O Gabão é um país localizado na região da África Central, fazendo fronteira, a noroeste, com a Guiné Equatorial; ao norte, com Camarões; e a leste e ao sul com o Congo. A oeste é banhado pelo Oceano Atlântico, onde apresenta certa proximidade com as ilhas de São Tomé e Príncipe. Possui uma área territorial de 267.670 km², onde habitam 1.563.873 pessoas.
Esse é um dos poucos países da África que apresentam uma economia pouco centrada na exportação de bens agrícolas e manufaturados. A agricultura é responsável somente por 4% do PIB de Gabão, enquanto a indústria possui um peso de 54% e o setor de serviços e comércio contribui em 42% na geração de riquezas. No entanto, a força do setor secundário deve-se à exploração e refino do petróleo, que, assim como o processamento do manganês, constitui a base da economia desse país.
Apesar de as práticas econômicas do país serem responsáveis pelo fato de o Gabão apresentar a terceira melhor renda per capita da África, o governo gabonês vem adotando medidas para se tornar menos dependente da exportação de petróleo, buscando diversificar a indústria e o comércio.
No plano político, o Gabão é constantemente questionado pela comunidade internacional. Isso porque, desde a independência da França, em 1960, o país possuiu apenas três presidentes ao longo de sua história. O atual líder, Ali Bongo, herdou o cargo após o falecimento de seu pai, Omar Bongo, que ficou no poder durante quatro décadas.
Por ter o território cortado pela Linha do Equador, o clima do Gabão é do tipo equatorial, com uma grande quantidade de chuvas ao longo do ano e temperaturas elevadas. Um comportamento climático semelhante ao da região da Amazônia, no Brasil. Inclusive, o tipo de vegetação é bastante semelhante, haja vista que 70% do território gabonês é ocupado por uma densa cobertura vegetal equatorial correspondente à extensão da Floresta do Congo.
Com uma elevada diversidade étnica – o que não ameaça a estabilidade política do país – e tendo o francês como idioma oficial, apesar de existirem mais de 40 dialetos tribais, o Gabão possui uma baixa densidade demográfica e um dos IDHs mais elevados do continente africano, registrado em 0,683 em 2013.
Dados do Gabão*
Extensão territorial: 267.670 km²
Localização: África Central
Capital: Libreville
Idioma oficial: Francês
Atual presidente: Ali Bongo
População: 1.563.873 habitantes
Religiões: Cristianismo (90%) e religiões tribais (10%)
Densidade demográfica: 6 hab/km²
Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 1,911%
População residente em área urbana: 86%
População residente em área rural: 14%
Taxa de alfabetização de pessoas com mais de 15 anos de idade: 88%
População subnutrida: 6,5%
Calorias consumidas: 2,710 kcal/dia
Esperança de vida ao nascer: 64 anos
IDH: 0,683
Moeda: Franco CFA
Produto Interno Bruto (PIB): 24,146 milhões
PIB per capita (2011): 15,738 US$
População Economicamente Ativa: 60%
Gastos Públicos com educação: 6%
Gastos Públicos com saúde: 1,8%
*Dados do IBGE referentes a 2013