Fortaleza é a capital do Ceará, estado localizado na região Nordeste do Brasil. É a segunda maior cidade da região, sendo a quinta maior do país no quesito de tamanho da população. Exerce grande influência urbana, sendo considerada Metrópole, de acordo com a Hierarquia Urbana de 2018 proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Fortaleza
- 2 - Dados gerais de Fortaleza:
- 3 - Geografia de Fortaleza
- 4 - História de Fortaleza
- 5 - Economia de Fortaleza
- 6 - Demografia de Fortaleza
- 7 - Governo de Fortaleza
- 8 - Infraestrutura de Fortaleza
- 9 - Cultura de Fortaleza
- 10 - Mapa de Fortaleza
- 11 - Divisão Geográfica de Fortaleza
Resumo sobre Fortaleza
-
Fortaleza é uma cidade nordestina, capital do estado do Ceará.
-
É a principal força econômica do Nordeste, sendo uma das cidades mais visitadas do Brasil devido ao seu belo litoral.
-
Possui clima Tropical semiúmido, com chuvas concentradas entre janeiro e junho, além de biomas como Caatinga (interior) e manguezais (litoral).
-
Sua fundação data do século XVIII.
-
É considerada a quinta maior cidade do país, com uma população de mais de 2,6 milhões de habitantes.
Dados gerais de Fortaleza:
-
Gentílico: fortalezense
→ Geografia
-
Área total: 312.353 km²
-
Altitude: 21 m
-
Fuso horário: GMT -3
-
População total: 2.686.612 pessoas (estimativa IBGE, 2020)
-
Densidade demográfica: 7786,44 hab/km² (IBGE, 2010)
-
Clima: Tropical semiúmido, com chuvas concentradas entre janeiro e junho
→ Histórico
- Fundação: 13 de abril de 1726
→ Localização
-
País: Brasil
-
Unidade federativa: Ceará (CE)
-
Região intermediária: Fortaleza
-
Região imediata: Fortaleza
-
Região metropolitana: Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que inclui Fortaleza e outros 18 municípios - Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi.
-
Municípios limítrofes: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Itaitinga, Maracanaú e Pacatuba.
Geografia de Fortaleza
Localizada no litoral cearense, Fortaleza é um grande polo turístico nacional, com belas praias visitadas regularmente por turistas do mundo todo. Dentre as principais, podemos citar a praia do Futuro, Mucuripe e praia de Iracema, além da Barra do Ceará e Jericoacoara, popularmente conhecida como Jeri.
O clima de Fortaleza é classificado como Tropical semiúmido, com temperaturas elevadas o ano todo que variam entre 20 ºC e 27 ºC. As chuvas são regulares e se concentram entre janeiro e junho, diminuindo consideravelmente entre agosto e outubro. Devido à localidade, a cidade possui baixa amplitude térmica, graças à maritimidade presente nas regiões de litoral.
Com baixa altitude, o relevo da cidade é relativamente plano, dominado por planícies e terras costeiras. Nestas áreas, há presença de mangues, dunas e restingas. Já no interior da cidade, é comum encontrarmos a presença da Caatinga, bioma típico do Nordeste brasileiro.
Um dos principais rios da cidade é o rio Cocó, presente no litoral cearense e que abrange uma área de 485 km². Sua importância fez com que fosse criado o Parque Ecológico do Rio Cocó, para preservar a vegetação ao seu redor bem como suas nascentes. Outros rios cruzam a cidade, como o Ceará e o Maranguapinho.
Veja também: Maceió – outra capital de um estado do Nordeste do Brasil
História de Fortaleza
Fortaleza é uma cidade que foi ocupada por europeus tardiamente, se compararmos com outras cidades litorâneas do Nordeste. Antes da efetiva colonização portuguesa, o território fortalezense era povoado por povos nativos, como os potiguaras.
A localização no extremo norte do Ceará não chamou a atenção de portugueses, uma vez que o centro comercial do período colonial estava em Pernambuco e na Bahia. A dificuldade de comunicação e transporte fez com que Fortaleza fosse ocupada apenas no século XVII, por volta de 1612, com a criação do Forte de São Sebastião por portugueses.
Esse forte não impediu as invasões holandesas na região, que aconteceram entre 1637 e 1649. Foram expulsos em 1654, mas, antes, criaram o Forte de Schoonenborch, uma fortificação militar que ajudaria a combater possíveis invasores. O nome foi uma homenagem a Walter van Schoonenborch, governador holandês de Pernambuco naquele período.
Após a expulsão dos holandeses, portugueses mudaram o nome do Forte para Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, algo tão importante que originou o atual nome da cidade.
No século XVIII, com o crescimento urbano, o povoado de Fortaleza foi elevado à condição de município em 13 de abril de 1726. Contudo, até então, ainda era uma região de pouco atrativo econômico e baixo desenvolvimento social.
Com a seca grande (1790-1793), a pecuária do interior do Ceará entrou em declínio, acarretando em um êxodo rural para Fortaleza. A partir daí, a cidade se transformou em uma das principais rotas de exportação de algodão para a Europa, principalmente após a chegada da família real, em 1808, que abriu os portos brasileiros às nações amigas. Nessa época, Fortaleza se tornou a capital do Ceará.
De lá pra cá, a cidade ganhou notoriedade em vários quesitos, como político, econômico e cultural, tanto no estado quanto em âmbito nacional. Atualmente, é a principal cidade do Ceará, com grande força na região Nordeste e um importante polo turístico nacional.
-
Videoaula sobre a chegada da família real ao Brasil
Economia de Fortaleza
A economia de Fortaleza é a principal entre as capitais nordestinas desde 2018, ano em que a economia da cidade atingiu a marca de R$ 67 bilhões, segundo dados do IBGE, ultrapassando o Produto Interno Bruto (PIB) de Salvador, que, até então, era a cidade mais rica da região.
O setor terciário é destaque em Fortaleza, em especial o ramo de atividades turísticas e demais segmentos interligados, como hotéis, quiosques, bares, restaurantes e parques aquáticos. O litoral de aproximadamente 34 km da cidade promove a existência de belas praias, como a praia das Fontes e a praia de Canoa Quebrada, tornando Fortaleza uma das cidades mais visitadas do Brasil.
A RMF concentra os principais polos industriais, principalmente indústrias de transformação, como têxteis, alimentícias e de bebidas. Na agricultura, a produção é tímida, mas contribui para o mercado interno com o cultivo de frutas (manga e banana) e castanhas.
No bairro de Mucuripe, há uma refinaria da Petrobras, a Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), responsável por cerca de 10% da produção asfáltica brasileira.
Demografia de Fortaleza
A população fortalezense é a maior do Ceará e a quinta maior do Brasil, com estimativa que ultrapassa 2,6 milhões de pessoas. Chama atenção o povoamento da cidade, o mais alto do país devido à grande quantidade de pessoas em um território pequeno. Com isso, a densidade demográfica de Fortaleza é de quase 7800 hab/km².
A composição populacional, ao longo da história, foi feita com base em povos nativos, africanos e europeus. Contudo, nas últimas décadas, o êxodo rural da população interiorana tem contribuído para o aumento do número de habitantes de Fortaleza.
De acordo com o IBGE, em 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da cidade era 0,754, valor considerado alto, apesar das desigualdades sociais existentes.
Governo de Fortaleza
O governo fortalezense é exercido pelo prefeito do município, chefe do Executivo municipal, eleito com eleições periódicas realizadas de quatro em quatro anos. A sede do governo municipal encontra-se no Centro da cidade. Fortaleza também abriga a sede do governo estadual, localizada no Palácio da Abolição.
Além do prefeito, 43 vereadores eleitos periodicamente participam do comando executivo municipal, com o objetivo de fiscalizar o trabalho da prefeitura.
Infraestrutura de Fortaleza
Fortaleza possui uma boa infraestrutura urbana. Segundo dados do IBGE, cerca de 74% das residências fortalezenses possuem esgoto sanitário adequado, uma das melhores médias entre as capitais do Nordeste.
Vale constatar que o estado do Ceará é grande potência no campo de energia eólica nacional, e Fortaleza está entre as cidades que utilizam dessa energia renovável como parte do abastecimento elétrico. Esse abastecimento fica a cargo da Central Eólica Mucuripe.
A cidade conta com um moderno aeroporto, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, bastante movimentado devido ao forte turismo presente em Fortaleza. O Porto de Mucuripe é essencial para o dinamismo industrial, transportando cargas em âmbito nacional e internacional.
Cultura de Fortaleza
A cultura fortalezense é marcada pela diversidade, algo característico da formação da cidade com a miscigenação de negros, indígenas e europeus. A riqueza cultural de Fortaleza está presente nos museus e festivais, como o Museu do Ceará e o Museu do Humor Cearense. Este último reforça uma característica do Ceará, a qualidade dos artistas e humoristas, reconhecidos nacionalmente.
Outro ponto cultural é a Casa José de Alencar, escritor brasileiro que escreveu clássicos como Iracema e O Guarani no século XIX.
Como grande parte das cidades nordestinas, Fortaleza possui grandes eventos juninos, além da celebração de Carnaval, Dia do Maracatu e inúmeras festas religiosas, como a Festa de Nossa Senhora de Assunção, padroeira da cidade.
Mapa de Fortaleza
Divisão Geográfica de Fortaleza
Fortaleza está dividida em 12 regiões administrativas, divisão que vigora desde janeiro de 2021. Além dessas 12 regiões, a cidade é dividida em 38 territórios, uma subdivisão que facilita a busca por serviços públicos pela população, como escolas e hospitais.
A cidade, ainda, conta com 121 bairros, que contribuem para estruturar a cidade e os respectivos serviços proporcionalmente em relação à população.
Crédito da imagem
[1] Sandra Moraes / Shutterstock