Florestas são as vegetações de maior porte do planeta e correspondem a cerca de 30% das áreas continentais do mundo. Apresentam-se em vários tipos, segundo sua origem e adaptação ao meio, surgindo por meio do processo de sucessão ecológica nos diversos ambientes onde se encontram.
A importância das florestas passa pela manutenção do equilíbrio climático ao fornecimento de recursos naturais, sendo assim elementos naturais essenciais para o planeta e para a sociedade. No Brasil, quatro tipos de florestas são encontrados: Floresta Amazônica, Floresta Tropical Atlântica, mata dos cocais e floresta de araucárias.
Leia também: Quais são os domínios morfoclimáticos presentes no Brasil?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre florestas
- 2 - O que são as florestas?
- 3 - Como ocorre a formação das florestas?
- 4 - Quais são os tipos de florestas?
- 5 - Qual a importância das florestas?
- 6 - Florestas brasileiras
- 7 - Florestas no mundo
Resumo sobre florestas
-
Florestas são vegetações que se caracterizam pelo grande porte das espécies. Os dois conceitos mais aceitos para as florestas foram desenvolvidos pela FAO e pela UNFCC.
-
São formadas pela sucessão ecológica, em que vegetações primárias geram condições biológicas para que os solos sustentem vegetações de porte mais elevado com o passar do tempo.
-
Os tipos de florestas variam de acordo com sua origem e adaptação ao ambiente. Podem ser naturais ou plantadas, primárias ou secundárias e homogêneas ou ripárias.
-
A importância das florestas está associada à manutenção dos ecossistemas de todo o mundo, além de influenciarem no clima e terem importante papel à sociedade humana.
-
O Brasil possui quatro formações florestais: Floresta Equatorial Amazônica, Floresta Tropical Atlântica ou Mata Atlântica, mata dos cocais e mata de araucárias.
-
Cerca de 30% da superfície continental do planeta é recoberta por florestas. Os países que mais concentram esse tipo de vegetação são Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e China.
O que são as florestas?
Florestas são as formações vegetacionais de maior porte no mundo. Popularmente, recebem vários nomes — mato, bosque, mata ou selva são algumas das denominações simplistas dadas às florestas. Existem conceitos oficiais para a vegetação de florestas. Veremos os dois mais conhecidos e aceitos a seguir.
→ Conceito da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
Floresta é uma área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores de 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10% ou árvores capazes de alcançar esses parâmetros. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano.|1|
→ Conceito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC)
Floresta é uma área de no mínimo 0,05–1,0 ha com cobertura de copa (ou densidade equivalente) de mais de 10–30%, com árvores com o potencial de atingir a altura mínima de 2–5 m na maturidade. Uma floresta pode consistir tanto de formações florestais fechadas (densas), em que árvores de vários estratos e suprimidas cobrem uma alta proporção do solo, quanto de florestas abertas. Povoamentos naturais jovens e todas as plantações que ainda atingirão densidade de 10–30% e uma altura entre 2 e 5 metros são incluídos como floresta, assim como áreas que normalmente fazem parte da área florestal e que estão temporariamente desflorestadas como resultado da intervenção humana, como a colheita ou causas naturais, mas cuja reversão da floresta é esperada.|2|
Importante: No Brasil, o conceito utilizado pelo Serviço Florestal Brasileiro considera como floresta todos os tipos de vegetação lenhosas que mais se aproximam do que foi estabelecido pela FAO.
Como ocorre a formação das florestas?
A formação das florestas está associada ao processo de sucessão ecológica. Trata-se de um ciclo de modificações nas condições ambientais de determinado local, geradas pelos próprios organismos que ali vivem. A vegetação local se encarrega de gerar cada vez mais matéria orgânica nos solos, que obtêm a possibilidade de sustentar vegetações mais altas com o passar do tempo. A figura abaixo ilustra esse processo:
Quais são os tipos de florestas?
As florestas podem apresentar vários tipos, dependendo de sua origem e forma de adaptação ao meio ambiente. Os principais tipos são:
-
Florestas naturais: estão em seu estado original, sem intervenção humana.
-
Florestas plantadas: produzidas pelos seres humanos a fim de alcançar um objetivo, que pode ser exploração econômica ou conservação.
-
Florestas primárias: aquelas que nunca sofreram desmatamento ou corte de suas espécies.
-
Florestas secundárias: são as que se encontram em processo de regeneração natural após processo de desmatamento.
-
Florestas homogêneas: formadas por uma ou poucas espécies de árvores.
-
Florestas ripárias: também chamadas de matas ciliares, são as que aparecem ao longo de cursos d’água.
Veja também: Qual a diferença entre mata ciliar e mata de galeria?
Qual a importância das florestas?
A importância das florestas é incalculável para o meio ambiente e para a sociedade. Reunidas, as florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. Os principais fatores que caracterizam a importância das florestas se relacionam com o fato de que são:
-
chamadas de “sumidouros de carbono”, visto que nas florestas um maior volume de fotossíntese é feito, e, com isso, produção de oxigênio em grande quantidade ocorre;
-
importantes reguladoras do clima, especialmente por causa de sua participação na geração de umidade;
-
responsáveis pelo fornecimento de substâncias que são princípios ativos de medicamentos cruciais à saúde humana;
-
encarregadas pela proteção do solo contra problemas de erosão e posterior assoreamento dos rios;
-
fontes de recursos naturais indispensáveis à sociedade moderna — matérias-primas diversas, madeira, alimentos, combustíveis —, que podem ser utilizados de forma sustentável, sem a degradação da vegetação e ainda garantindo sustento econômico às comunidades locais;
-
concentradoras da maior parte da biodiversidade do planeta, incluindo conjuntos de espécies vegetais e animais.
Florestas brasileiras
O território do Brasil, em função de sua extensão, possui variadas formações vegetacionais, e se destacam quatro formas de florestas. Veja cada uma delas a seguir.
→ Floresta Equatorial Amazônica
A área de ocorrência da Amazônia está associada ao clima equatorial presente na maior parte da região Norte, partes da região Centro-Oeste e dos estados do Maranhão e Piauí, estando também presente em oito países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Ela é a maior floresta equatorial do mundo. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), abriga cerca de 2500 espécies de árvores, além de milhares de espécies animais.
→ Floresta Tropical Atlântica ou Mata Atlântica
Em sua formação original, a Mata Atlântica estendia-se do Pernambuco até o Rio Grande do Sul, seguindo a faixa litorânea. Atualmente, estima-se que seu total corresponde a cerca de 7–8% da sua área original. A acelerada degradação está diretamente ligada ao processo de ocupação do território nacional a partir da colonização portuguesa no século XV.
Assim como a Floresta Amazônica, detém enorme biodiversidade, e suas áreas residuais são associadas à criação de Unidades de Conservação e Proteção, estabelecidas por lei.
→ Mata dos cocais
Localizada na sub-região nordestina Meio-Norte, a mata dos cocais localiza-se nos estados do Maranhão, Ceará e Piauí, além de partes do Tocantins. É uma vegetação de transição entre Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga. Caracteriza-se por uma vegetação constituída por palmeiras, tendo destaque o babaçu e a carnaúba.
→ Mata de araucárias ou mata dos pinhais
Com predomínio da espécie do pinheiro do Paraná, a mata de araucárias é a floresta adaptada ao clima subtropical no Brasil. Sua formação e localização correspondem à região Sul do país, em seus três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É uma das vegetações mais degradadas do Brasil — cerca de 95% de seu total original já foi desmatado para a expansão da agropecuária, ocupação territorial e atividade industrial.
Saiba mais: Quais são as causas e as consequências do desmatamento na Floresta Amazônica?
Florestas no mundo
Em variados tipos, as florestas podem ser encontradas em todos os continentes. Cerca de 30% da superfície continental do mundo é recoberta por florestas, e 54% das florestas estão concentradas em apenas cinco países: Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e China.
As florestas primárias, ou seja, aquelas que se mantêm de forma natural, estão localizadas, principalmente, em três países: Brasil, Canadá e Rússia. Por outro lado, a maior parte das florestas degradas está na Europa.
Notas
|1| Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Termos e definições utilizados na Avaliação Global dos Recursos Florestais (FRA). Disponível aqui.
|2| Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Acordo de Marrakesh e Declaração de Marrakesh. Disponível aqui.