Intemperismo é o processo de desgaste das rochas. Também chamado de meteorização, é o conjunto de alterações físicas e químicas que as rochas existentes na superfície da Terra sofrem. Vários elementos produzem o intemperismo: água, variação da temperatura, ventos e seres vivos trabalham continuamente nos processos que geram a desagregação e a decomposição das estruturas rochosas. São os agentes exógenos responsáveis pela modelagem do relevo terrestre.
Leia também: Bacias sedimentares — um tipo de estrutura geológica formada a partir da Era Paleozoica
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre intemperismo
- 2 - Videoaula sobre intemperismo
- 3 - O que é intemperismo?
- 4 - Quais são os tipos de intemperismo?
- 5 - Quais fatores influenciam no intemperismo?
- 6 - Intemperismo x erosão
- 7 - Exercícios resolvidos sobre intemperismo
Resumo sobre intemperismo
-
Intemperismo é o processo natural de desgaste das rochas presentes na superfície terrestre.
-
Pode ser classificado como químico, físico e biológico.
-
Os fatores que o promovem são: água, vento, variação de temperatura e seres vivos.
-
Intemperismo é diferente de erosão. Enquanto o primeiro é definido como o desgaste das rochas, o segundo é o processo de desgaste dos solos.
Videoaula sobre intemperismo
O que é intemperismo?
Intemperismo é o processo natural em que as rochas superficiais são desgastadas. Esse processo ocorre em função da ação contínua da água (em todos os estados), dos ventos, da variação de temperatura e de seres vivos que produz desagregação e decomposição das rochas na superfície.
Esses elementos são chamados de agentes externos ou exógenos do relevo, pois atuam modelando as estruturas rochosas da crosta e, também, produzindo solos. O intemperismo também é chamado de meteorização.
Quais são os tipos de intemperismo?
Considerando os elementos que mais atuam no processo de desgaste das rochas, o intemperismo pode ser classificado em três tipos:
-
Intemperismo químico: ocorre pela ação da água, que, em contato com o CO2 (gás carbônico) presente na atmosfera, se torna um elemento ácido atuante na dissolução de substâncias presentes nas rochas por meio de reações químicas. As reações que produzem o intemperismo químico são a hidratação, a dissolução, a hidrólise, a oxidação e a acidólise. As ações envolvendo a água sobre as rochas promovem a decomposição das estruturas.
-
Intemperismo físico: ocorre por meio do processo de desagregação das rochas com fragmentação e separação de grãos minerais. Esse tipo de intemperismo é causado pela variação da temperatura, que produz movimentos de dilatação e contração das rochas, e, com isso, a fragmentação será verificada ao longo do tempo. Os ventos também causam o intemperismo físico pela desagregação de partículas das estruturas. A água também o promove pela infiltração nas rochas, que gera fragmentação.
-
Intemperismo biológico: ocorre pela desagregação ou decomposição das rochas por meio das ações de seres vivos. Micro-organismos, vegetais e pequenos animais são seus agentes causadores. Se comparado aos demais tipos, considera-se o biológico o menos intenso.
Importante: As ações humanas, chamadas de ações antrópicas, não são consideradas elementos do intemperismo.
Quais fatores influenciam no intemperismo?
Os fatores que mais influenciam o processo de intemperismo são:
-
Clima: o elemento mais importante por estar diretamente ligado às variações da temperatura e à ocorrência das chuvas, dois aspectos muito atuantes na ocorrência e potência do intemperismo. Em ambientes quentes e úmidos, o intemperismo é mais intenso.
-
Rocha-mãe ou rocha matriz: a composição química e física da rocha que sofre o intemperismo influencia na velocidade e intensidade do processo. Existem rochas mais ou menos resistentes às ações dos elementos do intemperismo.
-
Relevo: influencia na velocidade do fluxo da água das chuvas. Em ambientes de relevo plano, a infiltração da água nas rochas tende a ser mais intensa, logo, o desgaste das rochas é mais rápido. Nas áreas de relevo mais acidentado, as águas das chuvas atuam de forma menos intensa no que se refere à infiltração.
-
Tempo: é um fator determinante no grau de ocorrência do intemperismo. Quanto mais tempo a rocha sofrer o processo, maior será o desgaste. Estima-se que, no período de um milhão de anos, a atuação do intemperismo desgaste 20-50 m do relevo.
-
Fauna e flora: com menor importância, a biodiversidade local atua no fornecimento de matéria orgânica para as reações químicas nas rochas e o trabalho direto de fratura das estruturas.
Saiba mais: Quais são os fatores que influenciam o clima?
Intemperismo x erosão
Embora intemperismo e erosão possam parecer o mesmo processo, uma vez que estão ligados ao desgaste nas porções mais superficiais do planeta, é preciso estabelecer que são fenômenos distintos:
-
Intemperismo: é o processo de desgaste de rochas. Por meio de sua ocorrência, o relevo terrestre é modelado e existe a possibilidade de formação de solos com as partículas extraídas das rochas.
-
Erosão: é o processo de desgaste dos solos, quando há remoção de suas camadas superficiais. A erosão é causada pelos mesmos agentes do intemperismo, especialmente pela água das chuvas, e, nesse caso, pela ação humana, quando há retirada da vegetação original, o elemento que mais protege os solos.
Exercícios resolvidos sobre intemperismo
Questão 1 (Vunesp) Examine a imagem.
O processo apresentado nessa imagem é um exemplo de
A) terraceamento.
B) voçorocamento.
C) pedogênese.
D) intemperismo físico.
E) movimento de massa.
Resolução:
Alternativa D
A imagem mostra o intemperismo físico por meio da crioclastia, processo de fragmentação das rochas, resultante da força exercida pela água que congela dentro das fissuras.
Questão 2 (PUC) Tanto o intemperismo quanto a erosão causam modificações no relevo, só que um não se confunde com o outro. Isso porque a erosão
A) remove e deposita o material intemperizado.
B) é provocada por processos químicos e não físicos.
C) tem origem biológica e não química.
D) ocorre em materiais não intemperizados.
Resolução:
Alternativa A
O intemperismo é a desagregação das rochas, pode ser físico, químico ou até biológico. É um processo diferente da erosão. A erosão ocorre apenas na superfície e corresponde ao desgaste da superfície com remoção (transporte) — pela água, vento ou gelo — de solo, material intemperizado e matéria orgânica para outras áreas.