica e política.

G-20: É um grupo formado, atualmente, por um total de 23 países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Essas nações reuniram-se nesse grupo para debater questões comerciais e estabelecer acordos comuns para serem apresentados em bloco nas rodadas de negociação da OMC.

G-20 Financeiro: É formado por representantes dos bancos centrais dos países que compõem o G-8 em conjunto a outras 11 nações consideradas emergentes. Trata-se de um fórum de discussão sobre os rumos da economia mundial.

BRICS: É uma sigla inicialmente utilizada para designar os quatro países emergentes com maior potencial de se tornarem desenvolvidos: Brasil, Rússia, Índia e China. Inicialmente, era apenas um termo usado por alguns economistas, mas depois se tornou um mecanismo de diálogo e cooperação internacional. Em 2011, incorporou a África do Sul (mudando a sigla de BRIC para BRICS).

Curiosidade: a expressão “BRIC” é um trocadilho envolvendo a palavra “BRICK”, que significa “tijolo” em inglês. Esses países seriam os tijolos que construiriam a economia e o desenvolvimento mundial.

MIST: É uma sigla recém-criada para designar os chamados “novos emergentes”, composta por México, Indonésia, Coréia do Sul e Turquia.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

O BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – foi criado para colaborar com o crescimento da América Latina e do Caribe.

Banco Mundial

Você conhece a finalidade do Banco Mundial? Clique e saiba mais sobre seus objetivos, estrutura, características e as críticas realizadas sobre ele.

Brics

Clique aqui e saiba quem são os Brics. Entenda qual é a função desse grupo e quais são seus objetivos enquanto associação.

Fundo Monetário Internacional (FMI)

Conheça as principais características do FMI, bem como o seu funcionamento e críticas.

Organização das Nações Unidas (ONU)

Entenda o que é a Organização das Nações Unidas (ONU). Conheça seus objetivos e saiba quais são os principais órgãos que compõem essa instituição.