Os gráficos são ferramentas utilizadas para representar dados estatísticos, facilitando a leitura, a interpretação e a análise desses dados. Os gráficos possuem a função de favorecer a identificação das informações, tornando possível a comparação de dados, apresentando-os de forma organizada. Existem diferentes tipos de gráficos, e cada um deles é utilizado para determinadas situações. Os principais tipos de gráficos são: os gráficos de linha, os gráficos de barras, os gráficos de colunas e os gráficos setor.
Leia também: Estatística — área da Matemática voltada para análise de dados
Tópicos deste artigo
- 1 - Quais são os elementos do gráfico?
- 2 - Quais são os tipos de gráficos?
- 3 - Exercícios resolvidos sobre gráficos
Quais são os elementos do gráfico?
Quando representamos dados estatísticos por meio de gráfico, é importante que este seja simples e que passe a informação de forma clara e rápida. Assim, é interessante que ele não tenha muitas informações. A forma como essas informações estão dispostas deve ser clara.
Para que a informação seja passada de forma rápida, é importante que o gráfico tenha título, apresentando de forma direta o que as informações do gráfico representam, e legenda, utilizada na identificação das informações contidas no gráfico, como separação por eixos, por cores etc.
Quais são os tipos de gráficos?
Existem vários tipos de gráficos. Os principais deles são: gráfico de barras, gráfico de linhas, gráfico de setores, gráfico de colunas e gráfico de pontos.
-
Gráfico de linhas
O gráfico de linhas é útil na demonstração do comportamento de uma grandeza ao decorrer do tempo, pois ele representa a regressão ou a evolução dessa grandeza, permitindo observar seu comportamento. Veja um exemplo:
Observe que no gráfico de linhas é possível perceber qual foi o comportamento do faturamento da empresa ao decorrer dos anos, sendo possível analisar em quais períodos houve crescimento e em quais houve decrescimento.
-
Gráfico de colunas
O gráfico de colunas é utilizado para comparar dados similares ou para analisar a evolução de determinada grandeza ao decorrer do tempo. No gráfico de colunas são feitos retângulos que representam a frequência de cada informação.
-
Gráfico de barras
A diferença entre o gráfico de barras e o de colunas é que o gráfico de barras pode ser representado na horizontal, mas a aplicação de ambos é a mesma.
-
Gráfico de setores
O gráfico de setores, conhecido também como gráfico de pizza, é utilizado em situações em que há uma relação de proporcionalidade, pois cada dado representa uma fatia do gráfico, e a fatia deve ser proporcional em relação ao todo.
Note que esse gráfico nos permite comparar a distribuição da população brasileira em relação às cinco regiões do país.
Vale ressaltar que os tipos de gráficos apresentados são os principais e mais utilizados no nosso cotidiano, mas existem vários outros. Para realização de análises mais complexas, esses gráficos podem inclusive se misturar. Por exemplo, podemos ter um gráfico que possui colunas e linhas simultaneamente.
Leia também: Definições básicas da Estatística
Exercícios resolvidos sobre gráficos
Questão 1
(Sispae) O gráfico abaixo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola com 100 professores para saber a preferência deles em relação à bebida que deveria ser servida no lanche. Cada um desses professores votou em uma única bebida.
De acordo com esse gráfico, quantos professores preferem café?
A) 90
B) 80
C) 60
D) 40
Resolução:
Alternativa D
Analisando a barra referente à quantidade de professores, podemos perceber que o número daqueles que preferem café é 40.
Questão 2
(Enem 2021 — PPL ) Os preços médios da gasolina, etanol e diesel sofreram variações que foram registradas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para a gasolina, em seis datas compreendidas no período entre 15 de outubro de 2015 e 13 de janeiro de 2016, conforme o gráfico.
Considerando os intervalos do período com valores informados no gráfico, o maior aumento, em valor absoluto do preço da gasolina, ocorreu no intervalo de
A) 15/out. a 5/nov.
B) 5/nov. a 3/dez.
C) 3/dez. a 9/dez.
D) 9/dez. a 30/dez.
E) 30/dez. a 13/jan./16.
Resolução:
Alternativa D
É possível perceber que há um maior aumento do valor no intervalo de 9 de dezembro a 30 de dezembro. Sendo assim, a alternativa que corresponde ao maior valor absoluto é a alternativa D.