Apartheid significa segregação ou separação racial. Esse termo foi usado no passado para designar o sistema de organização política implantado na África do Sul a partir de 1948. Assim, a população negra não tinha os mesmos direitos que a branca.
Aproximadamente 70% da população sul-africana era constituída por negros, porém a minoria branca dominava. Os negros não tinham o direito de votar, de possuir propriedades na mesma área que brancos e de circular livremente.
Observando esses itens nota-se um completo desrespeito com a vida humana, o apartheid possuiu leis que o sustentava, a seguir as principais - que vigorou até 1990:
• Em 1949 foi criada a lei que proibia o casamento entre brancos e negros.
• No ano de 1950 foi implantada a lei que determinava que todos os registros (certidão de nascimento, identidade, entre outros) deveriam conter expressa a raça, ou seja, branco ou negro.
• No mesmo ano foi instaurada a lei que obrigava a separação entre brancos, negros e mestiços, além de impedir que negros adquirissem terras.
• Em 1952 foi criada uma lei que proibia a livre circulação de negros, para se locomover era necessária a obtenção de um documento que autorizava o deslocamento.
• No ano seguinte foi implantada uma lei que visava a proibição de movimentos sociais por parte dos negros, além da separação dos serviços públicos para negros e brancos, como escola, hospital, praça pública, estádio esportivo etc.
O fim desse sistema aconteceu em 1990, porém as eleições ocorreram somente em 1994, elegendo Nelson Mandela.