A Europa Centro-Ociental é uma subdivisão do Continente Europeu que inclui vários países: Irlanda, Reino Unido, Países Baixos (país formado por 12 províncias, como Holanda do Norte e Holanda do Sul), Bélgica, França, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Mônaco, Andorra, entre outros.
Essa região da Europa figura como uma das mais industrializadas do mundo, até porque fazem parte desse grupo de países: Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, o agrupamento dos três últimos recebe o nome de Benelux, nações que ingressaram de maneira pioneira no processo de industrialização mundial.
A agressividade do potencial de industrialização desses países excedeu as fronteiras de seus territórios, ou seja, grande parte das empresas transnacionais é oriunda de nações da Europa Centro-Ocidental. No entanto, o destaque industrial citado não é acompanhado por países como Irlanda, Portugal e Espanha, tendo em vista que tais países têm uma forte ligação com a agroindústria.
Após o ingresso desses países na União Europeia, a configuração econômica tem melhorado. A Irlanda é um exemplo de país que está alcançando ascensão econômica e desenvolvimento industrial, que recentemente tem sido alvo de vultosos investimentos estrangeiros.
A Europa Centro-Ocidental não é rica em jazidas minerais do tipo metálicos, por isso figura como um imponente importador de minérios com essas características. As reservas de carvão mineral se concentram principalmente no Reino Unido, e as de petróleo, no Mar do Norte. Na geração de energia elétrica destacam-se as usinas termonucleares e termoelétricas, respondendo por 50% da produção do Reino Unido e França, por exemplo.