O Rio Nilo é um dos mais importantes cursos d’água do mundo e localiza-se na porção nordeste do continente africano. Com 6 627 km de extensão, é o segundo maior rio do planeta e o único do mundo a cortar o imenso deserto do Saara de sul a norte.
A Bacia Hidrográfica do Rio Nilo abrange os territórios de Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e, principalmente, do Egito. Sua origem está na junção dos rios Nilo Branco, Nilo Azul e Atbara.
Esse rio é bastante conhecido por estender as suas margens em seu período de cheia, levando para a superfície um material orgânico chamado de “húmus”, que torna o solo mais fértil e mais propício para a agricultura. Por esse motivo, o rio tornou-se a base da civilização Egípcia, atraindo a maior parte das cidades e da população para os seus arredores.
Outro dado importante do Nilo é a forma com que deságua no mar, a sua foz, caracterizada por ser do tipo delta, configura-se como a maior do mundo. Esse tipo de foz é semelhante a um leque, em que o rio deságua no oceano através de uma série de canais.
Por sua importância não apenas como fertilizante de suas margens, mas também pelo seu potencial hidroviário e hidrelétrico, o Nilo é um dos mais importantes elementos naturais que contribuíram para o desenvolvimento da história da humanidade.