O continente africano ocupa uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados, esse fator o coloca como um dos maiores continentes do planeta, devido a sua extensão territorial abriga uma grande variedade de vidas. Em toda extensão territorial do continente é possível identificar distintas paisagens naturais e composições vegetativas, tais como floresta Tropical da bacia do rio Congo no centro do continente, além do deserto do Saara que ocupa uma área do tamanho próximo ao território do Brasil.
A biodiversidade da África é proveniente da localização geográfica, seu território se encontra estabelecido em grande parte na zona intertropical, além de restritas parcelas do território, nas zonas temperadas do sul e do norte.
Essa configuração geográfica produz elevadas temperaturas em praticamente o ano todo, isso é explicado pelo fato que essa porção do planeta receber uma grande quantidade de energia solar, em outras palavras os raios solares incidem de forma perpendicular.
Quanto à população que habita o continente, essa é formada por uma variada diversidade cultural e étnica, existem registros de pelo menos oitocentos grupos humanos, além de aproximadamente seiscentas línguas distintas, sem contar as línguas impostas pelos colonizadores europeus.
Quanto ao crédulo religioso, na África existem diversas religiões, dentre muitas as que mais se destacam é o islamismo, cristianismo que é dividido entre católicos e protestantes, e as religiões animistas que dão origem ao candomblé e umbanda.