Nem sempre as pessoas conseguem estabelecer a diferença entre tempo e clima. Há quem não entenda, por exemplo, a distinção de um clima quente com um tempo quente. São duas linhas de raciocínio totalmente diferenciadas, pois se referem a estados atmosféricos distintos, podendo ou não estar relacionados entre si.
A principal diferença entre tempo e clima está na sua escala temporal ou cronológica.
O clima sempre faz referência a um estado mais duradouro da atmosfera, isto é, ao comportamento dela durante um período maior, geralmente mais de 12 anos, a depender do critério estabelecido. Já o tempo refere-se ao estado momentâneo ou não duradouro da atmosfera, fazendo alusão a comportamentos mais imediatos.
Exemplos de situações referentes ao clima e ao tempo:
Clima: na região Centro-Oeste, as chuvas são mal distribuídas ao longo do ano.
Tempo: choveu muito essa semana na região Centro-Oeste.
Clima: a expectativa dos cientistas é a de que, caso o aquecimento global continue, as temperaturas aumentem dois graus em média no próximo século.
Tempo: as temperaturas das cidades brasileiras foram, em média, muito altas nesse dia.
Quando percebemos a diferença entre tempo e clima, notamos também a diferença entre uma previsão meteorológica e uma previsão climática. A primeira é referente ao tempo atmosférico, tentando prever se vai chover essa semana ou não; já a segunda é referente ao clima atmosférico, tentando diagnosticar as mudanças climáticas dos próximos tempos em uma escala de dezenas, centenas ou até de milhares de anos.
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: