Situado na porção centro-oeste da América do Sul, o território boliviano não possui saída para o mar e limita-se a leste com o Peru e Chile, ao sul com a Argentina, a sudeste com o Paraguai e ao norte e leste com o Brasil. A nomenclatura “Bolívia” é uma homenagem a Simón Bolívar, um dos principais responsáveis pela independência nacional e o primeiro presidente do país.
A área total da Bolívia é de 1.098.581 quilômetros quadrados, abrigando a cordilheira dos Andes, floresta Amazônica e regiões pantanosas do Chaco. O país integra a América Andina (formada pelos países que são “cortados” pela cordilheira dos Andes) e apresenta altitudes elevadas, sendo La Paz a capital mais alta do mundo: 3.636 metros acima do nível do mar.
Com aproximadamente 9,9 milhões de habitantes, a Bolívia apresenta diversos problemas socioeconômicos. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o terceiro menor da América do Sul, superior apenas ao do Paraguai e da Guiana. A população é afetada pelo alto índice de desemprego, analfabetismo, elevada taxa de mortalidade infantil, subnutrição, baixa expectativa de vida, déficit habitacional e dos serviços de saneamento ambiental.
A economia boliviana, pouco desenvolvida, baseia-se no extrativismo mineral, com destaque para a produção de ouro, zinco, cobre, prata, estanho, enxofre e, principalmente, gás natural e petróleo, que são exportados em larga escala para o Brasil. A agricultura emprega 5% da força de trabalho e tem como principais cultivos o arroz, batata, cana-de-açúcar, algodão, milho, cereal e folha de coca (matéria-prima para a produção de cocaína). O setor industrial, por sua vez, é pouco diversificado e atua nos seguintes seguimentos: refino de açúcar, alimentício, cigarro e cimento. A Bolívia é Estado-membro do bloco econômico Comunidade Andina (CAN) e país associado do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Brasão de Armas da Bolívia
Dados da Bolívia:
Extensão territorial: 1.098.581 km².
Localização: América do Sul.
Capital: La Paz (sede do governo e administrativa), Sucre (legal).
Clima: Equatorial (depressão amazônica), de montanha (altiplano).
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 9 departamentos.
Atual presidente: Evo Morales.
Idioma: Espanhol, quíchua, aimará (oficiais).
Religiões: Cristianismo 94,1% (católicos 84,3%, protestantes 6,4%, outros 3,4%), outras 4,1%, sem religião e ateísmo 1,8%.
População: 9.862.860 habitantes.
Densidade demográfica: 9 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2%.
População residente em área urbana: 66%.
População residente em área rural: 34%.
Analfabetismo: 9,3%.
População subnutrida: 22%.
Taxa de mortalidade infantil: 43 para cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 65 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 86%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 43%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,643 (médio) .
Moeda: Boliviano.
Produto Interno Bruto (PIB): 16,7 bilhões de dólares.
PIB per capita: 1.378 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Andina, FMI, Grupo do Rio, OEA, OMC, ONU.