A República do Cabo Verde é uma ex-colônia portuguesa formada por um arquipélago composto por dez ilhas localizadas na região da África Ocidental e posicionadas a uma distância de 455 km da costa africana. Os países mais próximos das ilhas são Senegal, Mauritânia, Gâmbia e Guiné-Bissau. A população é de 505.335 habitantes, que vivem em uma área de 4.030 km².
Inicialmente desabitado, o território hoje correspondente a Cabo Verde foi descoberto em 1460, servindo de entreposto comercial de Portugal para a África e, posteriormente, para o Brasil. Passavam pelas ilhas os produtos manufaturados da metrópole, as matérias-primas das colônias e, principalmente, navios carregando escravos africanos para o território brasileiro.
Com a possível ameaça de ocupação das ilhas por corsários e grupos piratas, os portugueses realizaram um povoamento da ilha. Com isso, instalou-se uma cultura agrícola no país, o que foi responsável pela devastação de praticamente toda a vegetação local, resultando em problemas nos solos e no clima. A independência do país foi proclamada apenas em 1975 a partir de ações políticas do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e do Cabo Verde).
O clima de Cabo Verde é Tropical Seco, com uma elevada aridez, mas com grandes variações nos índices pluviométricos. As formas de relevo são variadas entre as ilhas, que são todas de origem vulcânica, de modo que algumas delas apresentam superfícies mais acidentadas e com elevadas altitudes, enquanto outras são mais planas.
O principal problema local é a ausência de recursos naturais, principalmente de água, haja vista que todos os rios são intermitentes, ou seja, secam durante as estações mais áridas. Apesar dessa escassez, a principal atividade econômica da região é a agricultura, com destaque para o cultivo de café, banana e cana-de-açúcar. O turismo também é uma atividade em potencial.
O índice de emigração do país é elevado, havendo uma maior quantidade de cabo-verdianos vivendo fora do país do que nas ilhas locais. Além disso, o dinheiro enviado pelos emigrantes a seus familiares constitui-se como uma das principais fontes de renda para a economia local.
Dados do Cabo Verde*
Localização: África Ocidental
Extensão territorial: 4.030 km²
Capital: Praia
Idioma: Português
Atual presidente: Jorge Carlos Fonseca
População: 505.335 habitantes
Densidade demográfica: 125 hab/km²
Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 0,946%
População residente em área urbana: 64%
População residente em área rural: 36%
Etnias: Crioulos (71%), negros (28%), brancos (1%).
Taxa de alfabetização em pessoas com mais de 15 anos de idade: 85%
População subnutrida: 9%
Calorias consumidas: 2,720 Kcal/dia
Esperança de vida ao nascer: 75 anos
Domicílios com acesso à água potável: 88%
Domicílios com acesso à rede sanitária: 61%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,586 (médio)
Moeda: Escudo cabo-verdiano
Produto Interno Bruto (PIB): 1.889 milhões de US$
PIB per capita (2011): 3.773 US$
Gastos Públicos com educação: 5,7% do PIB
Gastos Públicos com saúde: 3,1% do PIB
* Dados retirados do IBGE países relativos a 2013.