A litosfera é a camada sólida da Terra, composta pela crosta terrestre e pela porção superior do manto, sendo basicamente formada por rochas e minerais. Possui uma espessura que varia entre 20 e 70 quilômetros e é a única das camadas terrestres que pode ser diretamente visualizada pelo homem. Abaixo dela, encontram-se a astenosfera, a mesosfera e a endosfera. Estende-se por toda a superfície terrestre, mas também se encontra abaixo dos oceanos, formando a base sob a qual eles se assentam.
Ela é formada por duas subcamadas principais, chamadas de crosta interna, ou camada Sima, e de crosta externa, também chamada de crosta Sial.
A Crosta interna recebe o nome de Sima por esse termo ser uma abreviação dos dois principais elementos que a compõe: o silício e o magnésio. Sua formação rochosa é predominantemente basáltica.
A Crosta externa recebe o nome de Sial também em função da abreviação dos nomes de seus principais elementos minerais, o silício e o alumínio.
Na porção oceânica da crosta terrestre, não há a crosta externa, apenas a interna, o que explica o fato de as ilhas que eventualmente surgem nos oceanos serem sempre constituídas por rochas magmáticas.