Localizado na América, mais precisamente no subcontinente sul-americano, o Brasil, com extensão territorial de 8.515.767,049 km², é o quinto maior país do planeta, atrás da Federação Russa, Canadá, China e Estados Unidos da América (EUA) respectivamente.
Seu território, situado a oeste do Meridiano de Greenwich, integra o Hemisfério Ocidental. O país é “cortado” pela linha do Equador, fazendo com que 7% de sua área pertença ao Hemisfério Setentrional (Norte) e 93%, ao Hemisfério Meridional (Sul).
Em virtude da sua grande extensão no sentido norte-sul, o Brasil apresenta áreas em duas zonas climáticas: Zona Intertropical (entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio) e Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico). Esse é um dos principais elementos responsáveis pela diversidade climática no país.
O Brasil também comporta um mostruário bastante diversificado das principais paisagens ecológicas do planeta. Os biomas encontrados no país são: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Manguezal, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal e Zonas Litorâneas.
Confira nossa subseção e conheça as características de cada bioma brasileiro, a posição geográfica do Brasil, os climas predominantes no país, o relevo, hidrografia, entre outros elementos da Geografia Física do Brasil.
Boa leitura!