El Salvador é um pequeno país da América Central. Possui um território montanhoso, de clima tropical e é banhado pelo Oceano Pacífico. A sua história é marcada pela colonização espanhola e pela instabilidade política presente desde a sua independência. El Salvador é uma república altamente povoada, formada por falantes do espanhol e pela predominância da prática do cristianismo.
O país possui uma economia subdesenvolvida, baseada na agricultura. Apresenta uma sociedade altamente desigual, e a população local tem pouco acesso aos serviços públicos. Porém, os salvadorenhos possuem ricas tradições culturais baseadas na influência indígena e espanhola. O esporte nacional é o futebol, sendo uma curiosidade o fato de esse esporte já ter sido motivo de uma guerra no país.
Leia também: Costa Rica – país da América Central banhado pelo Oceano Pacífico e Mar do Caribe
Tópicos deste artigo
- 1 - Dados gerais de El Salvador
- 2 - Geografia de El Salvador
- 3 - História de El Salvador
- 4 - Mapa de El Salvador
- 5 - Demografia de El Salvador
- 6 - Economia de El Salvador
- 7 - Infraestrutura de El Salvador
- 8 - Governo de El Salvador
- 9 - Cultura de El Salvador
- 10 - Curiosidades sobre El Salvador
Dados gerais de El Salvador
-
Nome oficial: República de El Salvador.
-
Gentílico: salvadorenho.
-
Extensão territorial: 21.041 quilômetros quadrados.
-
Localização: América Central.
-
Capital: San Salvador.
-
Clima: tropical.
-
Governo: república presidencialista.
-
Divisão administrativa: 14 departamentos.
-
Idioma: espanhol.
-
Religiões:
- 97,6% (cristianismo);
- 1,6% (ateísmo);
- 0,8% (outras).
-
População: 6.421.000 habitantes.
-
Densidade demográfica: 298 habitantes/quilômetro quadrado.
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,667 (médio).
-
Moeda: dólar americano.
-
Produto Interno Bruto: US$ 28,986 bilhões de dólares.
-
PIB per capita: US$ 4.776 dólares.
-
Gini: 38,6%.
-
Fuso horário: UTC -6.
-
Relações exteriores:
- Organização das Nações Unidas (ONU);
- Organização Mundial do Comércio (OMC);
- Organização dos Estados Americanos (OEA);
- Associação dos Estados do Caribe (AEC).
Geografia de El Salvador
A geografia de El Salvador é marcada pela diversidade de paisagens e pelas elevadas temperaturas e precipitações típicas do clima tropical. O país está localizado na América Central e faz fronteira terrestre com Honduras e Guatemala, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico.
El Salvador possui um relevo plano nas proximidades com o litoral e mais montanhoso no interior, com destaque para a presença de vulcões. O clima do país é tropical, sendo quente e úmido no litoral e com temperaturas mais amenas nas regiões montanhosas.
Dentre as espécies características do país, destacam-se, na flora, as palmeiras, cedros e mognos, e, na fauna, os macacos-prego, pumas e tamanduás. Porém, a biodiversidade salvadorenha vem sendo impactada negativamente ao longo dos anos, em razão das altas taxas de desmatamento da vegetação nativa para o uso agrícola da terra.
História de El Salvador
O território de El Salvador era ocupado por populações indígenas nativas, quando, em 1524, os colonizadores espanhóis chegaram à região e iniciaram o processo de colonização. O país fez parte da Guatemala até 1821 e, ainda, parte das Províncias Unidas da América Central até 1840. Nesse ano El Salvador se tornou totalmente independente.
No século XX, o país vivenciou um grande volume de governos militares, assim como muitas disputas internas de poder. Ficou marcado por uma guerra civil, entre 1980 e 1992, em razão da disputa entre forças governistas apoiadas pelos Estados Unidos e representantes da oposição política salvadorenha da época — em especial, de origem camponesa. O conflito deixou um grande volume de salvadorenhos mortos e desaparecidos, além do grande impacto negativo na economia do país.
Nos últimos anos, a história de El Salvador é marcada pela tentativa de recuperação econômica do país. Porém, a forte instabilidade política e a grande desigualdade social entre os salvadorenhos têm dificultado esse processo. Além disso, os índices de violência no país continuam muito altos. El Salvador é considerado um dos países mais violentos do globo.
Veja também: 10 países mais pobres do mundo
Mapa de El Salvador
Demografia de El Salvador
A população de El Salvador é, em sua maior parte, mestiça, sendo formada pelo processo de miscigenação entre a população nativa e os colonizadores europeus. O país possui mais de 6 milhões de habitantes, e a maior cidade é a capital, San Salvador, com cerca de 540 mil habitantes.
O fato de El Salvador ter uma população elevada em comparação ao seu pequeno território faz dele um dos países mais densamente povoados do mundo. A maior parte da população salvadorenha é urbana e desfruta de condições de vida medianas, em razão das consideráveis taxas de pobreza do país e da elevada criminalidade local.
Economia de El Salvador
A economia de El Salvador é caracterizada pelas práticas primárias de produção, com destaque para a agricultura. Os principais produtos cultivados são o café, a cana-de-açúcar e o milho. Além disso, a pesca e a produção de camarão geram importantes divisas para o país. Já o setor secundário está voltado para o mercado interno, com destaque para a indústria têxtil e alimentícia. Por sua vez, o setor terciário é pouco desenvolvido e marcado pela informalidade.
A economia de El Salvador foi fortemente impactada pela instabilidade política do país e pelos conflitos existentes no século passado. O cenário de incerteza política e social afugenta os investidores, especialmente os internacionais.
Infraestrutura de El Salvador
A infraestrutura de El Salvador é pouco desenvolvida, sendo muitas vezes apontada como precária. O país conta com um aeroporto internacional, portos e uma rede de rodovias de ligação interna. Porém, o baixo investimento estatal e a dificuldade de atração de investimento externo dificultam a melhoria da infraestrutura do país.
Já as redes de saúde e educação também são marcadas pela abrangência restrita e pela ausência de infraestrutura adequada. As recentes tentativas do governo em promover a industrialização local, assim como o crescimento do turismo são cenários que podem contribuir para a melhora estrutural da nação.
Acesse também: O que são países subdesenvolvidos?
Governo de El Salvador
El Salvador é uma república presidencialista, sendo o presidente a principal figura representativa do governo local. Os salvadorenhos possuem um sistema pluripartidário, com relativa liberdade de expressão, mas amplamente marcado pelas disputas internas de poder e pela violência.
No século passado, El Salvador teve muitos governos militares e ainda passou por uma guerra civil por mais de uma década, eventos que se refletem até hoje no cenário político do país e na sua instabilidade. O atual presidente de El Salvador é Nayib Bukele, eleito em 2019, conhecido internacionalmente pela adoção de medidas autoritárias.
Cultura de El Salvador
A cultura de El Salvador é fortemente marcada pelo cristianismo, já que a maior parte da população local é católica ou evangélica. São tradicionais no país festas e eventos ligados às datas religiosas, e muitas dessas tradições absorveram influências indígenas.
Além disso, os colonizadores europeus influenciaram a população local por meio da língua, sendo o espanhol o idioma oficial e amplamente falado pela população, e ainda por meio do esporte, já que o futebol é o esporte mais praticado e admirado no país.
Curiosidades sobre El Salvador
-
El Salvador é o menor país da América Central continental e o único que não é banhado pelo Mar do Caribe.
-
O nome do país reflete a forte tradição local da prática do cristianismo, sendo, para muitos, uma referência a Jesus Cristo, que seria o “El Salvador” da nação.
-
O esporte nacional, o futebol, já foi o elemento disparador de uma guerra entre El Salvador e Honduras, em 1969.