O Suriname é a única nação da América do Sul cujo idioma oficial é o holandês. Esse fato é uma herança do processo de colonização, que teve início com os ingleses em 1651. No entanto, os holandeses, em 1815, através do Congresso de Viena, passaram a dominar a região. Os colonizadores denominaram o país de Guiana Holandesa e, com a utilização de mão de obra escrava, realizaram o cultivo de cana-de-açúcar e café. A independência nacional foi conquistada e reconhecida em 1975, ano em que a nação passou a adotar a atual nomenclatura.
Situado ao norte da linha do Equador, o Suriname é banhado pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com a Guiana (a oeste), Brasil (ao sul) e Guiana Francesa (a leste), com a qual disputa terrenos fronteiriços. Seu território abriga extensas áreas de cerrados, florestas tropicais e zona litorânea. O clima predominante é o equatorial chuvoso.
O Suriname é um país pouco povoado, visto que sua densidade demográfica é uma das menores do mundo – apenas 3 habitantes por quilômetro quadrado. A extensão territorial é de 163.265 quilômetros quadrados e a população total é de 519,7 mil habitantes, sendo que a maioria reside em áreas urbanas: 75%. Paramaribo, capital nacional, é a cidade mais populosa (205.000 habitantes).
Os surinameses são afetados por vários problemas socioeconômicos, que foram agravados após a suspensão da ajuda financeira proveniente da Holanda. Em 2010, com o fim das atividades da transnacional BHO – Billinton (principal indústria de exploração de bauxita no país), o número de desempregados teve aumento significativo. A economia do Suriname não é diversificada, tendo nas exportações de bauxita, cana-de-açúcar e arroz as principais atividades financeiras.
Localização do Suriname no mapa da América do Sul
Dados do Suriname:
Extensão territorial: 163.265 km².
Localização: América do Sul.
Capital: Paramaribo.
Clima: Equatorial chuvoso.
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 10 distritos.
Idiomas: Holandês (oficial), hindustâni, javanês, inglês, francês, crioulo, espanhol e chinês.
Religiões: Cristianismo 51,2% (católicos 23,9%, protestantes 18,7%, outros 8,6%), hinduísmo 17,2%, islamismo 13,7%, sem religião e ateísmo 4,9%, novas religiões 4,9%, espiritismo 3,5%, outras 4,6%.
População: 519.740 habitantes.
Composição: Indianos 37%, eurafricanos 31%, javaneses 15%, afro-americanos 10%, ameríndios 3%, chineses 2%, outros 2%.
Densidade demográfica: 3,2 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 0,9%.
População residente em área urbana: 75,3%.
População residente em área rural: 24,7%.
Analfabetismo: 9,6%
População subnutrida: 7%.
Taxa de mortalidade infantil: 22 para cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 69,8 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 92%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 82%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,646 (médio).
Moeda: Dólar do Suriname.
Produto Interno Bruto (PIB): 2,9 bilhões de dólares.
PIB per capita: 4.463 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, Caricom, FMI, OEA, OMC, ONU.