Poluição é um termo que apresenta diferentes definições, sendo definida, por exemplo, como uma modificação prejudicial do meio ambiente, que pode ter sido ocasionada naturalmente ou por ação do ser humano. Essa alteração no meio ambiente é prejudicial para a saúde dos seres humanos bem como dos outros seres vivos, sendo responsável, por exemplo, pela extinção de várias espécies. Existem diferentes tipos de poluição, dentre os quais podemos citar: atmosférico, hídrico, do solo, sonoro, visual, entre outros.
Leia mais: Sustentabilidade – preservação de recursos naturais para as gerações futuras
Tópicos deste artigo
- 1 - O que é poluição?
- 2 - Causas e consequências da poluição
- 3 - Principais tipos de poluição
- 4 - O que posso fazer para reduzir a poluição?
O que é poluição?
Definir poluição não é uma tarefa simples, sendo possível observar diferentes versões para esse conceito. A poluição pode ser definida, por exemplo, como um processo em que há alteração do meio ambiente devido à adição de substâncias estranhas, calor ou ruído, sendo essas alterações consequências da ação humana (atividades antrópicas) ou então provocadas por fenômenos naturais, como vulcanismo. Essas alterações podem ser prejudiciais para os seres vivos que vivem naquele local, inclusive para o ser humano.
De acordo com a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências, entende-se por:
III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;
c) afetem desfavoravelmente a biota;
d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;
e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
Causas e consequências da poluição
A poluição pode ser desencadeada por diferentes fatores. Alguns autores acreditam que ela é consequência apenas da ação humana, outros, no entanto, afirmam que também pode ter como causa processos naturais.
Dentre os processos naturais que podem levar à poluição ambiental, podemos citar as erupções vulcânicas, as queimadas naturais e a poeira levantada pelo vento. Já no que diz respeito às causas humanas, podemos destacar o descarte inadequado do lixo, o uso de defensivos agrícolas e fertilizantes, a queima de combustíveis fósseis, as queimadas provocadas, o derramamento de petróleo, entre outras.
As consequências da poluição são variadas e dependem do tipo de poluição a que nos referimos. De maneira geral, a poluição pode provocar doenças nos seres humanos e outros seres vivos que vivem no ambiente; redução da população e até mesmo extinção de algumas espécies; mudanças climáticas; e impactos econômicos negativos devido à redução da exploração de determinados recursos, como retirada de peixes em ambientes aquáticos poluídos.
Leia também: Mudanças climáticas – afetam diretamente a agricultura, as chuvas e o nível do mar
Principais tipos de poluição
-
Poluição atmosférica
A poluição atmosférica ou poluição do ar caracteriza-se pela presença no ar atmosférico de substâncias poluidoras, como material particulado, gases e compostos orgânicos. A poluição pode ser desencadeada por ações humanas ou por causas naturais, como erupções vulcânicas e queimadas naturais. No que diz respeito às ações humanas, é possível destacar a grande poluição gerada pelos veículos e atividades industriais.
A poluição do ar representa um problema grave para a saúde da população, uma vez que desencadeia uma série de problemas cardiovasculares e respiratórios. De acordo com a OMS, ocorrem sete milhões de mortes associadas à poluição do ar por ano. Esse dado destaca a importância de reduzirmos a emissão de poluentes.
Leia também: Como diminuir a poluição do ar – 13 ações
-
Poluição hídrica
Poluição hídrica ou poluição da água ocorre quando são alteradas as propriedades físico-químicas dos recursos hídricos. Dentre suas causas, podemos destacar o lançamento inadequado de esgoto e resíduos industriais e agrícolas no ambiente aquático.
A poluição das águas promove a morte de várias espécies que vivem nesse local, como peixes, bem como pode ser responsável por desencadear doenças nos seres humanos. Não podemos esquecer-nos também das consequências econômicas, uma vez que muitas pessoas vivem, por exemplo, da pesca e do turismo, atividades que dependem de um ambiente aquático saudável.
Leia também: Desperdício de água - uma das principais causas de falta de água em vários locais
-
Poluição do solo
A poluição do solo, como o nome próprio indica, diz respeito à contaminação do solo. Ela pode ocorrer, por exemplo, devido ao lançamento inadequado de lixo no ambiente, como pode ser observado nos lixões, e também de fertilizantes e agrotóxicos. Esse tipo de poluição pode prejudicar a qualidade do solo, dificultando, por exemplo, o desenvolvimento de plantas no local. O solo contaminado pode ser responsável também por desencadear doenças nos seres humanos, como a ascaridíase e o bicho-geográfico.
-
Poluição sonora
A poluição sonora refere-se ao excesso de ruídos em um ambiente. Obras, buzinas, barulho dos automóveis e carros de publicidade podem ser responsáveis por desencadear poluição sonora, a qual é elevada nas grandes cidades. O excesso de ruídos pode desencadear problemas como estresse, dificuldade para dormir, problemas de concentração, cansaço, dores de cabeça e até mesmo problemas auditivos.
-
Poluição visual
A poluição visual caracteriza-se pela presença de elementos como banners, placas, faixas, outdoors e letreiros luminosos no ambiente urbano. Essa poluição pode parecer inofensiva, entretanto, pode provocar cansaço visual e problemas no trânsito causados pela distração promovida por tanta informação no ambiente.
O que posso fazer para reduzir a poluição?
Atitudes simples podem ser responsáveis por diminuir a poluição e, consequentemente, ajudar na melhoria da qualidade de vida de toda a população. Atitudes que você pode adotar:
-
Utilizar menos o automóvel, uma vez que ele contribui para a poluição atmosférica. Você pode optar por andar de bicicleta ou a pé, fazer uso de caronas solidárias ou do transporte público.
-
Não descartar lixo de forma inadequada, pois ele pode ser responsável por contaminar, por exemplo, o solo e o ambiente aquático.
-
Reutilizar sempre que possível, separar o lixo reciclável e evitar o consumo exagerado são atitudes que ajudam a reduzir a quantidade de lixo no planeta, diminuindo, portanto, a poluição.
-
Não fazer queimadas, pois elas são responsáveis pela poluição atmosférica, além do fato de poderem destruir o habitat de várias espécies, colocar em risco várias pessoas e provocar danos materiais.
-
Evitar buzinar e promover sons muito altos a fim de reduzir a poluição sonora.
-
Comprar de empresas comprometidas com o meio ambiente.