Os climogramas são uma espécie de gráfico-síntese sobre os tipos climáticos ou sobre a dinâmica atmosférica de uma determinada região ao longo de um ano. Indicam, numericamente, as variações de temperatura e pluviosidade em uma localidade específica, geralmente com o uso de um sistema de barras e uma linha.
Trata-se de um instrumento muito relevante, uma vez que revela as oscilações atmosféricas que uma região sofre ao longo do ano, auxiliando, portanto, na avaliação dos climas e nos sistemas de planejamento social e natural.
Para interpretar um climograma, é preciso levar em consideração que a coluna da direita e a linha que passa pelo gráfico indicam as variações de temperatura. A coluna da esquerda e as barras correspondem, assim, as variações de precipitação (índice de chuvas) medidas em milímetros (mm). Na horizontal, temos a variação do tempo, geralmente segmentado com base nos meses do ano.
Observe a seguir um exemplo de um climograma:
Exemplo de climograma de uma área hipotética
Com a análise dos dados de um climograma, podemos obter outras informações sobre as temperaturas e as chuvas, como a amplitude térmica, a média anual de temperatura, a média anual de chuvas etc. Em alguns casos, é possível até identificar o tipo climático de uma região, haja vista que cada um desses tipos possui os seus climogramas correspondentes. Portanto, além de ser importante nos estudos atmosféricos e climáticos, esses gráficos são bastante recorrentes em provas de concursos, vestibulares e podem aparecer até no Enem.
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: