Eras geológicas são unidades do tempo geológico que recontam a história evolutiva do planeta Terra. Apresentam dezenas ou centenas de milhões de anos, e são comumente divididas em períodos geológicos, o que permite analisar as transformações no meio natural de maneira mais detalhada.
Do Pré-Cambriano, passando pelas eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica, o planeta passou por mudanças significativas que permitiram o surgimento de paisagens naturais muito heterogêneas e milhões de espécies de plantas e de animais. Considerando o tempo geológico, os seres humanos surgiram em um período recente, o Neógeno, há 2,3 milhões de anos.
Leia também: Quais são as estruturas geológicas?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre eras geológicas
- 2 - O que são eras geológicas?
- 3 - Quais são as eras geológicas da Terra?
- 4 - Períodos geológicos
- 5 - Tabela geológica
- 6 - Era geológica atual
- 7 - Exercícios resolvidos sobre eras geológicas
Resumo sobre eras geológicas
-
Eras geológicas são subdivisões na escala de tempo geológico. São consideradas, por essa razão, uma unidade geocronológica.
-
Foram delimitadas conforme o desenvolvimento da estrutura física do planeta Terra, além da evolução do meio natural.
-
Sua duração é de algumas dezenas a centenas de milhões de anos. Cada uma das eras geológicas tem as suas próprias subdivisões, os períodos geológicos.
-
São eras geológicas: Pré-Cambriano, Era Paleozoica, Era Mesozoica e Era Cenozoica.
-
O Pré-Cambriano, na verdade, é uma unidade mais ampla que abrange todos os éons anteriores ao atual, e marca o desenvolvimento inicial do planeta Terra.
-
Atualmente vivemos na era Cenozoica, que começou há 65,5 milhões de anos. A espécie humana surgiu há aproximadamente 2,3 milhões de anos.
O que são eras geológicas?
Eras geológicas são subdivisões na escala de tempo geológico, tratando-se, portanto, de uma unidade geocronológica. Essas subdivisões são feitas de acordo com a evolução natural da Terra, recontando eventos que foram significativos para o desenvolvimento do meio natural e de todos os seus elementos desde os primeiros anos da formação do nosso planeta até o momento atual em que vivemos. As eras geológicas têm duração de dezenas ou centenas de milhões de anos, e estão inseridas nos éons geológicos.
Quais são as eras geológicas da Terra?
A escala de tempo geológico é dividida em quatro diferentes eras geológicas, as quais descrevemos com maiores detalhes a seguir.
→ Pré-Cambriano
O Período Pré-Cambriano não é necessariamente uma era geológica. O Pré-Cambriano é um extenso intervalo de tempo que compreende dois diferentes éons: o Arqueano e o Proterozoico. Seu início data do surgimento do planeta Terra, há 4,6 bilhões de anos, e se estende até 550 milhões de anos no passado geológico aproximadamente.
Esse foi um período em que a Terra inicialmente era um planeta inóspito, com erupções vulcânicas acontecendo a todo momento e altas temperaturas superficiais. Com o tempo, o planeta foi se resfriando e se tornando um ambiente capaz de sustentar formas de vida menos complexas. Assim, surgiram os seres procariontes. Mais tarde, dentro do mesmo intervalo, os primeiros eucariontes apareceram.
Foi também no Pré-Cambriano que importantes reservas minerais hoje conhecidas se formaram, juntamente das rochas metamórficas mais antigas que conhecemos.
→ Era Paleozoica
Era Paleozoica é a era geológica que se iniciou com o fim do Pré-Cambriano, há 550 milhões de anos. Ela inaugurou o Éon Cambriano, e teve o seu fim há 250 milhões de anos. Uma das principais alterações naturais experimentadas pelo planeta Terra durante essa era foi o do surgimento de formas de vida complexas e a diversificação do número de espécies de animais e de plantas existentes. A diversificação veio dos oceanos para a terra firme, e incluiu desde artrópodes a répteis.
O clima terrestre era bastante uniforme entre as diferentes partes do planeta, mantendo-se temperaturas relativamente elevadas e alta umidade do ar. Durante a Era Paleozoica foi formada, também, a Pangeia, supercontinente que continha todas as terras emersas. Esse supercontinente era banhado por um único oceano, chamado Pantalassa.
Para saber mais sobre essa era geológica, clique aqui.
→ Era Mesozoica
Era Mesozoica foi a era geológica que se iniciou, há 250 milhões de anos, com o fim da Era Paleozoica. Estendeu-se até aproximadamente 65,5 milhões de anos. As plantas do grupo das angiospermas, aquelas que produzem frutos e flores, surgiram durante a Era Mesozoica. Esse intervalo do tempo geológico ficou marcado principalmente pelo desenvolvimento de muitas espécies de animais que surgiram na era precedente, com destaque para os grandes répteis.
Os dinossauros surgiram e foram extintos durante a Era Mesozoica, mais precisamente em seu último período, em decorrência do impacto de um meteoro na superfície terrestre. Apesar da manutenção de um clima quente na maior parte do planeta, havia variações de umidade. Outro evento geológico da Era Mesozoica foi o princípio da separação da Pangeia e a origem de dois outros supercontinentes: Laurásia e Gondwana.
Para saber mais sobre essa era geológica, clique aqui.
→ Era Cenozoica
Era Cenozoica é a era geológica que se iniciou há 65,5 milhões de anos e dura até o presente. Foi na Era Cenozoica que as terras emersas do planeta, que chamamos de continente, adquiriram sua atual posição, e a superfície passou a ter a configuração que conhecemos hoje.
Uma sucessão de eras glaciais aconteceu durante a Era Cenozoica, até que o clima do planeta atingisse o patamar conhecido hoje: diferentes zonas climáticas com climas quentes, amenos e frios. A fauna e a flora mundial se diversificaram e foram ampliadas, e algumas das principais montanhas e dobramentos modernos atuais se ergueram. Os seres humanos surgiram no segundo período da Era Cenozoica, há aproximadamente 2,3 milhões de anos.
Para saber mais sobre essa era geológica, clique aqui.
Períodos geológicos
Os períodos geológicos são as subdivisões temporais das eras geológicas. Cada um deles detalha melhor as transformações pelas quais o planeta Terra passou ao longo do tempo geocronológico. A seguir, saiba quais são os períodos geológicos referentes a cada era:
Era geológica |
Período geológico |
Era Paleozoica |
Cambriano |
Ordoviciano |
|
Siluriano |
|
Devoniano |
|
Carbonífero |
|
Permiano |
|
Era Mesozoica |
Triássico |
Jurássico |
|
Cretáceo |
|
Era Cenozoica |
Paleógeno |
Neógeno |
Tabela geológica
Para o melhor entendimento da evolução do planeta Terra, convencionou-se dividir o tempo geológico em:
-
éons;
-
eras;
-
períodos;
-
épocas.
Cada uma dessas subdivisões do tempo geocronológico foi sistematizada em uma escala de tempo geológico, que permite estudar com maior grau de detalhamento a maneira como as mudanças se processaram no meio natural com o passar dos anos. A seguir, conheça a escala de tempo geológico:
Era geológica atual
A era geológica atual é a Era Cenozoica. Estamos vivendo a época do Holoceno, que se insere dentro do período Neógeno. Dadas as profundas transformações que os seres humanos promoveram na superfície terrestre, em especial quando consideramos a exploração dos recursos naturais e a alteração da paisagem natural para a formação de uma paisagem cultural ou antrópica, existem muitos estudiosos que classificam a atual época como o Antropoceno. O Antropoceno é assim chamado por se tratar da época marcada pelo surgimento da espécie humana e pela relação dela com a natureza.
Exercícios resolvidos sobre eras geológicas
Questão 1
(Unioeste) As eras e períodos geológicos são fundamentais para a compreensão da história da Terra e de sua evolução física, refletindo-se também na configuração geológica do Brasil. Sobre esse assunto, aponte a alternativa INCORRETA.
A) A formação da Terra iniciou-se há 500 milhões de anos.
B) Os dinossauros viveram durante a era Mesozoica, que é composta pelos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.
C) A era Cenozoica é a era geológica mais recente. Atualmente, estamos no período Quaternário da era Cenozoica.
D) As bacias sedimentares cobrem a maior parte do território brasileiro.
E) Os escudos cristalinos e a serras do Mar e da Mantiqueira são as formações geológicas mais antigas do Brasil.
Resolução:
Alternativa A
A formação da Terra se iniciou há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, no Pré-Cambriano.
Questão 2
(UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre o período geológico Quinário.
I - No período que inicia após o Quaternário, as ações humanas na superfície terrestre implicam o reconhecimento dos depósitos superficiais e das formas de relevo antropogênicas.
II - No atual período geológico, o homem é um importante agente geológico no planeta e desencadeia processos geomorfológicos cujas intensidades superam muitos processos naturais.
III - Diante das projeções da escassez dos recursos naturais não renováveis, a denominação de Quinário, para o atual período de reconhecimento do homem como agente geológico e geomorfológico, será proposta a partir do final do próximo século.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) I, II e III.
Resolução:
Alternativa D
Somente a afirmação III está incorreta, visto que a atual época em que vivemos tem sido denominada Antropoceno devido às intervenções humanas na natureza.
Fontes
BRANCO, Pércio de Moraes. Breve História da Terra. Serviço Geológico do Brasil – CPRM. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Canal-Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016, 3ª edição.
TEIXEIRA, Wilson. O tempo geológico: a história da Terra e da vida. Tópico 11 – Ambiente na Terra (Geologia). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5415861/mod_resource/content/1/Geologia%20-%20T%C3%B3pico%2011%20-%20Tempo%20Geol%C3%B3gico%20-%20A%20Hist%C3%B3ria%20da%20Terra%20e%20da%20Vida%20%28geologia_top11%29.pdf.