Localizado na América do Sul, o estreito território do Chile é banhado pelo Oceano Pacífico e possui fronteiras com a Argentina (a leste), Bolívia (a nordeste) e Peru (ao norte). O país ocupa uma área de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e a Sul-Americana, fato que provoca terremotos de grande magnitude, como o ocorrido em 1960, na cidade de Valdívia, e o de 2010, que atingiu a região de Bio Bio, situada a 320 quilômetros da capital, Santiago.
O Chile possui extensão territorial de 756.945 quilômetros quadrados, apresentando largura máxima de 175 quilômetros, sendo o comprimento de 4,3 mil km. Seu território abriga diferentes paisagens naturais que variam de desertos a geleiras. O deserto do Atacama, localizado na porção norte, é considerado o local mais seco do planeta. Outros destaques são a ilha de Páscoa (no Oceano Pacífico), as geleiras e a Patagônia (no extremo sul).
A população total é de 16,9 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 22,4 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria dos chilenos desfruta de elevado padrão de vida. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nacional é alto (0,783), considerado o maior da América do Sul. A taxa de analfabetismo é de apenas 3,5%; a mortalidade infantil é compatível a de países europeus: 7 óbitos a cada mil nascidos vivos e o índice de desemprego é baixo.
A economia chilena é bastante diversificada e tem na mineração uma importante fonte de receitas financeiras. A nação é a quinta maior produtora de cobre, além de possuir grandes reservas de minério de ferro. O setor industrial atua no segmento alimentício, de bebidas (o país é produtor de vinho), têxtil, mineração, metalúrgico, entre outros. O turismo é promovido na Patagônia, sítios arqueológicos, em Santiago, etc. A agricultura e a pesca também se destacam na economia nacional.
Brasão de Armas do Chile
Dados do Chile:
Extensão territorial: 756.945 km².
Localização: América do Sul.
Capital: Santiago.
Clima: de montanha (interior), árido tropical (litoral norte), mediterrâneo (litoral centro), temperado oceânico (litoral sul).
Governo: República presidencialista.
Atual presidente: Sebastián Piñera.
Divisão administrativa: 14 regiões e uma área metropolitana.
Idioma: Espanhol.
Religiões: Cristianismo 88,4% (católicos 76,4%, independentes 7%, protestantes 5%), sem religião 7,3%, ateísmo 2,5%, outras 1,8%.
População: 16.970.265 habitantes.
Densidade demográfica: 22,4 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 1%.
População residente em área urbana: 88,75%.
População residente em área rural: 11,25%.
Analfabetismo: 3,5%.
População subnutrida: menor que 5%.
Taxa de mortalidade infantil: 7 para cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 79 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 95%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 94%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,783 (alto).
Moeda: Peso chileno.
Produto Interno Bruto (PIB): 169,4 bilhões de dólares.
PIB per capita: 9.854 dólares.
Relações exteriores: Apec, Banco Mundial, FMI, Grupo do Rio, OEA, OMC, ONU.