O Vaticano, ou Estado da Cidade do Vaticano, é um micropaís considerado o menor do mundo; ocupa uma área de 0,44 km², onde vivem cerca de 1.000 habitantes.
Esse minúsculo país está localizado na zona norte da cidade de Roma, capital da Itália.
O micropaís em questão possui seus próprios embaixadores e representantes, além de um jornal oficial, uma estação de rádio e uma força militar, a chamada Guarda Suíça.
Bandeira do Estado da Cidade do Vaticano.
O clima da cidade-estado é temperado, com invernos frios e chuvosos e verões quentes e secos. Por estar localizado em uma área urbana, o Vaticano não possui nenhum recurso natural.
Nas instalações do Vaticano existem linhas ferroviárias, heliporto, correios, quartéis militares, palácios e gabinetes governamentais, instituições de ensino superior, embaixadas, além de áreas destinadas à cultura e arte.
Proporcionalmente, o Vaticano é considerado o país mais rico do mundo. Segundo estudiosos, esse dado pode ser explicado a partir da verificação da renda per capita da nação, cerca de 416 mil dólares.
Brasão do Estado da Cidade do Vaticano.
Os recursos financeiros obtidos pelo Estado do Vaticano são oriundos de donativos e do turismo desenvolvido em suas instalações, como igrejas, basílicas, pinturas, esculturas, entre outras.
No interior do palácio que abriga o Papa, existem cinco mil quartos, duzentas salas de espera, vinte e dois pátios, cem gabinetes de leitura, trezentas casas de banho e mais duzentas dependências para hospedar diplomatas.