Localizada na América do Sul, a Colômbia faz fronteira com Equador e Peru ao sul, Brasil a leste, Venezuela ao norte, e Panamá a noroeste, além de ser banhada pelos oceano Pacífico (lado oeste) e mar do Caribe (lado norte).
Seu nome é uma homenagem ao navegador Cristóvão Colombo, que, para muitos, foi o descobridor da América em 1492. Na época, Colombo imaginou que estava chegando às Índias, um equívoco corrigido, anos mais tarde, por Américo Vespúcio, homenageado com o nome do novo continente ou Novo Mundo.
Leia também: Argentina – segundo maior país da América do Sul em extensão territorial
Tópicos deste artigo
- 1 - Dados gerais da Colômbia
- 2 - Breve história da Colômbia
- 3 - Mapa da Colômbia
- 4 - Geografia da Colômbia
- 5 - Governo da Colômbia
- 6 - Economia da Colômbia
- 7 - População da Colômbia
- 8 - Bandeira da Colômbia
- 9 - Cultura da Colômbia
- 10 - Curiosidades sobre a Colômbia
Dados gerais da Colômbia
-
Nome oficial: República da Colômbia
-
Gentílico: colombiano(a)
-
Extensão territorial: 1.138.910 km²
-
Localização: América do Sul
-
Capital: Bogotá
-
Divisão administrativa: 32 departamentos (estados) e o Distrito de Bogotá
-
Idioma: espanhol (castelhano)
-
Religiões:
- catolicismo (93%)
- protestantismo (5%)
- outras religiões (2%)
-
População: 50.339.443 de habitantes (2020)
-
Densidade demográfica: 45,37 hab/km² (2019)
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,767 (2020)
-
Moeda: Peso colombiano
-
Produto Interno Bruto (PIB): 323.803 US$ x1000000 (2019)
-
PIB per capita: 6.432 dólares (2019)
-
Gini: 0,504
-
Fuso horário: GMT -5 (cinco horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich)
-
Relações exteriores:
- Organização dos Estados Americanos (OEA)
- Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec)
- Mercado Comum do Sul (Mercosul)
- Pacto Andino
- Organizações das Nações Unidas (ONU)
- Fundo Monetário Internacional (FMI)
Breve história da Colômbia
A história da Terra de Colombo (tradução do nome Colômbia) pode ser contada muito antes de seu homenageado chegar à América, em 1492. Mesmo antes dos espanhóis colonizarem o atual território colombiano, ele era habitado por povos nativos, como os chibchas, destruídos no século XVI.
Dados oficiais da história colombiana após a chegada europeia ao solo sul-americano apontam que as primeiras expedições espanholas datam de 1499, chefiadas por Afonso de Ojeda e o próprio Colombo, em 1502, que se aventurou em terras caribenhas pertencentes aos chibchas.
No início do século XVI, o território pertencia ao Vice-Reino do Peru sob domínio espanhol, o que transformou as culturas indígenas e trouxe o catolicismo como religião oficial. A exploração do ouro era marcada pelo trabalho escravizado, com mão de obra africana e indígena.
Já no século XVII, com forte presença da Igreja Católica na região, foi criado o Vice-Reino de Nova Granada, o que favoreceu os habitantes locais em relação a reformas administrativas almejadas por eles. Com isso, no século seguinte, as guerras de independência ocorridas na América do Sul e a forte presença do líder Simón Bolívar fizeram com que fossem proclamados os Estados Unidos da Colômbia, em 1810, no dia 20 de julho. Essa data é marcada como o dia da independência colombiana.
Veja também: Revolução Haitiana - revolta de escravizados que garantiu a independência de um país
Mapa da Colômbia
Geografia da Colômbia
A localização da Colômbia favorece a diversidade de climas, relevos e solo no país. Por estar próxima da Linha do Equador, ser cortada pela cordilheira dos Andes e possuir vegetação característica da Floresta Amazônica, a Colômbia é um território riquíssimo em curiosidades geográficas.
Nos aspectos climáticos, há predomínio do clima Equatorial, com elevados índices pluviométricos em algumas áreas do país, principalmente na costa oeste. Entretanto, o clima colombiano varia conforme a altitude, uma vez que há presença de montanhas andinas.
O relevo pode ser definido em três partes, todas tendo como base a cordilheira dos Andes: cordilheiras Oriental, Ocidental e Central. O pico mais alto do país é o pico Simón Bolívar, que ultrapassa os 5700 metros de altitude.
Na hidrografia, o destaque fica por conta do rio Magdalena, o maior do país. Ele nasce no alto da cordilheira dos Andes, percorrendo o país no sentido sul–norte e desaguando no mar do Caribe. Teve uma importante contribuição na povoação do interior do território por parte dos espanhóis, servindo de grande hidrovia durante a colonização.
Governo da Colômbia
Com uma república presidencialista, a Colômbia possui um governo democrático representativo. No século XX, o país sofreu graves atentados planejados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), criadas na década de 1964 e que objetivavam formar um estado socialista no país.
A luta armada era uma característica desse grupo, que praticou atos de terrorismo por todo o país, como sequestros a atos violentos. Seu financiamento se dava com o tráfico de drogas, em especial a cocaína.
Em setembro de 2016, foi assinado um acordo de paz entre o governo colombiano, representado pelo então presidente Juan Manuel Santos, e o número um das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, dando fim a um conflito que durou 52 anos.
Atualmente o país é presidido por Iván Duque Márquez, eleito em 2018 com mais de 10 milhões de votos.
Economia da Colômbia
A economia colombiana está entre as maiores da América do Sul, sendo a terceira maior da região. Os destaques econômicos ficam por conta dos setores primários, com grande produção de café, cana-de-açúcar, arroz, milho, banana e feijão.

Há também uma grande produção de petróleo e carvão, produtos exportados para países americanos, como os Estados Unidos. O país lidera a produção de esmeraldas no ranking mundial, detendo mais de 90% da produção global desse minério.
No século XX, o país sofreu com a grande quantidade de produção de cocaína em seu território, tendo o cartel de drogas mais famoso do mundo, liderado por Pablo Escobar. O Cartel de Medellín exportava drogas para o mundo todo, o que, de certa forma, prejudicou a imagem internacional do país.
Veja também: 10 países mais pobres do mundo
População da Colômbia
A Colômbia apresenta uma população estimada em pouco mais de 50 milhões de habitantes (dados de 2020), com características de grande miscigenação devido a sua história de contato entre diferentes povos: indígenas, europeus (espanhóis) e africanos. Uma característica bem similar à da população brasileira.
A cidade mais populosa é a capital Bogotá, que concentra 7,1 milhões de pessoas. É um país majoritariamente urbano, com 81,1% da população vivendo nas cidades, algo que vai ao encontro da tendência global.
Outras cidades também são destaques no âmbito de concentração populacional, como Cali, Medellín, Barranquilla e Cartagena, sendo esta última um lindo destino litorâneo que atrai turistas de todas as partes.
Bandeira da Colômbia
Cultura da Colômbia
Devido a sua história de miscigenação e várias condições climáticas, a Colômbia possui uma cultura bem diversificada, na gastronomia, na música ou nas artes. A mistura entre povos indígenas, escravizados africanos e espanhóis fez da cultura colombiana algo rico e bem atrativo aos habitantes locais e aos turistas que visitam o país.
Na música, alguns gêneros são marcantes, como o bambuco e a cúmbia, muito comuns na cultura popular do povo colombiano.
Pratos típicos com peixe, como a patarashca, e a base de milho e mandioca são frequentes nas casas colombianas. Ademais, o país é famoso por seu café, que está entre os melhores do mundo, com alto grau de qualidade.

Há um carnaval famoso no país na cidade de Barranquilla, no extremo norte do território. Esse carnaval é uma das festas mais antigas da Colômbia, sendo festejado desde a década de 1860 e uma grande mistura do sincretismo religioso presente na região. Em 2003, essa festa foi declarada Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco, e, em 2011, o Congresso Nacional colombiano a declarou como Patrimônio Cultural da Nação.
Em Bogotá, capital do país, de dois em dois anos, ocorre o Festival Iberoamericano de Teatro, um dos mais importantes festivais de teatro da América Latina. Geralmente esse festival ocorre entre março e abril, e apresentações cênicas, circenses e de dança são exibidas para a população, algumas de forma gratuita.
Curiosidades sobre a Colômbia
-
Seu nome é uma homenagem a Cristóvão Colombo.
-
Há uma cidade no Brasil com o mesmo nome do país vizinho. Essa cidade fica no estado de São Paulo.
-
A Colômbia é a terra natal de um dos maiores traficantes de drogas do século XX: Pablo Escobar.
-
O país produz cerca de 95% das esmeraldas do mundo.
-
Grandes ícones do pop são colombianos, como Shakira e Maluma.
-
Os feriados na Colômbia são remanejados para sexta ou segunda, exceto Natal e Ano-Novo.
-
O país é o segundo maior exportador de café, atrás apenas do Brasil.
-
Há um departamento (estado) colombiano chamado Amazonas.
-
Formigas fritas são comuns na gastronomia colombiana.
-
O escritor Gabriel García Marquez, imortalizado em suas obras (Cem anos de solidão, Doze contos peregrinos, Crônicas de uma morte anunciada), era colombiano.
-
Parte do território colombiano localiza-se na área do Círculo de Fogo, sendo comuns erupções vulcânicas e alguns terremotos.