Primavera é uma estação de passagem entre o clima frio e seco do inverno e o quente e úmido do verão. O seu início é marcado pela ocorrência do equinócio. São características importantes dessa estação o aumento da temperatura, a elevação da umidade e o crescimento da pluviosidade.
A primavera no Hemisfério Sul possui características próximas do verão, notadamente marcadas pelo aumento do registro de chuvas. Já no Hemisfério Norte, há uma grande mudança na paisagem por meio da maior circulação de espécies animais e do florescimento de espécies vegetais. O Brasil, localizado no Hemisfério Sul, tem nos aumentos da temperatura e da chuva dois aspectos básicos da primavera. Essa estação é conhecida mundialmente pelo grande florescimento de plantas durante a sua ocorrência.
Leia mais: Movimentos da Terra — as dinâmicas responsáveis pelos dias e noites bem como pelas estações do ano
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a primavera
- 2 - Qual é o significado de primavera?
- 3 - Quais as características da primavera?
- 4 - Equinócio de primavera
- 5 - Primavera no Brasil
- 6 - Estação das flores
Resumo sobre a primavera
-
O termo primavera tem origem latina e remete ao recorte temporal antes da ocorrência do verão.
-
A primavera é marcada, de modo geral, pelo aumento da temperatura e da umidade em ambos os hemisférios.
-
No Hemisfério Norte, destaca-se o fim do período de hibernação de grandes animais, como os ursos.
-
No Hemisfério Sul, a primavera é marcada pelo início da ocorrência das chuvas, que se intensificam no verão.
-
O equinócio de primavera acontece no Hemisfério Norte entre os dias 20 e 21 de março. Já no Hemisfério Sul, ocorre entre 22 e 23 de setembro.
-
A primavera no Brasil é marcada pelo aumento da umidade e da pluviosidade, em especial, na porção centro-sul do país.
-
A primavera é conhecida como estação das flores em razão do grande florescimento de plantas nessa estação.
Qual é o significado de primavera?
O termo primavera está ligado à característica temporal dessa estação, marcada por um momento de transição entre o inverno e o verão. A palavra primavera tem origem na língua latina e significa, literalmente, “antes do verão”. Sendo assim, a nomenclatura dessa estação está justamente atrelada ao período anterior ao verão.
Quais as características da primavera?
As características da primavera estão ligadas aos elementos de transição entre duas estações com aspectos bastantes distintos: o inverno e o verão. Portanto, a primavera é marcada, em especial, pelo aumento da temperatura, uma vez que há nessa estação maior incidência da radiação solar sobre a superfície terrestre.
Ademais, essa estação também marca, no geral, a mudança de tempo mais seco para mais úmido, principalmente por causa da elevação da umidade do ar. No mesmo sentido, ocorre ainda o aumento das precipitações. Sendo assim, há uma clara mudança dos elementos climáticos nessa estação, que se modificam frente ao fim do inverno e, ao mesmo tempo, antecedem alguns aspectos típicos do verão.
Dessa forma, há também significativas alterações de comportamento das diferentes espécies na primavera. A flora, no geral, sai de um estado de dormência, inciando o processo de floração. As flores, inclusive, são um símbolo da primavera.
A fauna também apresenta comportamentos distintos nessa estação. Os animais de clima temperado, por exemplo, saem da hibernação na primavera. Por sua vez, animais de clima tropical, como aves e insetos, aumentam suas ações de polinização em razão do grande volume de flores existentes nesse período. Portanto, há na primavera uma clara mudança na paisagem por meio da intensificação da movimentação de animais e da floração de plantas diversas.
-
Primavera do Hemisfério Norte
A chamada primavera boreal se inicia, por meio do equinócio, entre os dias 20 e 21 de março, e marca a terminalidade do inverno, estação extremamente fria na maior parte do Hemisfério Norte. Sendo assim, a primavera nessa porção do globo é marcada pelo aumento das temperaturas.
No decorrer da primavera, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas nessa porção do globo. Ademais, o Hemisfério Norte concentra um grande número de países de clima frio e temperado, sendo assim, a primavera marca também o fim da ocorrência de nevascas em boa parte dessas nações.
Por sua vez, são elementos que caracterizam a primavera no Hemisfério Norte:
-
aumento da umidade relativa do ar;
-
ocorrência de temperaturas amenas;
-
elevação da incidência da radiação solar.
Ademais, boa parte das espécies animais boreais, como os ursos, sai do seu período de hibernação. Há, ainda, uma grande mudança na paisagem, uma vez que as espécies vegetais se recompõem com folhas novas e apresentam grande floração.
Leia também: A relação entre a umidade do ar e o clima
-
Primavera no Hemisfério Sul
A primavera austral também é considerada uma estação de transição. O equinócio de primavera, entre os dias 22 e 23 de setembro, marca a chegada dessa estação no Hemisfério Sul da Terra. A principal característica dessa estação, na porção austral terrestre, é o aumento significativo da temperatura. Há, assim, uma mudança brusca em relação às médias termais mais baixas típicas do inverno. Ao contrário do inverno, a primavera no Hemisfério Sul é marcada pelo aumento da umidade. A ocorrência de chuvas é muito comum nessa estação em grande parte dos países austrais.
Equinócio de primavera
O equinócio é um evento astronômico, ocasionado por meio da inclinação do eixo terrestre, que provoca, nesse período, a incidência direta da radiação solar na porção central do planeta, mais precisamente na Linha do Equador. Sendo assim, há uma distribuição igual da iluminação solar em ambos os hemisférios. Dessa forma, durante o seu acontecimento, o equinócio incorre em uma mesma duração dos dias e das noites.
Esse fenômeno marca a chegada de duas estações do ano: o outono e a primavera. Ele ocorre em momentos distintos em cada hemisfério terrestre, sendo as datas do equinócio de primavera explicitadas no quadro abaixo:
Hemisfério Sul |
Hemisfério Norte |
Equinócio de primavera: 22 e 23 de setembro |
Equinócio de primavera: 20 e 21 de março |
Primavera no Brasil
O Brasil está localizado no Hemisfério Sul, cuja primavera se inicia, entre 22 e 23 de setembro, por meio do equinócio. Essa estação está diretamente relacionada ao processo de mudança das condições climáticas que marcam a passagem do inverno para o verão, sendo assim claramente uma estação de transição.
Portanto, durante a primavera no território brasileiro, há um nítido aumento da temperatura e da umidade. Nessa estação começa o período chuvoso em grande parte das regiões do país devido à influência da elevação das médias térmicas no processo de formação de nebulosidade.
Com relação às regiões do país, a região Sul é onde os efeitos da primavera são mais perceptíveis, uma vez que essa porção apresenta um clima subtropical, caracterizado pelas estações bem definidas. Já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde predomina o clima tropical, com duas estações bem definidas, o principal marco da primavera é o início da ocorrência de precipitações.
Já no Nordeste e no Norte, há menor variação da temperatura, que permanece elevada durante todo o ano. A estação primavera é marcada, na região Norte, por tempo quente e úmido; já no Nordeste, por tempo quente e seco.
Veja também: Quais são os fatores que influenciam o clima?
Estação das flores
A primavera é conhecida mundialmente como a estação das flores. Essa alcunha advém das características físicas dessa estação, que favorece o florescimento das espécies vegetais em razão do aumento da temperatura e da pluviosidade. A primavera, por meio dessas condições climáticas, favorece também a polinização e a reprodução de diversas espécies. São exemplos de espécies que florescem na primavera: rosa, lírio, jasmim, azaleia, gérbera, orquídea, crisântemo, girassol e violeta.