O clima equatorial, como o próprio nome indica, é tipico das regiões próximas à linha do Equador. É caracterizado por elevadas temperaturas (superiores a 25°C) e grande umidade durante todo o ano (precipitações de mais de 2000 milímetros anuais). A amplitude térmica é menor que 5°C. Isso significa dizer que as temperaturas mantêm-se constantemente altas durante o decorrer do dia, sofrendo pouca ou nenhuma oscilação.
Características
A associação entre alta umidade e temperaturas elevadas ocasiona uma intensa evaporação e constante formação de nuvens e precipitação. Esse cenário coincide geralmente com a presença de extensos e volumosos cursos d'água. A exemplo da região Amazônica, no Brasil, onde o clima Equatorial ocorre.
Esse tipo de clima favorece o surgimento e manutenção de uma formação vegetal florestada, densa e verde o ano todo. A alta umidade e temperaturas elevadas são condições perfeitas para o desenvolvimento de uma grande variedade de espécies de folhas largas (latifoliada), perenes e adaptadas à alta umidade (higrófila). No Brasil, exemplo deste tipo de formação é a Floresta Amazônica.
É comum no Clima Equatorial a presença de formações florestais densas e perenes devido a grande umidade
Localização
Em razão da maior incidência de radiação solar na região do paralelo principal – o Equador - as localidades que estão próximas a esta linha, têm em geral altas temperaturas médias.
-
No continente africano é encontrado o clima Equatorial na bacia do Rio Congo, no Golfo da Guiné, no Nordeste Africano (Península de Somali) e na ilha de Madagascar.
-
Na Ásia este clima está presente na porção sudeste, insular, especialmente na Indonésia e nas Filipinas.
-
Na América, além da região da Bacia do Rio Amazonas, o clima equatorial também em vários países da parte da América Central.
No Brasil este tipo de clima pode ser encontrado na Bacia do Rio Amazonas na região norte do país, próxima a linha do Equador