A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é um organismo internacional criado para atuar em conflitos armados. Essa organização possui destaque entre as principais já criadas, com ênfase para a questão da Guerra Fria (rivalidade entre as principais nações nas décadas de 50 e 60, que eram representadas pelos EUA (capitalista) e URSS (socialista) para expandir suas áreas de expansão).
Veja também: Corrida Armamentista — fenômeno de extrema importância ocorrido durante a Guerra Fria
Tópicos deste artigo
Criação e atuação da OTAN
A OTAN teve início no ano de 1949, sua criação foi com intuito principal de impedir que a Europa sofresse alguma ofensiva por parte da União Soviética.
No início de sua formação faziam parte Bélgica, Dinamarca, França, Reino Unido, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Canadá e Estados Unidos. Mais tarde, em 1952, ingressaram Grécia e Turquia, em 1955, no ápice das disputas entre as duas potências mundiais, foi a vez da inserção da Alemanha Ocidental e Espanha em 1982. Polônia, Hungria e República Tcheca entraram em 1999.
A sede da OTAN está localizada na Bélgica, em Bruxelas. A essência de sua criação foi uma réplica do Governo Norte-Americano contra a implantação do bloqueio aplicado a Berlim Ocidental, esse foi consolidado por Stálin no período entre junho de 1948 e maio de 1949. Esse bloqueio apresentava dificuldades, pois estabelecia barreiras nas áreas de influência dos Estados Unidos na Europa Ocidental, isso ocorreu a partir da instalação de uma grande quantidade de bases militares e a formação de um enorme mercado de material bélico de todos os modelos, dos convencionais aos nucleares para o parque industrial-militar dos Norte-Americanos e seus aliados.
Um importante resultado desse processo de bloqueio à Berlim foi a consolidação da República Federal da Alemanha, ou simplesmente, Alemanha Ocidental. A criação da Alemanha aconteceu em maio de 1949, em áreas que naquele momento se encontravam em poder dos EUA, Reino Unido e França, esses ocupavam desde o término da Segunda Guerra Mundial.
A OTAN cuidava das questões de conflito, principalmente da Guerra Fria, porém com o declínio da União Soviética a instituição permaneceu praticamente sem utilidade, pois um dos envolvidos não se apresentava como potência.